BLOG DA GRADUAÇÃO

Descubra agora o que se estuda em ciências contábeis

Você está empolgado, prestando o Enem e outros vestibulares. Sempre gostou de números e de fazer contas, praticamente nasceu com uma calculadora na mão. Sendo assim, Contabilidade é uma ótima opção de curso. Porém, você ainda não sabe exatamente o que se estuda em Ciências Contábeis.

Pensando em você, preparamos um post que explica direitinho o que se estuda nesse curso. Confira!

descubra-agora-o-que-se-estuda-em-ciencias-contabeis.jpg

Qual é o perfil do aluno de Ciências Contábeis?

Você não precisa ser um gênio da Matemática para cursar e sair-se bem em Ciências Contábeis. É claro, você lidará com muitos cálculos financeiros, mas a Matemática aprendida no curso é diferente daquela que você viu no ensino médio.

É uma Matemática mais prática, mais voltada para o dia a dia da profissão. Além disso, você também aprenderá sobre Direito, Administração, Psicologia, Filosofia etc.

Você tem que ter, portanto, certa afinidade com os números, mas também tem que ter bom senso, ética, responsabilidade e noções de organização.

Ter um raciocínio rápido e ser um bom comunicador também vão te ajudar, afinal o contabilista tem que tomar decisões e se comunicar com outros funcionários e gerentes.

O que se estuda em Ciências Contábeis?

O curso de Ciências Contábeis é bem amplo e dialoga com várias outras áreas, tais como Economia, Estatística, Filosofia, Psicologia, Direito e Administração.

O curso é de modalidade bacharelado e, geralmente, é dividido em oito semestres, tendo duração média de quatro anos. Pode ser realizado de forma presencial ou à distância. É importante você ficar atento se o curso tem ou não o certificado do MEC.

As disciplinas e a ênfase do curso podem variar, então cabe a você analisar a grade curricular da faculdade que vai prestar.

Alguns cursos, além de terem uma carga horária muito grande em matérias de exatas, têm um viés mais "humano". Para isso, oferecem disciplinas como Filosofia e Ética, Psicologia e Sociologia.

Como é a grade curricular de Ciências Contábeis?

Primeiro Ano

No primeiro ano, as matérias são mais básicas e ensinam noções gerais que serão aprofundadas ao longo do curso. Muitas disciplinas são introdutórias, iniciando você nos estudos referentes aos temas básicos da Contabilidade.

É comum, nesse ano, que você comece a estudar matérias de diferentes ramos, como Direito, Administração e Economia.

Algumas das disciplinas estudadas no primeiro ano do curso são:

Contabilidade básica

Nessa disciplina você verá os fundamentos básicos da Contabilidade, será introduzido ao estudo do patrimônio, de variações patrimoniais, do elenco de contas, de procedimentos básicos de escrituração, de operações mercantis etc.

Serão vistos os conceitos de ativos, passivos, patrimônio, abatimentos, balancetes de verificação, entre outros.

Filosofia e Ética Profissional

O objetivo dessa matéria é explorar os aspectos éticos e profissionais do contabilista, desenvolvendo, assim, a consciência ética, além de ponderar sobre os deveres, direitos e proibições da profissão.

Conceitos como o de ética, moral, valores e conflitos éticos serão abordados.

Matemática Financeira

Nessa matéria, você estudará os princípios básicos do cálculo financeiro visando à tomada de decisão envolvendo fluxos financeiros.

A ementa inclui noções como de juros simples e compostos, correção monetária, inflação, análise de investimentos etc.

Baixar ebook

Segundo ano

No segundo ano, as disciplinas tornam-se mais específicas, exigindo de você a base que teve no primeiro ano. Você verá noções mais aprofundadas da própria Contabilidade, do Direito, da Administração e da Economia. Terá, também, muitas matérias relacionadas ao Marketing.

Exemplos de disciplinas estudadas no segundo ano de Ciências Contábeis:

Contabilidade de Custos

Nessa matéria, serão vistos os conceitos de custo para você aprender a avaliar e controlar os estoques e conhecer os instrumentos dos sistemas de custo, para melhorar a sua tomada de decisão.

Serão ensinadas a classificação e a nomenclatura de custos, sistemas de custeamento, custos conjuntos, implantação do sistema de custos etc.

Economia Brasileira

O objetivo dessa disciplina é o entendimento dos antecedentes históricos-econômicos do Brasil, desde a economia colonial até os ciclos econômicos do século XX, passando por períodos de estagnação e crescimento da economia.

A ementa inclui a estagnação e o boom das décadas de 60 e 70, as consequências das dívidas da década de 70 e 80, os planos econômicos etc.

Terceiro ano

Nesse ano, as matérias tornam-se cada vez mais avançadas e exigem de você o uso de conceitos e noções aprendidas nos dois anos anteriores. É nesse momento que você adquire noções de atuária e de sistemas contábeis.

Além disso, é no terceiro ano que, geralmente, inicia-se o estágio supervisionado pela faculdade.

No terceiro ano do curso as disciplinas estudadas costumam ser:

Contabilidade Avançada

Você entrará em contato, nessa matéria, com conceitos contábeis aplicados às grandes corporações e grupos empresariais por meio do conhecimento de aspectos avançados da Contabilidade.

Serão estudadas demonstrações contábeis, operações com derivativos, métodos de avaliação de investimento, além de outros instrumentos financeiros.

Contabilidade Tributária

O objetivo dessa disciplina é proporcionar a compreensão do sistema tributário brasileiro, o funcionamento dos tributos cumulativos e não cumulativos e do controle e prática contábil.

Você verá os conceitos de apuração e escrituração contábil, elisão, ajustes de lucro etc.

Controladoria

Em controladoria, você aprenderá sobre o processo de gerenciamento de empresas por meio da controladoria, do planejamento e das ferramentas de gestão empresarial.

Noções como gestão e controladoria, avaliação do desempenho e ferramentas de gestão serão abordadas.

Quarto ano

No último ano do curso, você verá matérias relacionadas à auditoria, perícia e pesquisa acadêmica na área. É nesse ano, também, que se realiza o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), além de dar continuidade ao estágio supervisionado.

Provavelmente você também terá contato com a área de gestão de projetos e com noções empresariais avançadas.

Exemplos de disciplinas estudadas no último ano de Ciências Contábeis:

Perícia Contábil

Nessa matéria, você desenvolverá conhecimentos teóricos e práticos das atividades do perito contábil, aprenderá sobre tipos de perícia, laudos periciais, propostas de honorários, a diferença entre perícia e auditoria etc.

Conceitos sobre normas profissionais e técnicas estão inclusos, também, na ementa da disciplina.

Auditoria Contábil

O objetivo de auditoria contábil é fornecer os conceitos teóricos e as normas referentes à auditoria contábil, compreendendo os elementos patrimoniais e de resultado.

Você verá normas técnicas e profissionais de auditoria, aprenderá sobre planejamento de auditoria, controle interno, pareceres de auditoria etc.

Teoria da Contabilidade

Nessa disciplina, você compreenderá os aspectos teóricos da avaliação do ativo, passivo, patrimônio líquido e a aplicação dos princípios e das Normas Brasileiras de Contabilidade.

Verá, ainda, a evolução histórica do pensamento contábil, as diferentes teorias da Contabilidade, incluindo a descritiva e a prescritiva, os critérios de mensuração e avaliação etc.

Esclarecemos suas dúvidas? Quer saber mais o que se estuda em Ciências Contábeis? Curta nossa página no Facebook e fique ligado nas novidades!

Baixar ebook

Ciencias Contabeis

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.