BLOG DA GRADUAÇÃO

Descubra 8 curiosidades sobre a profissão de engenheiro civil

É muito comum surgir, principalmente para os vestibulandos, dúvidas como:

  • Qual carreira seguir?
  • Quais matérias eu devo estudar?
  • Quais atividades eu gosto de fazer?
  • e, principalmente, "Em qual profissão eu me encaixo?

E é nesse momento pré-vestibular que começam as pesquisas sobre tudo isso. Descobrir o que exatamente é possível fazer exercendo uma profissão específica ajuda, e muito, na hora de escolher a faculdade que deseja cursar.

Então, hoje trazemos para você algumas curiosidades sobre a profissão de engenheiro civil. Com alguns fatos e feitos que são da competência desse profissional.

descubra-8-curiosidades-sobre-a-profissao-de-engenheiro-civil.jpg

1. A origem da profissão

Até o século XVIII não havia uma distinção muito clara entre as profissões de Engenheiro Civil e a de Arquiteto. Sendo, por vezes, expressões distintas para se referir ao mesmo profissional.

No mesmo século o termo "Engenharia Civil" começou a ser usado para distinguir os trabalhos de engenharia que não eram realizados para fins militares, ou seja, eram feitos por civis. O primeiro engenheiro civil foi John Smeaton, responsável pela construção do farol de Eddystone.

2. O famoso Gustave Eiffel

O engenheiro Gustave Eiffel foi responsável pelo projeto e construção da famosa Torre Eiffel. A obra é do século XIX e é o prédio mais alto de Paris, com 324m de altura. Além da Torre Eiffel, ele também participou da construção da Estátua da Liberdade, em Nova York, que foi um presente da França para os Estados Unidos com o intuito de comemorar o centenário da sua independência.

Há, no Brasil, algumas construções projetadas pelo engenheiro Francês como o Farol de Salinópolis, Farol de São Tomé, em Campos dos Goytacazes e o Reservatório de São Brás, em Belém.

3. O cartão postal do Rio de Janeiro

O Cristo Redentor foi eleito como uma das sete maravilhas do mundo moderno e considerado desde 2012 pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. A sua obra teve a duração de nove anos, possui 38m de altura e mais de mil toneladas de peso. Sua estrutura é feita de concreto e pedra sabão. Foi realizada pelo engenheiro brasileiro Heitor da Silva Costa em parceria com o escultor francês Paul Landowski.  

Baixar ebook

4. A maior Usina Hidrelétrica

Nomeada de Usina de Três Gargantas, localizada no Rio Yang Tsé, na China é a maior hidrelétrica do mundo. Suas obras tiveram início em 1993 e só foram concluídas em 2012. Além disso, ela possui papel bastante importante para a região, pois ela possibilita o controle de enchentes e facilita o transporte hidroviário pelo Rio Yang Tsé.

A segunda maior hidrelétrica do mundo é a Usina de Itaipu, construída na divisa do Brasil com o Paraguai, sob responsabilidade dos dois países, sendo dividido entre ambos o total de energia que ela produz. Ou seja, 50% para cada um.

Há também no Brasil a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, na bacia do Rio Xingu. Se terminada, será a maior usina totalmente brasileira. Porém, desde o início de suas obras, enfrenta oposição de ambientalistas e comunidades indígenas. Por conta disso, o projeto sofreu alterações e reduções que previa uma maior área alagada.

5. As ilhas artificiais de Dubai

O arquipélago Palm Island, nos Emirados Árabes, é composto por três ilhas que possuem o formato de palmeiras e recebem os nomes de Palm Jumeirah, Palm Jebel Ali e Palm Deira. São as maiores ilhas artificiais do mundo e foram construídas com o intuito de aumentar o turismo da região.

Além de possuírem formatos inovadores, o que já era um grande desafio para os engenheiros, as ilhas tiveram que ser milimetricamente calculadas para que o projeto desse certo.

Para suas construções foram levados em conta diversos fatores como força das ondas, marés, ventos e até mesmo o efeito do aquecimento global na região. Outro desafio nesse projeto para a profissão de engenheiro civil é que as ilhas foram feitas somente com materiais naturais, ou seja, areia e rochas.

6. A meta da sustentabilidade

Vancouver, no Canadá possui a meta de se tornar a cidade mais sustentável do mundo até 2020. E se você acha que isso nada tem a ver com engenharia, está muito enganado. A forma como estão sendo realizadas suas construções e os projetos urbanos são tarefas da profissão de engenheiro civil.

Dentro das atitudes tomadas estão a pavimentação de estradas utilizando asfalto misturado com plástico reciclado, reduzir a emissão de gases de efeito estufa, gerar menos resíduos e tornar a cidade mais verde, tanto nos métodos de construções, como aumento de número de árvores na parte urbana.

7. As pontes mais inusitadas

descubra-8-curiosidades-sobre-a-profissao-de-engenheiro-civil.gif

A Ponte Moisés, na Holanda, é feita de maneira submergível. Quase no mesmo nível do rio, ela divide as águas para os pedestres passarem, por isso leva o nome da figura bíblica Moisés.

Fan Bridge, em Londres, possui uma característica inusitada para uma ponte, pois possui o formato de um leque. Em uma margem do canal, a ponte possui apenas uma base e, na outra, tem ramificações. Também tem alavancas hidráulicas, o que dá a sensação de movimento.

Rolling Bridge, também em Londres, é uma ponte que se enrola. Contém uma série de cilindros hidráulicos que permitem que a ponte se pareça com um caracol ao se retrair. Isso acontece quando é necessário dar passagens aos barcos. Depois a ponte se estende para dar passagem aos pedestres.

8. A profissão de Engenheiro Civil

As áreas de atuação de um engenheiro civil podem ir de construção de edifícios e paredões no mar, até a construção de montanhas-russas. Além disso, podem atuar tanto no setor público como no privado.

E também há as subdisciplinas dentro da Engenharia Civil, que permitem ao profissional escolher uma área mais específica de atuação, com a qual se identifica mais. Como, por exemplo, a Engenharia Ambiental que propõe a redução da poluição, cuidando do meio ambiente e da saúde humana; a Engenharia de Materiais que lidam com materiais como asfalto, concreto, tintura e as misturas para eles.  

Curiosidade Bônus

Até para a diversão o engenheiro civil trabalha. Você sabia que o tobogã foi criado por um engenheiro civil e não funciona se o fluxo de água não estiver correto? Pois é, a profissão de engenheiro civil é bastante ampla e é possível trabalhar em diversas áreas.

Quer saber mais dicas sobre profissões, carreira, vestibular e faculdade? Siga nossa página no Facebook e acompanhe nossas postagens.

Baixar ebook

Engenharia Civil

Antônio da Silva Sobrinho Júnior

Antônio da Silva Sobrinho Júnior

Doutor em Engenharia Mecânica pela UFPB, o prof. Antonio Sobrinho é engenheiro civil do quadro efetivo da Universidade Federal da Paraíba, atuando nas áreas de Construção Civil, Fiscalização de Obras, Orçamentos, Projetos, Materiais e Estruturas. Ele fez mestrado em Engenharia Urbana e concluiu sua graduação em Engenharia Civil, também pela UFPB.