Veterinária

Conhecendo a grade curricular: o que se estuda na veterinária?

Mariana Brito
23-11-2018 9:10

Você ama animais e quer cursar uma faculdade que possibilite estar perto deles durante toda a vida profissional? Isso é ótimo! Mas você sabe realmente o que se estuda na Veterinária?

Pois é, cursar Veterinária é o sonho de muita gente. Muitos jovens trazem esse desejo desde a infância e, na hora de escolher a faculdade, não têm dúvidas sobre a carreira que os fará felizes.

Mas mesmo que a afinidade com a profissão seja uma das coisas mais importantes, conhecer a fundo a matriz curricular do curso desejado é fundamental. Isso porque engloba temas que farão parte da sua rotina de estudos nos próximos anos.

Neste artigo, separamos as grandes áreas das disciplinas do curso, as matérias que fazem parte da grade e como elas se aplicam à realidade do profissional de Medicina Veterinária. Vamos lá?

conhecendo-a-grade-curricular-o-que-se-estuda-na-veterinaria

Ciências Biológicas e da Saúde

Quem acha que já vai iniciar a faculdade aprendendo a dar pontos em animais e administrar remédios para pets está enganado. Esses saberes vão, sim, ser passados, mas um pouco à frente, ok?

Grande parte das disciplinas iniciais do curso de Veterinária consistem em temas das ciências biológicas e da saúde. Mas se no curso de Medicina, Enfermagem ou Nutrição elas são voltadas para os humanos, na Veterinária o foco está, obviamente, nos animais.

Disciplinas

Entre as disciplinas de ciências biológicas que integram o que se estuda em Veterinária estão, por exemplo:

  • Anatomia de Animais Domésticos;

  • Genética Animal;

  • Histologia Animal;

  • Metabolismo Animal;

  • Fisiologia Animal;

  • Imunologia Aplicada.

Se você já deu uma olhadinha na grade curricular do que se estuda em Medicina, deve ter percebido a semelhança entre os temas. Isso porque essa formação é básica para entender o funcionamento do corpo, seja ele humano ou animal.

A partir dessas disciplinas básicas os futuros profissionais de Medicina Veterinária estarão preparados para estudar temas mais aprofundados no mundo do cuidado animal.

acessar material

Aplicação

Você deve estar se perguntando como vai aplicar tantos saberes teóricos na sua rotina profissional, certo?

Pois bem, a teoria é fundamental na vida de qualquer veterinário porque, como falamos acima, dá uma base para entender os problemas que cada paciente vai apresentar em seu consultório.

Com a Anatomia, por exemplo, você vai conhecer todos os ossos dos principais animais tratados pelos veterinários e as diferenças entre eles. A Fisiologia também é fascinante e permite conhecer a fundo o funcionamento do organismo animal.

Uma coisa é certa: profissionais com boa base teórica têm um desempenho ainda mais satisfatório em sua rotina de atendimentos. Isso porque todos os saberes adquiridos na faculdade são relembrados e colocados em prática.

Ciência da Medicina Veterinária

Não vai demorar para você passar a cursar disciplinas mais práticas e focadas no dia a dia da sua futura profissão. Essa etapa é animadora para todos os alunos que começam a deslumbrar o desempenho de um profissional de Veterinária.

E logo chega a esperada hora de poder “colocar a mão na massa” e aprender técnicas de cirurgia e anestesiologia. Esse momento é o que mais chama a atenção de muitos alunos, principalmente porque são procedimentos muito requisitados e bem remunerados pelo mercado.

Se você está querendo saber o que se estuda na Veterinária, já deve entender que alguns momentos são difíceis e exigem sangue frio. Mas com certeza os resultados serão recompensadores, afinal, você poderá salvar a vida de animais em sua profissão!

Disciplinas

Algumas disciplinas dessa grande área da Ciência da Medicina Veterinária são extremamente práticas, outras mais teóricas e bem voltadas para a vida animal.

Você vai estudar a fundo as classes de animais e terá matérias voltadas para cada categoria: animais de pequeno porte, de grande porte e animais selvagens. Vamos ver algumas disciplinas?

  • Farmacologia;

  • Nutrição Animal;

  • Técnica Cirúrgica e Anestesiologia;

  • Medicina Veterinária Preventiva;

  • Clínica Médica Terapêutica de Pequenos Animais;

  • Clínica Médica Terapêutica de Grandes Animais;

  • Ginecologia e Obstetrícia.

Aplicação

Essa parte das disciplinas tem aplicação direta na rotina prática do profissional. Após a faculdade, alguns médicos veterinários resolvem, inclusive, se especializar em uma das áreas, a fim de ampliar seus conhecimentos.

É possível atuar com esses saberes em clínicas particulares, organizações de cuidados aos animais, instituições públicas, fazendas e sítios etc.

Ciências Humanas e Sociais

Ainda não acabou! Além das disciplinas das duas grandes áreas voltadas para biologia e medicina, existem também algumas matérias da área de Ciências Humanas que fazem parte do que se estuda na Veterinária.

Elas são extremamente úteis para dinâmicas profissionais do futuro, como você vai ver a seguir.

giphy

Disciplinas

Entre os conteúdos voltados para Ciências Humanas e Sociais que você vai aprender, estão:

  • Empreendedorismo;

  • Sociologia, Administração e Extensão Rurais;

  • Ética e Deontologia.

Aplicação

Essas disciplinas são importantes para sua carreira profissional. Afinal, entender a ética em torno do seu trabalho é obrigatório para trilhar uma jornada de sucesso e de respeito.

Se seu sonho é abrir um consultório particular, entender de empreendedorismo é algo que vai expandir seus horizontes e garantir decisões acertadas.

Como vimos neste artigo sobre o que se estuda na Veterinária, a dinâmica do curso vai bem além da administração de medicamentos, exames e cirurgias.

E isso é ótimo porque você terá um panorama sólido da biologia e da saúde animal, entendendo o funcionamento do corpo, a anatomia, doenças e genética. São esses fatores que permitirão que a análise do paciente no futuro seja mais clara e correta.

Sabemos que a escolha do curso de graduação é um momento decisivo para todo jovem e adolescente. De fato, é um momento muito importante da vida e merece que você dedique atenção para aprender o máximo possível sobre os cenários de profissões e acertar na sua decisão.

Agora, se você já decidiu sobre a escolha do curso, parabéns! Nosso desejo é que você seja um excelente profissional! Se ainda não tomou sua decisão, esperamos que este artigo sobre o que se estuda na Veterinária e outros em nosso blog ajudem nesse processo.

Por isso, continue conosco e descubra mais curiosidades sobre a Medicina Veterinária e outros cursos de graduação! É só curtir nossa página no Facebook!

baixe grátis o infográfico!

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos