BLOG DA GRADUAÇÃO

Gestão de TI x Redes de Computadores: 12 dicas para decidir seu futuro

Está na hora de decidir a graduação que será a base da sua carreira e você provavelmente já sabe que é em Tecnologia da Informação (TI) que está sua vocação, certo? Muito bem, se você é antenado, então já deve saber que, de acordo com a Cisco, existem, neste momento, mais de 117 mil oportunidades em tecnologia no Brasil. Se você já é, ou quer ser, um profissional de TI, fez uma excelente escolha!

Agora, qual curso escolher? Gestão de Tecnologia da Informação, Ciência da Computação, Sistemas para Internet ou Rede de Computadores? Dúvida cruel, não é mesmo? É por isso que preparamos explicações rápidas sobre quatro graduações possíveis e algumas dicas que lhe serão muito úteis na hora de decidir qual caminho trilhar. Acompanhe!

Redes de Computadores

Gestão de TI

Vamos começar pela graduação em Gestão da Tecnologia da Informação, totalmente voltada para quem quer liderar projetos e equipes.

Com este curso, você estará pronto para gerir a infraestrutura de TI das mais variadas organizações, gerenciar projetos de sistemas, aplicativos, redes de computadores e bancos de dados. Além disso, você conseguirá também desenvolver softwares, gerir níveis de serviços de TI, liderar equipes e fazer a integração de tecnologias e fornecedores. Ou seja, com o tecnólogo em Gestão de TI, você estará preparado para atuar na operação, porém a sua principal missão será a de gestor: planejar, organizar e colocar em práticas os processos fundamentais para o funcionamento da organização.

3 indícios de que o curso de Gestão de TI se encaixa no seu perfil:

  1. Você sonha em empreender no mercado de TI;
  2. Tem vocação para liderar equipes e organizar processos;
  3. Quer ter uma carreira trilhada em cargos de liderança e poder de decisão.

Ciência da Computação

O curso de Ciência da Computação é um pouco mais voltado para quem quer conhecer os princípios da computação, analisar e desenvolver softwares e aplicativos.

Entre as funções que um bacharel em Ciência da Computação pode desempenhar no mercado estão: a criação de sistemas para análise, a classificação e indexação de informações (bancos de dados); o desenvolvimento de sistemas e aplicações variadas; o planejamento, desenvolvimento e vendas de soluções tecnológicas e o suporte e assessoria tecnológica de hardwares (equipamentos) e softwares.

3 indícios de que o curso de Ciência da Computação se encaixa no seu perfil:

  1. Você gosta de desenvolvimento de sistemas e adora tudo que envolve programação;
  2. Análise e criação de soluções tecnológicas é algo que você ama e quer saber com maestria;
  3. Você quer trabalhar com assessoria tecnológica e suporte a empresas.

Baixar ebook

Sistemas para Internet

Já a graduação em Sistemas para Internet é voltada para o desenvolvimento de aplicações tecnológicas na web. Ela envolve os conceitos, a linguagem de programação, as redes de computadores e os bancos de dados — tudo voltado para a internet.

Com o curso, os profissionais terão os conhecimentos necessários para o desenvolvimento de programas, interfaces e aplicativos, comércio e marketing eletrônico, além de sites e portais para internet e intranet.

Sua atuação é bem abrangente, podendo trabalhar como webdesigner, webmaster, na criação, desenvolvimento e administração de páginas da web e em comércios eletrônicos.

3 indícios de que o curso de Sistemas para Internet se encaixa no seu perfil:

  1. Ao mesmo tempo em que gosta muito de programação, você se amarra em internet;
  2. Está sempre ligado nas novidades em aplicativos web;
  3. Tem sempre ideias para soluções web e quer colocá-las em prática.

Redes de Computadores

A necessidade de conexão das empresas, interna e externamente — cada vez mais complexa, principalmente em relação à segurança da informação —, é uma excelente oportunidade para os profissionais que se formam em Redes de Computadores. De acordo com a Cisco, 75% dos CEOs consultados num estudo feito em parceria com a consultoria IDC dizem que precisarão de profissionais capacitados para lidar com suas redes nos próximos anos.

A graduação em Redes de Computadores te prepara muito bem para fazer análises de requisitos, configurações de serviços de rede, gerenciamento de serviços, conectividade entre sistemas heterogêneos, avaliações de desempenho, segurança de redes e configurações de sistema de comunicação de dados.

3 indícios de que o curso de Redes de Computadores se encaixa no seu perfil:

  1. Você gosta de técnicas de conexão das mais variadas formas (Wi-Fi, 3G, LAN, Intranet etc.);
  2. Gosta de projetos que envolvem conectividade entre sistemas;
  3. Está sempre antenado nas novidades em roteadores, servidores, switches e outros dispositivos de conexão e quer aprender a avaliar o desempenho dos sistemas de comunicação de dados e administrar a segurança das redes.

Escolha seu curso e aproveite um mercado que não para de crescer

Agora que você já conhece as principais diferenças entre esses quatro excelentes cursos, é hora de se decidir. Tenha em mente que qualquer que seja a sua escolha, ela será muito acertada! Para se ter uma ideia, de acordo com a consultoria IDC, mesmo num ano de economia fraca, os empresários brasileiros devem fechar 2015 com investimentos na casa dos US$ 165,6 bilhões, ou seja, vivemos em um país onde a tecnologia já assumiu importância significativa para os negócios.

E aí, ainda ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário! Teremos o prazer em esclarecê-la para você!

Baixar ebook

Sistemas para Internet, Redes de Computadores, Gestao da Tecnologia da Informacao

Felipe Soares de Oliveira

Felipe Soares de Oliveira

Possui graduação em Ciências da Computação pelo Centro Universitário de João Pessoa (2007), em Tecnologia em Redes de Computadores pelo IFPB (2008), mestrado em Informática, pelo Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da UFPB (2010). Desde 2014 é aluno de doutorado do Centro de Informática da UFPE. Atua no UNIPE como professor, instrutor do programa Cisco Net Academy e coordenador dos Cursos Tecnológicos da UBTech-TI. No mercado direciona suas ações como CEO & Co-Founder da Start-UP Media4ALL. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores e Internet, atuando principalmente nos seguintes temas: Arquitetura de Redes, Sistemas Distribuídos, Tecnologias para Educação, TV Digital e Internet.