BLOG DA GRADUAÇÃO

Descubra agora o que o fonoaudiólogo faz

Imagine um mundo sem sons. Enxergou um mundo vazio, solitário e frio, certo? Isso acontece porque os sons podem proporcionar comunicação, calor e relacionamentos. E é exatamente o que temos à disposição: milhões de sons, de imagens e de ouvidos aguardando ansiosos por comunicação e interação.

Aperfeiçoar a integração entre a comunicação disponível e as pessoas que necessitam se comunicar é o que o fonoaudiólogo faz, na descrição simplista e comum aos nossos ouvidos.

Mas, se aprofundarmos um pouco na profissão do fonoaudiólogo, aprenderemos que ele faz muito mais do que cuidar da fala e da audição. Este importante profissional da saúde atua em áreas tão diversas quanto importantes para o mundo em geral, tais como:

  • Artística, ajudando profissionais em teatro, cinema, televisão e canto;
  • Empresarial, na prevenção, exames e desenvolvimento de condições melhores no ambiente do trabalho;
  • Jurídica, por meio de perícias técnicas, ajudando a elucidar crimes;
  • Estética – acredite! – com exercícios faciais que previnem rugas, marcas de expressão e promovem fortalecimento muscular facial.

Vamos então detalhar algumas áreas com tendência de maior valorização para a fonoaudiologia.

descubra-agora-o-que-o-fonoaudiologo-faz.jpg

Atendimento particular

Embora a tendência de se procurar um profissional de fonoaudiologia seja por indicação médica, quando surgem problemas de saúde relacionados a este profissional, o fonoaudiólogo é capacitado a atuar na prevenção de doenças e inconformidades na audição, fala, sucção e motricidade.

E como o ser humano é um ser social, problemas na audição ou fala comprometerão sua convivência em sociedade, podendo trazer consequências psicológicas futuras, tais como timidez excessiva, insegurança, traumas por defeitos na aparência, fala ou deficiência na audição.

Uma boa comunicação significará maiores possibilidades de realização e sucesso pessoal e profissional. Enquanto o sucesso profissional depende, e muito, da extensão e qualidade do network acumulado, a realização pessoal passa por conquistar amizades saudáveis em momentos de lazer que dependem muito da comunicação clara e eficaz — tanto no saber falar quanto no ouvir.

Atuação empresarial

Organizações que priorizam a saúde dos empregados, além de fidelizarem a força de trabalho, preservam um grande patrimônio humano, responsável por construir e manter funcionando a própria organização. Em paralelo, a satisfação do quadro de pessoal colabora para a reputação da empresa, pois quem mais conhece a companhia são seus colaboradores. E a publicidade gratuita gerada por estes é inquestionável e legítima.

Embora pouco comum até alguns anos atrás, a fonoaudiologia empresarial é importante fator no desempenho da força de trabalho, na redução de índices de acidentes e afastamentos e no aumento da qualidade de vida no âmbito laboral.

Apesar de aparentemente não haver ligação entre medicina laboral e lucros, a fonoaudiologia auxilia na melhoria dos resultados das empresas, desde o próprio local de ofício, que permite maior produção e melhor aproveitamento do quadro de pessoal, à redução de custos, pois colaborador que labora em ambiente saudável, além de trabalhar melhor e feliz, também não adoece, reduzindo o número de afastamentos, faltas e aposentadorias precoces.

Lembrando que doenças relacionadas à audição, fala e motricidade, se diagnosticadas com atraso, podem já ter alcançado um estágio irreversível, trazendo prejuízos irreparáveis ao colaborador e à corporação.

Em algumas situações específicas, a atuação do fonoaudiólogo pode salvar vidas. Muitos acidentes de trabalho com vítimas fatais ocorrem porque, em algum momento, as condições da atividade foram relegadas a um segundo plano. Trabalhar em um ambiente com alto índice de ruídos ou com a saúde auditiva deficiente pode causar desatenção e consequentemente acidentes fatais.

Baixar ebook

Comunicação e arte

Realização de 30 a 50 shows por mês, 300 a 500 shows por ano. Soa desumano? Mas é! Porém, esta é a realidade de muitos artistas do mundo da música. Imagine o quanto um cantor usa de sua voz em um único dia, considerando um ou mais shows, ensaios, gravações infindáveis, regravações, sem contar a comunicação com sua equipe, imprensa e fãs.

Sem mencionar que, se a audição deste mesmo artista não estiver funcionando bem, sua afinação e a qualidade de sua interpretação ficarão comprometidas. Você iria ao show de um cantor que canta desafinado? Ou que, no meio da canção, de repente a voz fique rouca e ele tenha que parar de cantar? Ou que tenha que interromper um show por problemas na voz?

E se você, indo ao teatro, fosse surpreendido no meio da peça por um problema na voz do ator principal? Desastre total.

Pois todas essas situações são evitadas pela atuação incansável e eficiente do fonoaudiólogo. É ele quem ensina e ministra exercícios vocais para aquecimento da voz do cantor e ator, atua na prevenção e correção de problemas vocais e auditivos, preservando o talento nato de quem nasceu para cantar, e cantar bem.

Fonoaudiologia Educacional

A escola é o ambiente onde acontecem os primeiros contatos com nossos sonhos. Isto porque nossa sede de aprender e conhecer coisas novas é bastante fomentada na esfera escolar. Mas quando ocorrem distorções na comunicação do ambiente com o aluno, e vice-versa, não é apenas o aprendizado que fica comprometido. Toda a vida pode ser prejudicada se a comunicação não começar bem ou se o conteúdo não for corretamente compreendido.

O fonoaudiólogo que atua na educação busca melhorar o elemento externo, aperfeiçoando as condições no ambiente de aprendizado, e o elemento interno, primariamente na criança, trabalhando em conjunto com outros profissionais, objetivando o aprimoramento e a prevenção de alterações na compreensão da criança.

De maneira corretiva, constatadas irregularidades ou deficiências na fala, audição e motricidade, o profissional buscará atuar na correção das irregularidades, se necessário em conjunto com outros profissionais, tais como médicos, psicólogos, nutricionistas e até mesmo dentistas.

Todos temos sonhos e queremos realizá-los, superando nossas expectativas. E uma condição fundamental para alcançar nossos objetivos é compreendendo as mensagens que chegam a nós, aos milhões, durante nossas vidas.

Responder e reagir a essas mensagens da maneira correta, aprendendo e compartilhando experiências importantes na escolha da carreira e na geração do networking tão importante em nossas vidas e no amadurecimento de nossas escolhas.

Enfim, para definir de forma resumida o que o fonoaudiólogo faz, seria justo e correto dizer que este profissional ajusta e acelera a conexão e compreensão das mensagens necessárias à realização de nossos sonhos.

Sejam eles quais forem, não importando o quão complexos e difíceis possam parecer, nossos sonhos somente serão realizados em plenitude se compreendermos corretamente as mensagens e estímulos do caminho.

Gostou deste artigo? Compartilhe- nas suas redes sociais e curta a nossa página no Facebook!

Baixar ebook

Fonoaudiologia

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.