BLOG DA GRADUAÇÃO

7 lições de Rubem Alves para o curso de Psicologia

 A morte do escritor mineiro Rubem Alves, aos 80 anos, criou um vácuo na literatura mundial. Alves deixou o imenso legado de mais de 160 títulos publicados e distribuídos em 12 países.

Referência em temas relacionados à educação, o escritor das "borboletas" era acima de tudo, um humanista. Atuou, sem embaraço, como cronista, pedagogo, poeta, filósofo, contador de histórias, ensaísta, teólogo, acadêmico, autor de livros infantis e até psicanalista.

Abaixo, selecionamos 7 passagens do pensador Rubem Alves voltadas especialmente para convencê-lo a optar pelo curso de psicologia:

rubem-alves-blog-unipe-graduacao

1) Corpo e alma

“Um computador pode enlouquecer por defeitos no hardware ou por defeitos no software. Nós também. Quando o nosso hardware fica louco há que se chamar psiquiatras e neurologistas, que virão com suas poções químicas e bisturis consertar o que se estragou. Quando o problema está no software, entretanto, poções e bisturis não funcionam. Não se conserta um programa com chave de fenda. Porque o software é feito de símbolos, somente símbolos podem entrar dentro dele”.

2) Importância do “ouvir” (no curso de psicologia)

“Sempre vejo anunciados cursos de oratória. Nunca vi anunciado curso de escutatória. Todo mundo quer aprender a falar. Ninguém quer aprender a ouvir. Pensei em oferecer um curso de escutatória. Mas acho que ninguém vai se matricular”.

Baixar ebook

3) Melancolia

“As coisas que restam sobrevivem num lugar da alma que se chama saudade. A saudade é o bolso onde a alma guarda aquilo que ela provou e aprovou. Aprovadas foram as experiências que deram alegria. O que valeu a pena está destinado à eternidade. A saudade é o rosto da eternidade refletido no rio do tempo”.

4) Amadurecimento

“Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho para sempre. Assim acontece com a gente. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo, fica do mesmo jeito a vida inteira.”

"Não haverá borboletas se a vida não passar por longas e silenciosas metamorfoses."

5) Percepção

“As palavras só têm sentido se nos ajudam a ver o mundo melhor. Aprendemos palavras para melhorar os olhos”.

6) Matrimônio

“Depois de muito meditar sobre o assunto, conclui que os casamentos são de dois tipos: há casamentos do tipo tênis e do tipo frescobol. Os casamentos do tipo tênis são uma fonte de raiva e ressentimentos e terminam sempre mal. Os casamentos do tipo frescobol são uma fonte de alegria e têm a chance de vida longa”.

7) Relacionamentos

“Amar é ter um pássaro pousado no dedo. Quem tem um pássaro pousado no dedo sabe que, a qualquer momento, ele pode voar.”

Complete agora a lista com suas passagens favoritas do grande Rubem Alves!

Baixar ebook

Psicologia

Cristiane Galvão Ribeiro

Cristiane Galvão Ribeiro

O curso de Psicologia do Unipê é coordenado pela Profa. Drª Cristiane Galvão Ribeiro, que ressalta que o mercado de trabalho é bastante diversificado para os psicólogos. A profa. Cristiane é Doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

MAIS LIDOS