BLOG DA GRADUAÇÃO

Curso de Enfermagem: unindo teoria e prática

Um curso que pense a teoria e a prática como aliados na formação de seus profissionais. Esse deve ser um dos mais importantes pontos no curso de Enfermagem, em que o detalhamento da prática técnica humanista deve estar alinhado a um profundo conhecimento da saúde e de como cuidar do outro.

Dentro da proposta do curso, há a iniciativa de que o egresso seja responsável não apenas pela ação humanista de cuidado do outro, mas em levar o usuário e a sua família ao autocuidado. E, para atingir esse objetivo, ou seja, para que o estudante esteja preparado para pôr o paciente em autonomia em relação a sua própria saúde, é necessário que isso seja praticado desde cedo.

enfermagem-blog-unipe-graduacao-1

Prática e Teoria aliadas desde o primeiro período

Um dos principais objetivos do Curso do UNIPÊ é preparar o seu aluno para o mercado de trabalho, ou seja, desde cedo, colocá-lo em contato com a prática. A prática não apenas da Enfermagem, nos seus preceitos teóricos e técnicos, mas da relação humanista junto aos pacientes e aos usuários dos serviços de saúde.

Por isso, o aluno do UNIPÊ, desde os primeiros períodos, tem acesso à prática na Clínica de Enfermagem Florence Nitghingale. O Complexo Laboratorial e Clínica-Escola do UNIPÊ é um dos mais modernos do Nordeste, com professores altamente qualificados, equipamentos de alta tecnologia e atendimento humanista que proporcionam o bem-estar do usuário e a formação plena do aluno. Com vários serviços e ambientes climatizados, a Clínica-Escola de Enfermagem acompanha de bebês a idosos e realiza, por ano, aproximadamente 5 mil atendimentos à população da Paraíba.

Baixar ebook

Aprendendo a transformar realidades

Para alcançar o objetivo de formar alunos capazes de transformar realidades por meio da prevenção e evitar adoecimentos, a Clínica-Escola, que fica dentro do campus, trabalha a formação dos estudantes além da sala de aula. A Clínica, que tem avaliação 5 do MEC – nota máxima –, funciona como campo de prática dos estudantes, com o objetivo de ser clínica-escola e hospital simulado, com práticas realistas, prestando atendimento ao público, utilizando robôs e instrumentos tecnológicos de última geração, além de ter sido construída com base na estrutura e no funcionamento de uma Unidade de Saúde da Família.

A Clínica já tem mais de dois mil usuários cadastrados, com atendimento nas mais diversas áreas. Essa metodologia busca construir o saber e fazer com que o aluno seja crítico, humanista e reflexivo desde o primeiro período de aula, conciliando a teoria à parte prática do curso.

Um egresso crítico, humanista, reflexivo e preparado para o mercado de trabalho. Assim sai o aluno formado no Curso de Enfermagem do UNIPÊ. Se você quer aliar a responsabilidade ao poder de decisão, a conhecimentos bem estruturados e à capacidade de vencer desafios, não perca a oportunidade de se transformar num enfermeiro profissional.

Baixar ebook

Enfermagem

Luciana Ferreira de Souza

Luciana Ferreira de Souza

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (1999). Especialista em Saúde da Família pela Universidade de Pernambuco – UPE. Mestre em Terapia Intensiva pelo Instituto Brasileiro de Terapia Intensiva / UNIBRATI, São Paulo-SP. Mestre em Modelos de Decisão e Saúde pela UFPB. Atualmente, enfermeira do Núcleo de Ensino e Pesquisa do complexo Pediátrico Arlinda Marques (João Pessoa-PB), Enfermeira do Centro de Referência em Esclerose Múltipla do Estado da Paraíba e membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Administração e Informática em Enfermagem (GEPAIE) da UFPB, docente do curso de graduação em Medicina e Coordenadora do Curso de Enfermagem do Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ.