BLOG DA GRADUAÇÃO

Cursar Administração ou Contabilidade? Saiba as diferenças para se decidir

Está terminando o Ensino Médio? Certamente, você está vivendo a angustiante tarefa de escolher a graduação, não é mesmo? É preciso sobreviver aos hormônios, à pressão exercida pelos pais e pela sociedade, à vontade de sair correndo e jogar tudo para o alto, à preocupação de não conseguir passar no vestibular e, em meio a isso tudo, ainda definir se vai cursar Administração, por exemplo.

Respira. E vamos com calma. Um primeiro passo que ajuda bastante é conseguir saber qual o seu perfil, por meio de um teste ou orientação vocacional. A partir disso, ficará mais fácil alinhar quais cursos mais se encaixam em seu estilo.

Ainda assim, podem surgir dúvidas sobre as diferenças entre Administração e Ciências Contábeis, por exemplo. Quer descobrir mais sobre o assunto? Continue a leitura!

cursar-administracao-ou-contabilidade-saiba-as-diferencas-para-se-decidir.jpg

Lembre-se que a dúvida não é só sua

É muito comum o dilema entre essas duas graduações, até porque existe uma grande proximidade entre essas áreas. Muitas empresas, inclusive, ficam indecisas sobre contratar um administrador ou um contador. Fato é que são áreas complementares, por isso, muitas vezes há confusão. Mas o fato é que ambos os cursos são imprescindíveis para o bom funcionamento de qualquer organização.

Hoje, em nosso post, você conseguirá saber os detalhes de cada carreira, analisando bem as diferenças entre Administração e Ciências Contábeis. Depois, poderá decidir sobre o que mais gostar. Afinal, isso é o que você fará por muito tempo e não há nada melhor do que fazer o que gosta no seu futuro. Acompanhe!

Não aja por impulso

Mesmo que esteja um turbilhão na sua cabeça, não vale a pena arrancar os cabelos e agir por impulso. É importante você parar e pensar bem para não se arrepender. Essa será sua profissão, ou seja, é uma decisão que vai durar muitos anos.

Está certo que você poderá mudar de ideia no caminho, mas pense: não será muito bom se você conseguir a sua independência o quanto antes? Ter seu sucesso profissional significa ter autonomia e, muitas vezes, é isso que falta para ser dono do próprio destino.

Saiba o que aprenderá ao cursar Administração

O curso de Administração é interessante, porque ele vai abordar mais de uma área do conhecimento. Trata-se de uma graduação classificada na área de humanas, porque é necessário um grande conhecimento de psicologia, por exemplo, mas também requer aptidões matemáticas e financeiras.

Cursar Administração de Empresas traz uma preparação ampla, dando conhecimento para o profissional formado nessa área atuar em diversos setores. O administrador sabe tanto de psicologia, para lidar com equipes, quanto de matemática financeira, para saber gerir as vendas e gastos de uma companhia e melhorar seu funcionamento.

Baixar ebook

Por isso, quem busca o curso de Administração deve ser alguém dinâmico, que goste de lidar com diversas informações ao mesmo tempo e queira trabalhar com recursos humanos. Aliás, o administrador trabalha muitas vezes em união com a área contábil das empresas, para que juntos possam pensar em ações de redução de custos, por exemplo.

Então, o perfil de quem busca a Administração gira em torno de quem gosta desse ambiente empresarial e de jogos de estratégia. Também diz respeito a quem leva jeito para ter o seu próprio negócio, como empreendedor.

Conheça as especificidades do curso de Ciências Contábeis

O curso de Ciências Contábeis tem como foco o controle do fluxo de caixa (financeiro) de uma organização ou empresa. Ou seja, você aprenderá a lidar com os números, com a parte monetária, o que envolve também conhecer a parte de tributos e leis voltadas para esse setor.

Então, se você gosta de números e a parte mais burocrática, Ciências Contábeis se encaixará no seu perfil. Mas, não significa que o contador lidará apenas com papéis e números.

Ele também trabalha pensando estrategicamente sobre como equilibrar as contas da empresa, melhorando a saúde financeira das instituições. Nesse sentido ele trabalha lado a lado com o administrador de empresas, a fim de melhorar todos os processos empresariais.

O curso é classificado na área de exatas, até porque quem estuda Ciências Contábeis terá uma grande carga de disciplinas ligadas a cálculo e legislação das áreas fiscal e comercial. Requer um estilo mais concentrado, para lidar com diversas informações, organizando e consolidando dados.

Analise o mercado e outros pontos importantes

Não só o que será estudado na sua faculdade deve ser levado em consideração quando for optar pelo curso de Administração ou Ciências Contábeis. Procure saber como estão, em sua cidade ou estado, as oportunidades para cada campo. Pense que você deve saber as tendências para daqui 4 ou 5 anos, quando estiver se formando. Com qual curso será possível alcançar os seus objetivos?

Para ter uma noção clara de como isso se desenrola, vale a pena visitar empresas e conversar com profissionais da área. Por exemplo, consulte um gestor formado em Administração ou fale com um contador experiente. Com certeza, eles poderão dar aquela força que falta para sua decisão. Veja também outros pontos que você pode observar:

Salário em cada área

Por mais que satisfação profissional e pessoal seja muito importante, saber quanto você ganhará, para se manter e custear tudo de que gosta, é um ponto crucial.

Oportunidades na sua região

Analise esses dados na cidade onde mora ou para o local que você pretenda se mudar.

Estilo e qualidade de vida

Carga horária de trabalho, como funciona o dia a dia e o retorno de satisfação: esses são pontos a serem considerados, correspondem às suas expectativas?

Avalie a possibilidade de fazer um concurso público

Saber de antemão se seu objetivo futuro é ter um cargo público também pode ser um diferencial na hora de você analisar qual a melhor graduação para você.

Por isso, não deixe de analisar nada que passe pela sua cabeça. Nada será bobo ou ingênuo. Se preferir, escreva o que sente. Projete-se em longo prazo, imaginando-se não apenas formado, mas exercendo sua profissão. Tudo o que vier à mente durante esses momentos será valioso para ajudar na melhor escolha do seu curso.

Agora que você já tem uma noção real das diferenças entre Administração e Ciências Contábeis, já conseguiu se decidir? Ou tem mais pontos que gostaria de abordar para pensar sobre o assunto?

Conte para nós o que você vem analisando e as suas dúvidas! Deixe o seu comentário no post para que possamos trocar ideias!

Baixar ebook

Administracao

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.