BLOG DA GRADUAÇÃO

Descubra agora qual o perfil do cientista da computação

Você gosta de tudo o que envolve tecnologia? Aplicativos, códigos, programas, telas, jogos digitais e botões fazem os seus olhos brilharem? Então, esses são bons indicativos de que você tem o perfil do cientista da computação!

Essa carreira, assim como outras que envolvem tecnologia, desperta o interesse de muitos jovens vestibulandos todos os anos. Afinal, ela está em constante ascensão e oferece boas oportunidades profissionais para os formados na área.

Além disso, a possibilidade de trabalhar desenvolvendo sistemas, sites, jogos e outras tecnologias que já fazem parte do dia a dia de todos é um fator muito estimulante, concorda?

Por mais interessante e promissora que seja a área, é importante entender se o perfil desse profissional casa direitinho com o seu antes de tomar a sua decisão.

Para te auxiliar nessa análise, o post de hoje apresentará algumas orientações para facilitar o seu processo decisório. Confira as principais características do cientista da computação!

descubra-agora-qual-o-perfil-do-cientista-da-computacao.jpeg

Gosta de lidar com números

Como você já deve saber, o curso de ciência da computação faz parte da área de exatas. Portanto, haverá muitos cálculos, números, contas matemáticas, estatísticas, algoritmos e até mesmo física na grade curricular. Para lidar com esse conteúdo denso, é preciso realmente gostar dos números.

Você se interessa por essas matérias? Saiba que o cientista da computação é um profissional que se sente desafiado com todos esses números e sabe transformá-los com maestria em algumas das maravilhas tecnológicas que temos atualmente — como sistemas de banco e aplicativos para celular.

Você não se intimida diante de um cálculo complexo e sente vontade de decifrá-lo? Então já está na metade do caminho para atuar nessa carreira.

Tem um ótimo raciocínio lógico

Outra característica de quem atua com ciência da computação é o seu raciocínio lógico. Esse ponto é fundamental para executar o trabalho no dia a dia.

Afinal, esse profissional lida diretamente com sistemas complexos, que exigem capacidade de resolução de problemas. Ele deve lidar com a análise para buscar melhores alternativas em tempo hábil e não prejudicar usuários e projetos.

A propósito, buscar soluções que facilitem processos e atendam às necessidades de empresas e clientes é algo que precisa estar presente no perfil do cientista da computação. Por conta disso, ter habilidade em entender o processo de forma lógica é indispensável para atender com qualidade e presteza as demandas.

Para se ter uma ideia, essa característica é tão marcante neste profissional que muita gente até diz que eles só pensam de forma binária (quando há apenas duas opções: 0 e 1). Brincadeiras à parte, é bom saber o quanto é fundamental ter essa habilidade para seguir na carreira, ok?

Baixar ebook

É atualizado em relação às novas tecnologias

Além de gostar de tecnologia, o cientista da computação também busca contínua atualização. Sempre há algo novo — seja em softwares, linguagens, plataformas, programas e no mercado em geral.

Estar realmente ligado a essas novidades é necessário para oferecer um bom serviço, apresentar as melhores soluções e garantir a segurança do processo. Muitas vezes, as atualizações que surgem resolvem alguma falha de sistema. Os profissionais que decolam na carreira são aqueles que estão antenados às transformações do setor.

Para quem gosta dessa área, a dica para conhecer as atualizações e ficar sabendo das novidades — antes mesmo de começar o curso — é acompanhar os blogs de profissionais experientes, os fóruns de discussão, os grupos nas redes sociais e as notícias que saem na mídia.

Faz parte do perfil desse profissional ter disposição e iniciativa para acompanhar esse mercado frenético. Vale ressaltar que fazer cursos extras é sempre recomendável para buscar mais conhecimento e atualização.

Possui boa concentração para desenvolver as tarefas

Essa é mais uma característica comum do perfil do cientista da computação: a boa capacidade de concentração — inclusive durante algumas horas seguidas. Isso ocorre porque, muitas vezes, no desenvolvimento de sistemas ou na busca por resolver algum problema, é preciso passar um bom tempo trabalhando até encontrar a solução.

Diante disso, manter a concentração e o foco até concluir o projeto — ou uma parte dele — é necessário, pois é provável que uma rápida passada de olhos não consiga resolver nada. Na pior das hipóteses, as distrações podem ocasionar erros que trarão muito desgaste para todos.

Geralmente, esse profissional não costuma se abalar com sons externos ou se distrair com facilidade na internet e nas redes sociais. A concentração é o seu trunfo no trabalho.

Para ajudá-lo, muitas empresas costumam oferecer um local mais sossegado e silencioso para que ele possa trabalhar. Se esse não for o caso, o fone de ouvido pode ser um grande amigo para evitar contato com o barulho e as possíveis interrupções das suas funções.

perfil-do-cientista-da-computação

Entende muito bem a língua inglesa

A última característica do perfil do cientista da computação que citaremos é a capacidade de entender a língua inglesa. Sabemos que, atualmente, todos que desejam se destacar no concorrido mercado de trabalho precisa dominar esse idioma.

No caso da ciência da computação, essa necessidade se dá pelo fato de que muitos programas e recursos não têm versões em português. Os principais materiais de estudo da área — como livros, e-books, blogs e vídeos — estão na língua inglesa.

Ou seja, ter esse conhecimento fará toda a diferença no dia a dia do profissional — com um bom inglês ele poderá usar com facilidade as suas ferramentas de trabalho. Vale ressaltar que não é necessária uma fluência completa: o profissional deve estar em um nível entre o intermediário e o avançado para ler e entender conteúdos escritos na língua estrangeira.

Nesse caso, a própria tecnologia pode ajudar. Atualmente existem muitos cursos de inglês online que são interessantes para aprender ou aprimorar os seus conhecimentos. Os alunos podem, inclusive, fazer aulas diretamente de casa.

Como você pode perceber neste artigo, o perfil do cientista da computação é analítico. Ele é uma pessoa que gosta de estudar e de se atualizar, tem boa concentração e foco e também não tem medo de desafios e de enfrentar problemas complexos. Se você se identificou e se enxerga na profissão, vá em frente!

Essa é, com certeza, uma carreira instigante!

Para saber mais novidades sobre cursos, vestibulares e outras informações, curta a nossa página no Facebook e fique sempre por dentro!

Baixar ebook

carreira, Ciencia da Computacao, computação, Ciência da Computação, graduação em computação, computação Unipê, computação em João Pessoa

Thatyana Carla Dias Guerra

Thatyana Carla Dias Guerra

Possui graduação em Ciência da Computação pelo Centro Universitário de João Pessoa - Unipê e mestrado em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Banco de Dados Geográficos, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas de Informação Geográfica, Banco de Dados Geográficos e Sistema de Suporte a Decisão.