BLOG DA GRADUAÇÃO

Descubra agora como é o curso de Sistemas para Internet

Você procura por uma graduação de curta duração, que ofereça ótimas oportunidades profissionais e que esteja associada à Tecnologia da Informação (TI)? Então, se liga nesse post e conheça como é o curso de Sistemas para Internet!

Apesar de ter um nome com elementos bem conhecidos — sistemas e internet — essa graduação ainda é uma incógnita para muita gente. Nem todos sabem sobre o seu conteúdo, como escolher a melhor faculdade, como está o mercado de trabalho, ou qual é o perfil profissional exigido pela área.

De fato, esse curso ainda é bastante recente, mas, para que você fique tranquilo e animado, podemos dizer que ele está em crescimento e tem tendências bem promissoras! Afinal, com a difusão da internet, ele tem ganhado cada vez mais espaço, destaque e oferecido ótimas oportunidades.

Então, se interessou por ele e quer conhecer mais detalhes? Acompanhe este artigo e confira as principais características do curso de Sistemas para Internet, para começar a se qualificar desde já!

descubra-agora-como-e-o-curso-de-sistemas-para-internet.jpg

Como escolher as melhores faculdades?

Encontrar uma instituição de ensino de qualidade é tão importante quanto saber as características do curso. E, para quem deseja estudar Sistemas da Informação, essa escolha deve ser feita a dedo.

Por estarem fortemente atreladas à tecnologia e à internet, as aulas precisam ser feitas em ambientes adequados, que ofereçam ótima infraestrutura, e lecionadas por um corpo docente qualificado, com reconhecimento no mercado.

Para te ajudar nessa difícil missão, você pode consultar o site do Ministério da Educação (MEC) e conferir como as instituições estão avaliadas. Além disso, vale a pena bater um papo com alguém que estude ou já estudou em determinadas faculdades. E aproveite para fazer visitas nos campi, a fim de checar cada ambiente e equipamentos.

Nesse contexto, vale ressaltar que o curso é oferecido tanto em universidades públicas quanto privadas. Nas particulares, o valor das mensalidades pode chegar a até R$ 1.000,00, mas o preço final vai depender da região, da tradição do curso e de vários outros fatores. Então, avalie bem cada opção!

Como é o curso de Sistemas para Internet?

A duração média do curso de Sistemas da Informação é de 2 a 2 anos e meio. Por isso, ele é ideal para quem precisa economizar tempo, garantir uma formação sólida e entrar rápido no mercado de trabalho.

E, se você tem forte afinidade com a internet e deseja que ela se torne parte da sua profissão, é mais um ponto positivo para essa graduação! Isso porque ela está fortemente atrelada ao planejamento, desenvolvimento e gerenciamento de portais, sites, aplicativos e jogos.

Além disso, é importante salientar que se trata de um curso bem técnico, voltado para quem curte as ciências exatas, tecnológicas, negócios e marketing. Assim, requer bastante raciocínio lógico, habilidades com números e criatividade. Ou seja, é bem dinâmico e multidisciplinar. Muito legal, não acha?

Quais são as matérias mais importantes?

O curso de Sistemas da Informação é composto por matérias bem práticas, que exigem bastante habilidade e dedicação. Seus temas vão desde a programação, passando por design, até chegar ao empreendedorismo.

Ficou interessado: Vejamos, então, os principais temas abordados durante a graduação:

  • Algoritmos e programação;
  • Design gráfico e de interface para a web;
  • Sistemas de informação;
  • Estrutura e banco de dados;
  • Sistemas operacionais;
  • Linguagem de programação;
  • Análise e gerenciamento de projetos;
  • Empreendedorismo;
  • Redes de computadores;
  • Programação para dispositivos móveis e sem fio, etc.

Contudo, apesar de ter essas matérias como base, a grade curricular pode sofrer alterações de acordo com a instituição de ensino e o surgimento de novas tecnologias. Por isso, é preciso ficar atento às universidades e faculdades que oferecem os cursos mais completos e atualizados.

