BLOG DA GRADUAÇÃO

Gestão Pública x Corrupção

Não aguenta mais notícia sobre corrupção no país? Você não está só. O advento da internet e a mobilidade ao alcance de todos ampliaram o acesso à informação por parte da população, que, consequentemente, ficou ainda mais atenta aos seus direitos e à conduta dos responsáveis pela Gestão Pública (vide manifestações de junho de 2013).

curso-gestao-publica-blog-unipe-graduacao

Manchetes diárias denunciam desvios de conduta de políticos, administradores e demais autoridades públicas como nunca: Comissões Parlamentares de Inquérito, as CPI's, são criadas na mesma velocidade em que a Polícia Federal age contra quadrilhas especializadas infiltradas em instituições de todo país.

Já o mau uso da máquina pública resulta em crimes de improbidade administrativa que muitas vezes culminam com a cassação de governadores, prefeitos, vice-prefeitos, enfim, agentes públicos que deveriam zelar pela transparência no trato com o dinheiro público e dar o exemplo.

Diante desse cenário, surge a importância do papel dos gestores públicos para fazer jus aos (muitos) impostos que todos os meses esvaziam os nossos bolsos.

Mas o que faz um Gestor Público?

Bom, o tecnólogo em Gestão Pública é aquele que trabalha em instituições públicas, nas três esferas: federal, estadual ou municipal. É o profissional encarregado de planejar e, claro, gerenciar programas e projetos de políticas públicas.

Em tempos de constante cobrança - e policiamento - por mais qualidade nos serviços prestados a uma população cada vez mais massacrada por uma das maiores cargas tributárias do mundo, o gestor público bem preparado pode otimizar a máquina governamental, evitando gastos desnecessários que onerem ainda mais o cidadão.

Além de ser um profissional por dentro dos meandros da legislação brasileira, é fundamental que o gestor público saiba lidar com pessoas: facilidade para comunicação, trabalho em equipe e liderança é um pré-requisito indispensável ao gestor público.

Sem contar, é claro, ética e responsabilidade. Atributos que nem precisariam constar no perfil desejado de qualquer profissional, mas que, em tempos de denúncias mil, nunca é demais destacar!

E você? tem o objetivo de contribuir diretamente na administração da sua cidade, Estado ou país? Então dá uma olhada nesse curso que pode ser perfeito para você.

Baixar ebook

Gestao Publica

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.