BLOG DA GRADUAÇÃO

Curso de Enfermagem e a importância da prática humanista

O melhor curso de Enfermagem deve promover aos seus estudantes, além das aulas práticas voltadas para o mercado de trabalho, a prática humanista de atenção e cuidado ao paciente e usuário do sistema de saúde tanto público como privado. Como fazer isso?

O curso pode apostar na prática integrada à comunidade, diretamente com os usuários, sob supervisão dos professores. É assim que o futuro enfermeiro é preparado. Quer saber mais? Então pesquise, conheça mais sobre essa graduação e busque, também, informações sobre as instituições de ensino em potencial.

curso-enfermagem-blog-unipe-graduacao

Aproximação com a realidade

A proposta pedagógica do curso de Enfermagem do Unipê é diferenciada, pois trabalha a inter e a transdisciplinaridade. Nesse processo, o curso utiliza como metodologia a problematização, na aproximação o mais cedo possível com a realidade que o aluno vai enfrentar no mercado de trabalho.

O curso tem como diferencial competitivo a estruturação e a operacionalização de uma proposta que visa interligar o ensino com o serviço e a comunidade.

Baixar ebook

A prática da Enfermagem

No que se refere às aulas práticas do curso de Enfermagem, todas as habilidades são demonstradas e, posteriormente, aplicadas pelos discentes, sob supervisão docente, no Complexo Laboratorial e nas unidades Básica e Avançada. Os estágios são desenvolvidos em unidades ambulatoriais e/ou hospitalares, de forma humanista e conforme o grau de complexidade e as necessidades de cada componente curricular, em espaços físicos de instituições conveniadas.

Um ponto de destaque do curso diz respeito à Clínica Escola de Enfermagem, cuja estrutura física foi planejada de acordo com Portarias Ministeriais e o funcionamento pautado na filosofia proposta para a rede SUS, propiciando de forma sistematizada uma prática baseada em Protocolos Operacionais Padrão (POPs), coerente com os preceitos do SUS, além do hospital simulado para a prática de simulações realísticas.

Os atendimentos são humanistas e focados na promoção e prevenção da saúde, destinados a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), vindos de outras Clínicas-Escola da Instituição, além de usuários do projeto “Rede Integrada: promovendo saúde e cuidando da Família UNIPÊ”, que acompanha funcionários, alunos do UNIPÊ e trabalhadores terceirizados.

O curso de Enfermagem do UNIPÊ prepara os alunos da melhor forma possível, pois os colocam em situações de ensino-aprendizagem realísticas, construindo uma importante base teórica como repertório para por em prática seus conhecimentos.

Não perca tempo, explore suas habilidades humanistas e venha desenvolver suas potencialidades.

Baixar ebook

Enfermagem

Luciana Ferreira de Souza

Luciana Ferreira de Souza

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (1999). Especialista em Saúde da Família pela Universidade de Pernambuco – UPE. Mestre em Terapia Intensiva pelo Instituto Brasileiro de Terapia Intensiva / UNIBRATI, São Paulo-SP. Mestre em Modelos de Decisão e Saúde pela UFPB. Atualmente, enfermeira do Núcleo de Ensino e Pesquisa do complexo Pediátrico Arlinda Marques (João Pessoa-PB), Enfermeira do Centro de Referência em Esclerose Múltipla do Estado da Paraíba e membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Administração e Informática em Enfermagem (GEPAIE) da UFPB, docente do curso de graduação em Medicina e Coordenadora do Curso de Enfermagem do Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ.

MAIS LIDOS