BLOG DA GRADUAÇÃO

Conheça o leque de profissões que a formação em Marketing propicia

Se você já se interessa pelo leque de opções para especialização que uma graduação em Marketing abre, provavelmente sabe também que dentro desse mundo de possibilidades existe uma grande variedade de cargos a serem ocupados por profissionais de Marketing, não é mesmo?

Profissões em Marketing

Que tal aprofundar um pouquinho sua pesquisa ao conhecer agora mesmo 7 oportunidades incríveis desse mercado? Confira nosso post e já comece a pensar sobre o que mais tem a ver com você!

Comunicação corporativa

Já ouviu falar sobre a comunicação corporativa e o endomarketing? Pois essas são práticas muito interessantes, ambas aplicadas dentro de ambientes empresariais. Têm o objetivo de otimizar a eficiência do trabalho dos colaboradores e transmitir, com o máximo de clareza possível, a visão, a missão e os valores da companhia.

Essa iniciativa não só alinha expectativas como motiva os funcionários e ajuda a antecipar eventuais problemas.

Pesquisa mercadológica

Já que dados são muito importantes nessa área, trabalhar com pesquisa mercadológica é uma opção bem interessante para profissionais de Marketing. É por meio desse trabalho que se tem uma visão mais detalhada sobre público-alvo, com dados relativos ao comportamento e às características dos consumidores, por exemplo.

Além disso, é fato que, hoje em dia, diversas empresas contratam pesquisas para conhecer melhor seu mercado e criar estratégias de Marketing mais eficientes. Pode estar aí sua grande chance!

Gestão de marcas

Acredite: o branding é uma tendência do Marketing que está longe de ser esquecida, afinal, a gestão de marcas é importante para todas as empresas em busca por uma diferenciação perante a concorrência.

E como conquistar o mercado é vital para aumentar as vendas, a gestão de marcas surge como forma de mostrar para o público os ideais da empresa. Isso é feito por meio de características de linguagem, identidade visual e linguagem de comunicação.

5 fatos que todo futuro profissional precisa saber antes de optar pela graduação em marketing

Trade marketing

Trade marketing é a especialidade do Marketing que cuida dos pontos de venda da empresa. Nesse contexto, atacadistas são grandes mercados para quem deseja trabalhar com trade.

É uma área que tem como objetivo ajudar os negócios a aumentar suas vendas e se diferenciar da concorrência por meio dos pontos de venda físicos do produto.

Consultoria estratégica

Na prática, uma estratégia de Marketing completa pode ser um desafio e tanto para várias empresas, principalmente se o orçamento disponível não for dos mais altos. E é aí que entra a consultoria de Marketing, a fim de ajudar negócios a se organizarem e otimizarem seus esforços.

Para os profissionais de Marketing, essa é uma excelente forma de sempre ter contato com diferentes modelos de negócio, além de oferecer a opção de contratos temporários.

Marketing esportivo

O mundo do esporte é um mercado enorme e cheio de oportunidades para diversos profissionais. E para o Marketing não poderia ser diferente. Sua vertente esportiva possui diversas áreas e especialidades, proporcionando que o profissional trabalhe em empresas apoiadoras do setor, em clubes, federações e até diretamente com atletas, gerenciando sua imagem e criando estratégias de comunicação, por exemplo.

Marketing político

A política é uma especialidade que precisa (e muito) dos serviços de comunicação. Assim, o Marketing político se encarrega de trabalhar a imagem de candidatos, antes, durante e após suas campanhas, procurando estreitar as relações com quem está disputando uma posição política.

Muito desse trabalho envolve mostrar que o candidato tem relação com as questões com que o público se preocupa.

Viu como a formação em Marketing oferece diversas opções interessantes para o profissional se especializar? Assim, seja trabalhando com Marketing Digital ou explorando outras áreas, o mercado está cheio de possibilidades para formados na área. Já sabe qual vertente pretende seguir? Comente aqui e nos conte sobre suas pretensões!

5 fatos que todo futuro profissional precisa saber antes de optar pela graduação em marketing

Marketing

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.