Baixar ebook

Como está o mercado de trabalho?

Com o crescente uso da internet no Brasil e no mundo — seja em computadores, tablets ou smartphones — o mercado de Sistemas para Internet tem acompanhado esse sinal positivo e oferecido cada vez mais vagas e oportunidades profissionais.

Hoje, tanto dentro quanto fora do nosso país, já há diversos cargos voltados para as áreas de games, aplicativos móveis, design e redes sociais, proporcionando novos desafios, aprendizados e crescimento.

E os salários costumam variar bastante, de acordo com o cargo, porte da empresa e tempo de experiência. Nesse contexto, as melhores remunerações podem beirar a faixa dos R$ 20.000,00. Bem atrativo, não acha?

Quais são as principais funções desse profissional?

Apesar de ser um curso de curta duração, são várias as funções que um profissional formado em Sistemas para Internet pode exercer. Nesse sentido, a carreira começa pelo estágio, mas com a oportunidade de assumir até mesmo um cargo de gerência.

Veja, agora, as principais atividades que podem ser exercidas por esse especialista ao longo da sua carreira:

  • Desenvolvimento e administração de portais e páginas na internet;
  • Administração de provedores de internet;
  • Análise de negócios e comércio eletrônico;
  • Administração de banco de dados;
  • Arquitetura de software;
  • Desenvolvimento de games e aplicativos móveis;
  • Consultoria voltada para o desenvolvimento e suporte de sistemas para internet, entre outras.

Como você pode perceber, essa é uma profissão bem dinâmica, com diversas atividades e campos de atuação. Sem dúvida, uma ótima oportunidade para quem gosta de novidades, dar ideias e elaborar projetos incríveis!

como-é-o-curso-de-Sistemas-para-Internet.gif

Qual é o perfil exigido pelas empresas?

Com o mercado altamente competitivo, é essencial que os profissionais tenham diferenciais e atitudes que vão além da formação acadêmica. E, para quem é da área de Sistemas para Internet, estar sempre atualizado e ter algumas certificações pode contar muitos pontos.

Além disso, é recomendável que o aluno comece um estágio logo nos primeiros semestres de curso. Dessa maneira, ele não vai se formar e buscar emprego apenas com o conhecimento teórico — afinal de contas, essa é uma área que exige bastante prática.

As empresas também ficam de olho nos profissionais que estão por dentro das novas linguagens de programação, e dos novos ambientes de desenvolvimento de software. Por isso, é imprescindível manter-se atualizado e sempre em busca de mais conhecimentos.

E aí, curtiu o curso e achou que ele tem tudo a ver com o seu perfil e objetivos? Então, corra atrás de uma excelente faculdade e comece a trilhar a sua carreira de sucesso. Com força de vontade, uma boa formação e uma pitada de talento, você certamente vai se destacar e se tornar um grande profissional!

E, agora que você já sabe como é o curso de Sistemas para Internet, aproveite para curtir a nossa página no Facebook e fique sempre por dentro de novidades e cursos tão bacanas quanto esse!

Baixar ebook

Sistemas para Internet

Felipe Soares de Oliveira

Felipe Soares de Oliveira

Possui graduação em Ciências da Computação pelo Centro Universitário de João Pessoa (2007), em Tecnologia em Redes de Computadores pelo IFPB (2008), mestrado em Informática, pelo Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da UFPB (2010). Desde 2014 é aluno de doutorado do Centro de Informática da UFPE. Atua no UNIPE como professor, instrutor do programa Cisco Net Academy e coordenador dos Cursos Tecnológicos da UBTech-TI. No mercado direciona suas ações como CEO & Co-Founder da Start-UP Media4ALL. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores e Internet, atuando principalmente nos seguintes temas: Arquitetura de Redes, Sistemas Distribuídos, Tecnologias para Educação, TV Digital e Internet.