BLOG DA GRADUAÇÃO

Conheça tudo sobre a grade curricular de Odontologia

Postado por Marcos Vasconcelos

O curso de Odontologia é um dos mais procurados por vestibulandos, sendo sempre bastante concorrido em quase todas as universidades. Todo mundo que pensa em cursar odonto já tem ao menos uma ideia de como é o dia a dia do profissional ─ afinal, quem nunca se sentou na cadeira de um dentista para fazer algum tratamento na vida?

Mas você saberia dizer do que tratam as matérias de odontologia que você aprenderá ao longo dos anos de formação? Se você sonha em se tornar um cirurgião-dentista ou acredita que essa é a profissão certa para a sua personalidade, continue a leitura e saiba tudo sobre a grade curricular de Odontologia!

conheca-tudo-sobre-a-grade-curricular-de-odontologia.jpeg

Como é o curso de Odontologia?

O período de estudos pode variar entre 4 e 5 anos, dependendo da faculdade. Em algumas instituições, as aulas são em período integral (e por isso o curso costuma ser concluído em menos tempo) e em outras no período matutino, vespertino ou noturno.

Depois de formado, o profissional receberá o título de cirurgião-dentista. Para atuar nas áreas específicas da odontologia, como ortodontia, periodontia, prótese dentária e outras, é preciso fazer uma especialização.

Na maior parte dos cursos, as aulas práticas começam a partir do terceiro ano, atendendo os pacientes na clínica-escola com supervisão dos professores.

Quem se interessa pelo curso de odontologia deve saber que não se estuda apenas as áreas ligadas aos dentes ou à boca. Há também uma noção completa sobre saúde, já que é essencial que o dentista tenha uma visão integrada do estado do paciente, com conhecimentos específicos sobre a região da cabeça e do pescoço.

Como é a grade curricular de Odontologia?

Antes de optar por esse curso, é importante conhecer um pouco mais das matérias de Odontologia. Assim, você terá certeza de que essa é a área do conhecimento com a qual você tem mais afinidade.

Embora a grade curricular possa variar de uma instituição para outra, todas devem cumprir as matrizes estipuladas pelo MEC. Por isso, ainda que as disciplinas apareçam com nomes um pouco diferentes, elas devem tratar basicamente dos mesmos assuntos, que são considerados essenciais na formação de um cirurgião-dentista.

Nos primeiros semestres, é possível que apareçam disciplinas comuns de outras graduações da área da saúde e da biologia, como microbiologia, fisiologia, patologia e imunologia.

Conforme os anos vão passando, as disciplinas ficam mais focadas e também mais práticas. Isso visa a formação completa do profissional e sua atuação no mercado de trabalho.

Além disso, prepare-se também para ter aulas de disciplinas mais ligadas a outras áreas do conhecimento. Alguns exemplos: ética, ciências sociais para odontologia, psicologia geral e saúde e sociedade.

Baixar ebook

No geral, podemos dividir as matérias de Odontologia da seguinte forma:

Matérias introdutórias

São aquelas que fazem uma abordagem mais ampla e que podem ser comuns a outros cursos da área de saúde, como:

  • Anatomia humana;
  • Bioquímica geral;
  • Imunologia;
  • Microbiologia;
  • Epidemiologia;
  • Patologia básica;
  • Farmacologia;

Matérias específicas

Voltam-se especificamente para a atuação do cirurgião-dentista, como:

  • Disciplinas relacionadas ao diagnóstico bucal (anatomia dos dentes, diagnóstico por imagem, dentística e cardiologia, técnica radiográfica, imagiologia odontológica e patologia bucal);
  • Disciplinas relacionadas ao atendimento clínico (anestesiologia, introdução à exodontia, materiais dentários, prótese dentária, periodontia, cirurgia odontológica, doenças parasitárias e fúngicas, dentística restauradora, endodontia clínica e laboratorial, bacteriologia, diagnóstico em odontologia, acompanhamento clínico, estética dental, implantodontia e cirurgia e traumatologia bucomaxilofaciais);
  • Disciplinas relacionadas à clínica prática infanto-juvenil (anatomia dos dentes decíduos, manejo da criança e do adolescente, ortodontia e ortopedia pré-clínica e clínica infanto-juvenil);
  • Disciplinas relacionadas à gestão de uma clínica e à atuação profissional (planejamento e gestão pública, psicologia clínica, odontologia legal e estágio supervisionado).

