BLOG DA GRADUAÇÃO

Descubra 4 curiosidades sobre odontologia

Postado por Marcos Vasconcelos

Você já parou para refletir sobre a importância social que nossos dentes possuem? É fato que um belo sorriso pode nos abrir portas, mas também é verdade que, como ocorre com as outras profissões, há inúmeras curiosidades sobre odontologia.

Costumamos nos lembrar dos profissionais da área quando bate aquela dor de dente quase insustentável que dói só de pensar a respeito, não é mesmo? Ou então, quando uma amiga ou um amigo arteiro, que em uma de suas peripécias, conseguiu a proeza de quebrar os dentes, precisando com alguma urgência de um atendimento especializado.

Neste post, você vai conhecer vários outros motivos para se interessar e admirar a odontologia, uma ciência e uma profissão que já existe há tempos imemoráveis e evolui constantemente. Se você se identificar e perceber que tem afinidade com a área, aproveite para conferir como é, na íntegra, a graduação em odontologia.

descubra-4-curiosidades-sobre-odontologia.jpg

1. O começo de tudo

Estudos indicam que a partir do momento em que a humanidade aprendeu a dominar o fogo e implementou em sua dieta alimentos cozidos e associados à utilização do amido, começaram a surgir maiores agressões aos dentes e suas decorrentes consequências. Com isso, surgiu a necessidade de tratar as mazelas que afligiam as bocas dos habitantes daquela época.

Para se ter uma ideia, o instrumento mais antigo do mundo com função análoga às escovas de dentes que temos hoje, data do ano de 3000 a.C. e foi encontrada em uma tumba egípcia. Era um pequeno ramo com a ponta desfiada até chegar às fibras, que eram esfregadas contra os dentes.

No passado, o ofício de tratar os dentes era responsabilidade dos barbeiros, que na maioria dos casos, realizavam apenas extrações e, ainda assim, de maneira rudimentar. Há relatos de que os barbeiros davam bebidas alcoólicas para seus pacientes no intuito de anestesiá-los e amenizar a dor do tratamento.

Talvez por isso o ato de "ir ao dentista" era algo tão temido por tantas pessoas. Algo que ainda tem resquícios nos dias atuais. Afinal, já imaginou como deveria ser a sensação de ser amarrada a uma cadeira enquanto alguém realizava operações em sua boca? E isso sem nem fazer o uso das anestesias que hoje são praticamente indispensáveis para as operações mais invasivas.

Baixar ebook

2. Um suspiro de alívio

Nos dias atuais, a odontologia já assume um caráter muito mais receptivo pela sociedade. Os tratamentos são menos agressivos e menos dolorosos do que deviam ser nos tempos antigos.

Mas esse medo de ir ao dentista ainda é tão comum que nos cursos de odontologia há uma disciplina que ensina os futuros profissionais a identificar e lidar com os pacientes que se mostram assustados de alguma forma.

A profissão de dentista é relativamente nova. O marco da odontologia moderna veio com o francês Pierre Fauchard, que no século XVIII escreveu um livro sobre o assunto com tópicos que iam desde o tratamento de cáries até o implante dentário.

3. O panorama no Brasil

Aqui no nosso país, a odontologia começou a ganhar mais espaço a partir de 1884, mais precisamente no dia 25 de outubro (data em que se comemora o dia do dentista). Foi nesse dia que um decreto imperial criou as primeiras Faculdades de Odontologia do Brasil.

Desde então, essa profissão vem ganhando cada vez mais espaço, trazendo benefícios tanto para os profissionais quanto para a população em geral.

Você sabia que o Brasil é um dos países com a maior concentração de dentistas do mundo? Pois fique sabendo que é! Entretanto, o acesso da população a esses profissionais não é tão disseminado quanto parece, basicamente por dois motivos:

  1. A maioria dos dentistas (aproximadamente 60%) se encontra na região sudeste, por isso, muitas cidades e vilas do interior do país são mais carentes desses tratamentos;
  2. A condição financeira de grande parcela da população não permite que essas pessoas se consultem e se tratem de maneira ideal.

É importante que o futuro profissional da odontologia saiba como se encontra o panorama atual de sua área de atuação para assim tomar decisões que levem sua carreira ao sucesso.

descubra-4-curiosidades-sobre-odontologia.gif

4. A bênção dos avanços tecnológicos

É incrível a maneira como a humanidade tem se desenvolvido tecnologicamente. Há poucos anos, não existiam câmeras digitais e computadores e internet eram privilégios de poucos. E sem falar nos carros, aviões, telefones celulares, satélites... Enfim, essas são invenções relativamente recentes.

Se, há alguns anos, alguém falasse em uma máquina de metal enorme e pesada que transporta pessoas voando por aí, provavelmente seria taxado de louco. Onde quero chegar é: na arte da odontologia não é diferente! Atualmente, o nível de modernização da área é tanto que os tratamentos são extremamente eficientes e causam o mínimo de incômodo aos pacientes.

Entre essas modernizações estão:

  • Anestesias: podem ser aplicadas por meio da inalação de um gás (óxido nitroso) ou por um gotejamento da substância no local a ser tratado. Ambos são métodos totalmente indolores;
  • Aparelhos de ultrassom: quando acompanhados de um jato de bicarbonato, limpam os dentes e removem o tártaro de maneira rápida e relativamente agradável;
  • Raio-X digitalizado: permite melhor visualização da situação bucal do paciente, agiliza o tratamento e reduz o nível de exposição do paciente à radiação;
  • Tratamento de cáries: ainda é comum a utilização do "motorzinho", mas já existe um tratamento com gel de papaína que substitui o sistema rotatório. É indicado para crianças, idosos, pessoas com sensibilidade aos agentes anestésicos e pessoas que sofrem de odontofobia.

A área de estudos e de atuação da odontologia é consideravelmente ampla e permite que o profissional atue onde mais se sentir à vontade. Além de oferecer um serviço que melhora diretamente a autoestima dos pacientes, o profissional do ramo possui uma média salarial alta independentemente de ter estudado em uma instituição pública ou particular. Ambas as instituições, apesar de suas diferenças, formam profissionais muito bem capacitados.

Após ler essas curiosidades sobre a odontologia, você acredita ter perfil para a área? Ou ainda possui dúvidas sobre qual vestibular prestar? Independente de qual seja a sua resposta, temos algumas soluções. Uma delas é a orientação de um profissional para ajudar nessa escolha.

Para mais dicas sobre essa e outras profissões, acompanhe nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades!

Baixar ebook

Odontologia

Marcos Vasconcelos

Marcos Vasconcelos

Graduado em Odontologia. Mestre em SAÚDE COLETIVA pela Universidade de Pernambuco (2003). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: aids, cárie, perfil, comportamento e higiene. Experiência como executivo de operadora de planos de saúde, gestor do SUS e gestor educacional. Atua nas disciplinas de Saúde Coletiva, Bioética e Metodologia Científica.

MAIS LIDOS