BLOG DA GRADUAÇÃO

Descubra agora o que se estuda em Arquitetura e Urbanismo

Postado por Pier Paolo

O Ensino Médio ainda nem acabou e já chegou a hora de começar a analisar que graduação é mais compatível com seu perfil, suas habilidades e preferências, não é mesmo? Por acaso já cogitou apostar no curso de Arquitetura e Urbanismo? Quer um resumo do resumo só para matar sua curiosidade inicial? Pois podemos adiantar que o profissional dessa área é responsável por pensar, repensar, traçar e até fiscalizar a execução espaços internos e externos. É, assim, agente ativo na construção da cidade!

Esse profissional realiza um planejamento metódico e específico para cada ambiente, elaborando plantas extremamente detalhadas. Estabelece o melhor tipo de material a ser usado, além de sugerir soluções para questões pontuais, como ventilação e iluminação. O arquiteto urbanista também está diretamente ligado ao crescimento dos municípios, pois é quem planeja a expansão de prédios, casas e espaços urbanos em geral. Indo para outro lado, o especialista da área ainda pode criar modelos de objetos e logotipos, você sabia?

Já deu para ter uma noção básica de como é o exercício dessa profissão? Achou a sua cara? Então aproveite para conhecer agora mesmo o que se estuda em Arquitetura e Urbanismo durante a faculdade para saber se esse é, de fato, o curso mais apropriado para você! Para ajudá-lo, apresentamos no post de hoje as principais disciplinas abordadas em sala de aula, além de algumas matérias de destaque do curso. Confira!

descubra-agora-o-que-se-estuda-em-arquitetura-e-urbanismo.jpg

Introdução à Arquitetura

Como é até esperado, o estudante deve se deparar com uma disciplina introdutória logo no primeiro período. Nesse momento, aprenderá o básico sobre o universo do arquiteto urbanista. No que realmente consiste? Quais são as particularidades da profissão? Qual o elo prático com a sociedade? Todos esses questionamentos iniciais serão devidamente respondidos. Assuntos relacionados à cultura e à forma de se produzir Arquitetura como artefato social também estarão presentes nessa disciplina, que ainda dá uma pincelada sobre o processo de produção.

Desenho arquitetônico

Para conseguir obter êxito nessa carreira o aluno precisa saber organizar e projetar imagens. É nesse contexto que entra o desenho arquitetônico, ensinando sobre a importância das representações gráficas. Muito além do que fazer alguns esboços, o estudante terá que aprender sobre projeções. Você já deve ter percebido que as plantas usam escalas reduzidas, especificado fachadas, elevações e outros detalhes da estrutura, certo? Pois é essa disciplina que o ajudará a não só entender como a colocar tudo isso em prática. Por ser uma das bases do curso, a matéria é abordada em vários períodos.

Oficina de desenho

Nos primeiros períodos, o curso de Arquitetura e Urbanismo normalmente contempla uma disciplina voltada para a prática de desenhos livres. É isso mesmo! O estudante poderá deixar a imaginação e a criatividade aflorarem, atentando-se somente para quaisquer que sejam as questões orientadas pelos docentes. Não parece bom?

Teoria e história da Arquitetura

Essa disciplina é tão relevante para a graduação que é dividida em mais de uma etapa no decorrer do curso, chegando a ser apresentada durante os quatros primeiros períodos. O motivo para isso é simples: teoria e história ajudam os estudantes a entender melhor o cenário da Arquitetura, desenvolvendo uma visão holística primordial para o bom andamento da carreira.

Baixar ebook

Topografia

Simplesmente não tem como pensar em Arquitetura e Urbanismo sem fazer associações com a Topografia. Por isso, o curso proporciona uma disciplina exclusiva voltada para o tema. Sendo a ciência que apresenta um estudo detalhado sobre os terrenos, a Topografia possibilita que o profissional conheça todas as informações pertinentes à área em que será construída uma obra, incluindo imperfeições e declives da superfície. Só depois desse estudo é possível dar andamento a qualquer planejamento!

Tecnologia da construção

Aspectos relacionados à resistência dos materiais, incluindo suas principais propriedades, são abordados nessa disciplina, que ainda enfatiza a importância de se observar as questões ambientais. Informações prévias, como as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), precisam está na ponta da língua para se dar bem nessa matéria, que já é tratada na metade do curso e vista até um dos últimos períodos. De forma geral, as estruturas e a sistematização das construções são os focos.

Geoprocessamento

Não basta apenas ter as informações relacionadas ao espaços: o estudante precisa compreender esses dados e saber o que fazer com eles, não concorda? É aí que entra o Geoprocessamento, que nada mais é que o processamento de dados geográficos realizados por aparatos tecnológicos. Diversos detalhes podem ser coletados por meio dessa técnica, ajudando os profissionais a traçarem novos planos a partir do mapeamento espacial.

Projeto de interiores

Quer saber mais sobre o que se estuda em Arquitetura e Urbanismo? Então apresentamos a disciplina projeto de interiores, que normalmente está na grade curricular a partir da metade do curso. Discute-se em sala sobre o planejamento de espaços equilibrados e harmoniosos. Nesse momento, o aluna entenderá o quanto o estilo pode influenciar cada montagem, além de também se analisar aspectos estéticos e conceituais dos ambientes.

Restauração e revitalização

Essa não é difícil de entender, pois o nome já diz tudo, não é verdade? Como disciplina, a restauração e revitalização aborda temas que abrangem processos de modernização nos ambientes ou ainda, em alguns casos, de restauração (como em relação a patrimônios culturais, quando o mais indicado é recuperar a estrutura). Acha que parece fácil? Mas, na prática, assim como todas as outras, essa matéria é fundamental para a formação de um arquiteto urbanista realmente diferenciado no mercado.

Estágio supervisionado

Já na etapa final, grande parte das instituições de ensino superior exigem o estágio supervisionado. Esse momento é aguardado pela maioria dos estudantes, que não vê a hora de colocar em prática todos os ensinamentos acumulados no decorrer da graduação. Com essa atividade, os alunos terão a oportunidade de aprofundar seu conhecimento e realmente entender o que é Arquitetura e Urbanismo.

Essas são apenas algumas das disciplinas que o curso contempla. Matérias como desenho de detalhamento, metodologia do processo, geometria descritiva, conforto ambiental, estrutura, legislação profissional e TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) também estão inclusas na grade curricular da maioria das universidades, que busca elaborar um conteúdo programático compatível com as exigências do mercado. O essencial para tais instituições é formar profissionais de destaque, aptos a driblar os possíveis obstáculos da área.

Agora que já sabe praticamente tudo o que se estuda em Arquitetura e Urbanismo, que tal deixar um comentário contando qual a sua expectativa em relação ao curso? Participe e enriqueça nosso post!

Baixar ebook

Arquitetura e Urbanismo, arquitetura Unipe, graduação em arquitetura, curso de arquitetura, arquitetura em João Pessoa, arquitetura Unipê

Pier Paolo

Pier Paolo

Arquiteto e Urbanista- PUCSP. Doutor em Habitat pela Universidade de São Paulo. Exerceu o cargo de Diretor Técnico I do Complexo Hospitalar do Juquery e coordenador assistente e professor da Universidade Paulista (Campus Jundiaí). Possui experiência em intervenções em Patrimônio Histórico e Projetos de Serviços de Saúde. Tem uma grande paixão com o desenho de observação e já fez parte do grupo de Urban Sketcher de Jundiaí.