Cursos de curta duração são mesmo ideais para seu perfil?

Escolher um curso de graduação é, sem dúvidas, uma das decisões mais sérias que precisamos fazer ao longo da vida. É que, ao marcar o “x” no curso desejado, no ato de inscrição do vestibular, estamos nos comprometendo a passar vários anos da nossa vida diante de matérias e aulas específicas, além de conviver com professores preparados para nos ajudar a ter destaque dentro da área que escolhemos. Isso significa que, assim como temos que saber escolher o curso certo, devemos pesquisar o tempo de duração dele e equilibrar os prazos do nosso projeto de vida.

Neste post você vai ficar por dentro do tempo de duração de alguns cursos de graduação e modalidades, de acordo com as normas do MEC (Ministério da Educação). Continue lendo e não erre na hora da grande decisão:

duracao-curso-blog-unipe-graduacao

Duração do curso de Graduação Bacharelado:

A matriz curricular dos bacharelados é mais abrangente por natureza, equilibrando prática e teoria. Os bacharelados são voltados para quem deseja ter uma visão crítica e aprofundada sobre a sua área de atuação. Normalmente, duram entre 4 e 5 anos, divididos em 8 períodos. Exemplos: Administração, Direito, Comunicação Social… Apesar da longa duração, o aluno tem a oportunidade de realizar estágios para complementar os estudos e, claro, a sua própria renda.

A incrível batalha do Ensino Superior

Medicina:

Os cursos de medicina são um caso à parte, pois são concluídos num prazo maior de 6 anos. Desde janeiro, a matriz curricular de Medicina passou a ter mais 2 anos que devem ser dedicados a estágios em hospitais do SUS, por determinação da presidente Dilma Roussef em 2013.

Licenciaturas:

Voltadas para quem quer ser professor, as licenciaturas têm duração média de 4 anos, divididos em 8 períodos, capacitando os titulares a darem aulas na Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental.

duracao-do-curso-blog-unipe-graduacao

Cursos de Graduação Tecnológicos:

Os cursos de curta duração como os tecnológicos são direcionados para setores específicos do mercado de trabalho e, normalmente, apresentam a duração de até 2 anos, divididos em 4 módulos ou mais. Para quem tem pressa em ser “absorvido” pelo mercado, os cursos superiores em tecnologia são a melhor opção. Além disso, em alguns cursos de graduação tecnológica, os alunos podem obter certificações intermediárias ao fim de cada módulo, o que, de acordo com o Código Brasileiro de Ocupações, os habilita para atuarem no mercado.

Agora que ficou por dentro dos cursos de curta duração, cabe a você resolver essa pergunta: Qual deles se adequa melhor ao meu perfil e às minhas necessidades? Não se esqueça de pensar na possibilidade de, no futuro, fazer outro curso que venha a complementar a sua graduação. Tecnológico + Licenciatura, Bacharelado + Tecnológico… As combinações são variadas, mas o principal beneficiado será sempre você. Pense nisso e complete essa equação.

Ainda tem alguma dúvida sobre o tempo de duração de algum curso? Comente no post que responderemos para você.

New Call-to-action

Dicas

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.