Conheça o campo de trabalho do gestor financeiro

É inevitável, hoje em dia, falar sobre Gestão Financeira e não mencionar a crise econômica que assola o Brasil e o mundo. E é nesse momento que, muitas vezes, abrimos mão de enxergar as coisas por um ângulo diferente e ver, por exemplo, as oportunidades que uma crise financeira pode trazer para o mercado.

Jorge Paulo Lemann, sócio do 3G Capital, disse, em agosto de 2015, ao comentar sobre a crise econômica, que “os empreendedores irão salvar o Brasil”. De fato, boas ideias, trabalho duro e geração de emprego são fatores fundamentais para que a economia no país volte a crescer. Porém, sem um planejamento financeiro adequado, as empresas não conseguem se manter sustentáveis e fecham as portas antes mesmo de completarem 5 anos de vida. O gestor financeiro, nesse sentido, é um dos profissionais que ganham ainda mais destaque nesse cenário econômico instável.

gestor financeiro

Quer saber um pouco mais sobre o mercado de Gestão Financeira e conhecer o universo de oportunidades que essa profissão ganha cada vez mais? Então acompanhe o post na íntegra!

Onde o gestor financeiro pode atuar?

Saber o momento certo de investir, avaliar os riscos do mercado, evitar gastos desnecessários, gerenciar o capital de giro e manter as contas equilibradas são apenas alguma das atribuições de quem possui graduação em Gestão Financeira e fazem total diferença na vida de qualquer organização.

Você pode estar se perguntando quais empresas precisam ter esse tipo de profissional em seu plantel, certo? A resposta é bem simples: todas. Indústrias, comércios, empresas públicas, agências, sejam elas pequenas, médias ou grandes, e de qualquer setor de atuação. Se a instituição depende de recursos monetários para se manter e crescer, ela, consequentemente precisa de um setor financeiro e um gestor responsável.

Quais são as possibilidades de carreira de um gestor financeiro?

Este setor é composto por vários cargos, cada um com uma função diferente de acordo com a necessidade da empresa na qual ele pertence. Falaremos sobre alguns deles abaixo.

• Analista Financeiro: é o responsável pelo planejamento da rotina financeira da instituição. É papel dele estar por dentro de todo fluxo do setor, como pagamentos e recebimentos efetuados, por exemplo. Com esses dados, esse profissional consegue apontar as melhorias a se fazer no que diz respeito ao aspecto econômico da empresa.
  • Analista de Crédito e Cobrança: é o profissional responsável por fazer o meio campo entre instituições bancárias e os clientes de uma empresa. O analista de crédito acompanha, em parceria com os bancos, os limites de créditos, o envio de notas fiscais, os contratos e a emissão de boletos.
  • Analista de Investimentos: analisa e viabiliza projetos financeiros, além de mapear o mercado com o objetivo de melhorar as ações e identificar oportunidades de negócios para a empresa.

As vantagens competitivas do tecnólogo em Gestão Financeira - UNIPE

• Analista de Tesouraria: é o responsável por todas as entradas e saídas de dinheiro de uma instituição. É ele quem gera os relatórios diários para que seja possível assegurar que as ações do departamento financeiro estão dentro do planejado.
  • Assistente Financeiro: auxilia de maneira sistemática os processos do departamento financeiro. Sua função é documentar e gerar relatórios sobre todas as transações realizadas.
  • Controller: este é um cargo mais estratégico e que vem ganhando força agora no Brasil. O seu principal objetivo é direcionar de forma orquestrada as atividades de controladoria, gestão e, claro, de finanças.
  • Gerente de Contas: serve de ponte entre a instituição e seus públicos no que diz respeito aos contratos financeiros. Ele é responsável por elaborar e gerenciar as melhores soluções para que o fluxo financeiro da empresa funcione perfeitamente.
  • Orçamentista: seu papel é garantir que a empresa contrate os melhores fornecedores. Para tal, ele cota os preços de produtos, verifica e registra a documentação necessária para em seguida elaborar planilhas com os dados do que foi cotado e comprado.

Além dessas, há várias outras funções nas quais os profissionais formados em Gestão Financeira podem atuar dentro das empresas. É possível, ainda, montar um escritório próprio e oferecer serviços como consultoria financeira, consultoria de controladoria ou consultoria de auditoria para vários clientes.

Este mercado é extremamente amplo e todos os cargos possuem papel determinante na missão de manter as contas equilibradas de uma organização.

E você, se identificou com alguma profissão? Tem habilidades para gerenciar contas e identificar os melhores investimentos? Já pensou em fazer o curso de Gestão Financeira? Compartilhe e comente o post!

As vantagens competitivas do tecnólogo em Gestão Financeira - UNIPE

Gestao Financeira

Aline Carolina da Silva

Tecnóloga em Saneamento Ambiental pelo Instituto Federal de Sergipe. É Mestre em Engenharia Urbana e Ambiental. Atualmente faz Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência nas áreas de Estudo de Impacto Ambiental, Plano de Gestão de Resíduos, Plano de Saneamento, Usina de Compostagem, Plano de Coleta Seletiva, Plano de Recuperação de Áreas Degradadas, além de experiência em Consultoria Ambiental prestado a diversos órgão e Empresas dos Estados de Sergipe, Pernambuco e Paraíba. Tem como Hobby ler livros de mistério e romance, além da dança.