BLOG DA GRADUAÇÃO

Descubra 5 tendências no mercado de Design de Interiores

Postado por Pablo Nogueira

Hoje, muito mais do que conforto, as pessoas querem deixar suas casas, apartamentos, empresas, escolas e até mesmo hospitais mais funcionais, harmônicos, garantindo conforto, beleza e modernidade. Cada vez mais as pessoas buscam ocupar seus espaços de maneira mais inteligente e agradável, pois o aspecto de um ambiente afeta completamente nossa relação com ele. Isso significa que se você tem interesse pelo curso de Design de Interiores, você está com sorte! Esse mercado está em expansão no Brasil, e você terá mais oportunidades de trabalho.

Tendências no mercado de design de interiores

E, como todo bom profissional, você tem que estar por dentro do que está na em alta no mercado! Por isso, nós separamos cinco tendências de Design de Interiores que estão bombando nessa temporada. Funcionalidade e criatividade são as palavras de ordem da vez. Ficou curioso? Então continue lendo!

Mais conforto no banheiro

Pode parecer estranho a primeira vista. Sofá no banheiro? Mas pense por esse lado: tem coisa melhor do que um banho no final de um dia corrido? E é justamente nisso os designers de interiores estão focados: na criação de um banheiro como espaço de referência dentro da casa, um "spa" particular. Dessa maneira, esses cômodos se tornam mais espaçosos e arejados.

Papéis de parede, madeira e metais também tem aparecido bastante, assim como sofás, poltronas, almofadas e tapetes. Tudo para garantir um lugarzinho íntimo de relaxamento.

A natureza ao seu alcance

Em uma cidade grande é difícil encontrar espaços verdes. O naturalismo está tentando reverter esse quadro, trazendo o verde para mais perto das pessoas. Isso é feito com o uso de peças artesanais, especialmente aquelas de cerâmica e barro, estampas com elementos naturais, cores terrosas, muita luz e, claro, várias plantas.

Há também uma preocupação com o consumo sustentável, assim é dada a preferência a objetos reciclados ou reaproveitados. O design deve ser bem clean, prezando pelas linhas retas e aspecto minimalista.

Cor, grafismos e muita diversão

A tendência do Fun Design vai em uma linha oposta ao naturalismo. O que vale aqui é ser urbano, vibrante e ousado. É jovem e busca suas inspirações no vintage, na Pop Art, nas revistas em quadrinhos, nos lambe-lambe antigos e no tropicalismo.

Engradados, almofadas, móveis laqueados, quadros, adesivos, brinquedos, peças curiosas e inusitadas são must-have em qualquer quarto do Fun Design. Porém, se essa overdose colorida parece um pouco demais para você, contraste as cores fortes em objetos selecionados com madeira e cores sóbrias como o branco, cinza e preto.

Tudo que você precisa saber sobre a carreira de Design de Interiores - UNIPE  

Revolução industrial

E falando em vintage, o design industrial é uma tendência dos anos 50 que volta com força total agora. A ideia é reproduzir o ambiente de uma fábrica ou galpão de obras nos cômodos, com muito charme. O efeito é atingido graças às vigas, revestimentos e fiação exposta, associado a pisos de cimento queimado e paredes de tijolos. A madeira de demolição também marca presença nesses interiores e o resultado final é requintado e moderno.

Para evitar que os ambientes fiquem muito estéreis, deve-se investir em cores impactantes (vermelho-sangue ou azul-marinho) e tecidos aconchegantes que caem bem em sofás, cortinas e tapetes. Tudo precisa ser muito bem planejado, caso contrário, você pode acabar tendo que bater o ponto toda vez que entrar na sala!

Passeio pela França e o Serendipity

É essa palavra que descreve uma tendência minimalista, focada em detalhes. O Serendipity é inspirado na região provençal e suas porcelanas brancas, cerâmicas, arranjos florais, materiais crus. Extravagância aqui não tem espaço!

A preferência é por cores claras, tons pastéis, ambientes iluminados, práticos e confortáveis. É um estilo que valoriza muito uma personalidade delicada e inspirada, que gosta de adicionar pequenos toques interessantes em suas salas e quartos.

Um curso Design de Interiores vai te preparar para ser um profissional de sucesso, e você poderá se familiarizar mais com todas essas diferentes modalidades e estilos. E aí? Qual dessas tendências combina mais com seu estilo? Deixe um comentário contando para a gente!

Tudo que você precisa saber sobre a carreira de Design de Interiores

Design de Interiores

Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Pablo é de Porto Alegre, Arquiteto com especialização em Gestão Educacional e mestre em Design pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Foi em sua passagem pela Universidad de La República em Montevideo, Uruguay, ainda durante a graduação, que o docente se apaixonou pelas metodologias de ensino e aprendizagem dentro da Arquitetura, e passou a trilhar o caminho que, para ele, teria sido natural. Atualmente, Pablo Nogueira é o coordenador dos cursos de Design de Interiores e Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de João Pessoa – Unipê.