Não basta cursar todas essas disciplinas para conseguir se titular como cirurgião-dentista. Você ainda precisa realizar um trabalho de conclusão de curso e também cumprir as horas de estágio.

Existe uma carga mínima de horas de disciplinas eletivas (aquelas que não fazem parte da grade curricular obrigatória). Para receber o diploma, todos os estudantes devem cumpri-las.

Como você pode notar, as matérias da grade curricular de Odontologia visam englobar todas as áreas essenciais para que o dentista consiga atuar de forma ética, legal e também com conhecimentos específicos.

Do que tratam as matérias da grade curricular de Odontologia?

Lendo os nomes das matérias estudadas na grade curricular nem sempre é fácil compreender de quais assuntos elas tratam, não é mesmo? Conheça um pouquinho mais sobre as principais disciplinas:

Bioquímica

Aborda, de forma geral, as estruturas orgânicas e as propriedades químicas das biomoléculas. Assim, estuda a função das macromoléculas, o metabolismo, a digestão e absorção de nutrientes. Além disso, você também terá contato com as propriedades da água, o equilíbrio ácido-base e o metabolismo dos lipídeos, carboidratos e proteínas.

Imunologia

Trata dos órgãos e das células que compõem o nosso sistema imunológico, responsável por combater as doenças. Para isso, você estudará assuntos como: imunidade às infecções, antígenos, imunidade das mucosas, imunodeficiência, imunidade dos transplantes e muitos outros.

Anatomia

Estuda as estruturas do corpo humano. Assim, você terá uma visão geral dos sistemas respiratório, locomotor, digestivo, endócrino, cardiovascular e outros. Tudo com uma visão mais aprofundada do estudo anatômico do pescoço e da cabeça e de suas estruturas, como vasos sanguíneos, ossos e articulações.

Farmacologia

Aborda as propriedades dos medicamentos e de que maneira eles afetam o nosso organismo. Apresenta noções sobre a interação entre a droga e o receptor, os medicamentos contra dor, os anestésicos, os anti-inflamatórios, os antibióticos e outros.

grade-curricular-de-Odontologia

Materiais dentários

Trata dos materiais usados nos tratamentos dentários, estudando as aplicações e as propriedades da liga metálica, porcelana, pastas de zinco, gesso e outros.

Periodontia

É a área responsável pelo estudo das doenças, dos tratamentos e processos inflamatórios relacionados à gengiva. Esta disciplina tem muitas aulas práticas que ensinam a lidar com vários instrumentos e ferramentas.

Cirurgia bucomaxilofacial

É o uso de técnicas cirúrgicas e anestésicas, com orientações sobre vários pontos importantes, como pré-operatório, anestesiologia, planejamento cirúrgico, assepsia, processo de reparo, pós-operatório e outros.

Prótese dentária

Estudo do conceito e da aplicação de diversos tipos de próteses totais e removíveis, bem como a moldagem, o preparo da boca, os conectores e outros assuntos relacionados.

Traumatologia bucomaxilofacial

Está relacionada a lesões, traumatismos e anomalias da boca e dos sistemas de mastigação, como anatomia craniofacial, diagnóstico e tratamento das fraturas faciais, fisiopatologia do trauma e outras.

Gostou de saber mais sobre a grade curricular de Odontologia? Depois desse conteúdo, ficou mais fácil se decidir pelo curso? Então, curta a nossa página no Facebook e receba sempre dicas interessantes como essa!
Baixar ebook

Odontologia

Marcos Vasconcelos

Marcos Vasconcelos

Graduado em Odontologia. Mestre em SAÚDE COLETIVA pela Universidade de Pernambuco (2003). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: aids, cárie, perfil, comportamento e higiene. Experiência como executivo de operadora de planos de saúde, gestor do SUS e gestor educacional. Atua nas disciplinas de Saúde Coletiva, Bioética e Metodologia Científica.