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Conheça tudo sobre a grade curricular de design de moda

Você sabe o que se estuda em Design de Moda? É uma formação multidisciplinar, que foca em matérias que envolvem o mundo do vestuário, é claro, mas também inclui noções de administração, projetos e marketing. Um bom curso oferece uma gama ampla de estudos para formar um profissional multifacetado. No post de hoje, falaremos sobre a grade curricular de Design de Moda.

Mais do que criar roupas, o profissional tem incumbências que vão de desenvolver tecidos e estampas até gerir a própria empresa. Aprender competências e experiências diversas garante mais oportunidades no mercado de trabalho, que está cada vez mais dinâmico e moderno, em conexão com as principais tendências mundiais. Quer saber mais? Então continue a leitura!

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Disciplinas relacionadas à criação de Moda

O que motiva e inspira muitos candidatos aos cursos de Moda é trabalhar com grandes marcas, desenvolvendo as peças que serão sucesso no varejo. Mas isso não resume a atuação do designer de moda.

O graduado neste curso pode, por exemplo, especializar-se em desenvolver tecidos ou criar estampas. Pode, ainda, compor looks. De repente, virar um designer de acessórios.

É por isso que há disciplinas, tanto teóricas quanto práticas, que ensinam os fundamentos da Moda, do Design, do Desenho, da Estética e das Artes Visuais, que darão a você as bases para atuar na área. Confira algumas dessas disciplinas:

História e teoria do Design

Por trás de cada concepção de Design, há muita pesquisa, história e grandes precursores que abriram caminho e revolucionaram os formatos dessa arte. É isso que o estudante de design de Moda vai descobrir. Essa disciplina dá uma base estética e teórica fundamental para a atuação do profissional.

História da Arte e Moda

Também é importante aprender como os principais gênios da Arte desenvolveram seus trabalhos e como a Moda se aproveitou dessa fonte, transpondo os conceitos para o vestuário.

Guia prático para os futuros estudantes de Design de Moda

Estudos da cor

Como as cores se formam? De que maneira elas se harmonizam entre si? Quais as possibilidades e efeitos que suas combinações permitem? Disciplinas relacionadas às cores e ao estudo delas são muito importantes para o designer de Moda. Uma concepção correta das cores é fundamental para a criação de roupas e coleções com estilo e qualidade.

Modelagem

Desenhar o look pode parecer fácil. Mas de que forma é possível fazer com que ele se materialize na fabricação das peças e fique bom? A modelagem é isso: as técnicas empregadas em formar as peças, costurá-las harmonicamente, em dimensões reais, confortáveis e usáveis.

Em tempos de moda inclusiva, ou seja, voltada não apenas às pessoas que vestem manequins pequenos, mas a todos os tamanhos e dimensões, um trabalho de modelagem bem-feito, que atenda a todos os tipos de corpos, é fundamental.

Moulage

Você já ouviu falar em moulage? Esse termo, de origem francesa, significa a modelagem que citamos antes, porém, transposta para moldes em três dimensões. É a evolução dos croquis e moldes de antigamente, de forma a conseguir uma precisão maior na projeção das peças. Fundamental para o mercado de trabalho.

Tecnologia têxtil e estampas

Você estudará técnicas e práticas para o desenvolvimento e aprimoramento de tecidos, e também para a criação de estampas. Com novidades tecnológicas surgindo a todo momento, o designer de Moda precisa conhecer essa área. Especializar-se em desenvolvimento têxtil e estamparia é uma boa opção de nicho de mercado.

Disciplinas relacionadas à gestão de Moda

Mais do que criar roupas, é preciso ter em mente as potencialidades comerciais das peças e tudo o que envolve a parte de vendas. Isto também é atribuição do designer de Moda: planejar e executar as ações que vão levar à manutenção do negócio. Confira algumas disciplinas relacionadas a esse tema.

Moda e Comunicação

Disciplinas com esse tema vão dar bases para que você entenda as representações da Moda na mídia, de que forma as peças estão presentes nas mais diferentes plataformas e como algumas peças icônicas ganham espaço na memória das pessoas. Isso servirá de fundamento para planejamentos de marketing e assessoria de imprensa.

Planejamento e desenvolvimento de coleções

Marcas organizadas, desde as mais modestas até as estrelas internacionais, precisam planejar suas coleções minuciosamente para obterem os melhores resultados. É com essa disciplina que você aprende o que é preciso para aliar a visão criativa com os negócios.

Marketing de Moda

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Com essa matéria, você vai aprender a como tornar os seus produtos interessantes para a compra. São diversas as técnicas empregadas, que envolvem conceitos de Comunicação, Comércio e Administração. Fundamental para os negócios de Moda.

Fotografia de Moda

Também fundamental para a venda, a Fotografia de Moda é a representação visual do seu trabalho. Na verdade, a importância da fotografia vai muito além do aspecto comercial: são as imagens de suas peças, distribuídas em revistas, outdoors ou editoriais, que ficarão na mente do público, como a marca do seu trabalho.

O apelo visual e fotográfico é muito grande. Mais do que registrar as roupas, a fotografia ajuda a dar contexto ao seu trabalho, e representa, principalmente, a essência de sua marca, levando adiante os conceitos que você quer transmitir com as suas peças.

Gestão empresarial e negócios de Moda

Essa parte pode desagradar os estudantes que procuram o curso de Design de Moda focados em criação. Mas negligenciar a gestão e os negócios é perder uma parte crucial da área de Moda. Afinal, nenhuma marca sobrevive sem uma administração correta e ações positivas no mundo dos negócios.

E não pense que criação e gestão são distantes e antagônicas. Uma deve acompanhar a outra, por isso é tão importante que o designer tenha claro conceitos de negócios em sua mente. Assim, ele conseguirá criar peças que, além de estilo e qualidade, terão apelo de venda.

E, por fim, sobre a gestão, não esqueça: uma marca é uma empresa como qualquer outra, portanto, precisa de regras para se manter produtiva e lucrativa. É por isso que a gestão é fundamental para a sua área de atuação.

A grade curricular de Design de Moda é assim, múltipla e cheia de nuances. Os grandes profissionais da área apresentam diversas competências, e a universidade é o lugar certo para desenvolvê-las. Agora que você já sabe o que se estuda em Design de Moda, que tal curtir nossa página no Facebook? Assim, você não perde as atualizações do nosso blog e lê tudo em primeira mão!

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Design de Moda

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.

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