BLOG DA GRADUAÇÃO

Conheça as principais funções do profissional de Redes de Computadores

 Um estudo da Cisco, em parceria com a consultoria IDC, sinalizou que 75% dos CEOs de empresas brasileiras buscarão especialistas em redes de computadores nos próximos anos. Esses profissionais precisam ter habilidades para fazer análise de requisitos, gerenciar serviços e configurar serviços de rede, administrar conectividade entre sistemas heterogêneos, avaliar desempenho e segurança de redes e configuração de sistema de comunicação de dados.

A estimativa é que faltem, hoje, no país, mais de 117 mil profissionais de TI capacitados para lidar com redes e conectividades, o que, sem dúvidas, revela um mercado promissor para quem faz ou quer fazer um curso de redes de computadores.

profissional de redes

Principais funções de um profissional de redes de computadores

Se você está pensando em fazer um curso de redes, além de saber que se trata de um mercado muito promissor, também é interessante conhecer as funções que você pode exercer nesta carreira. Veja só:

Analista de suporte de redes

Entre as atividades desta função estão: selecionar, implantar e manter hardwares e softwares básicos e de apoio, além de definir o controle de acesso aos recursos, participar da documentação de rotina e acompanhar o desempenho dos recursos técnicos em uma rede de computadores.

Analista de redes e de comunicação de dados

O analista de redes faz serviços nos equipamentos da rede local, instala e configura computadores e ativos da rede; também presta suporte à área de desenvolvimento de aplicações, registra ocorrências, orienta usuários, previne, acompanha e elimina falhas. Este profissinal, muitas vezes, participa na negociação para contratação de serviços e produtos com fornecedores externos.

Baixar ebook

Coordenador de projetos de redes

Com uma certa experiência profissional, o coordenador de projetos de redes junta os requisitos, orquestra uma equipe de desenvolvimento e fornecedores contratados, administra os orçamentos e controla os cronogramas para desenvolver ou adequar redes de computadores.

Gestor de segurança em redes de computadores

É o profissional responsável por garantir a segurança da informação numa rede de computadores, criando regras e políticas. Ele tem a última palavra quando o assunto é o controle de acesso, a contratação e a utilização de softwares e serviços de segurança, além de prezar semprer pelas melhores práticas e metodologias que mantêm a integridade dos dados que trafegam na rede.

Administrador de redes de computadores

O administrador é o responsável por projetar e manter uma ou mais redes de computadores, gerenciando os recursos computacionais relacionados a elas.

Consultor de redes

Este profissional tem uma função mais analítica. Ele faz diagnósticos e direciona as empresas para montar ou fazer ajustes em suas redes de computadores, buscando melhor aproveitamento dos recursos e resultados mais satisfatórios.

Como se tornar um profissional de redes de computadores

Além de gostar do universo da conectividade por meio de redes de computadores e se interessar por equipamentos (roteadores, servidores, switch e outros dispositivos de conexão), você também precisa conhecer os fundamentos e desenvolver habilidades de avaliação de desempenho dos sistemas de comunicação de dados e administração de segurança em redes.

Comece pela graduação em Redes de Computadores no Unipê, o curso tem duração de 2,5 anos e te dá o título de tecnólogo —, busque certificações que atestem seus conhecimentos e práticas, mantenha-se sempre atualizado com as novidades e esteja sempre atento às oportunidades.   

Ficou com mais alguma dúvida em relação à carreira em redes de computadores? Deixe um comentário!

Baixar ebook

Redes de Computadores

Felipe Soares de Oliveira

Felipe Soares de Oliveira

Possui graduação em Ciências da Computação pelo Centro Universitário de João Pessoa (2007), em Tecnologia em Redes de Computadores pelo IFPB (2008), mestrado em Informática, pelo Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da UFPB (2010). Desde 2014 é aluno de doutorado do Centro de Informática da UFPE. Atua no UNIPE como professor, instrutor do programa Cisco Net Academy e coordenador dos Cursos Tecnológicos da UBTech-TI. No mercado direciona suas ações como CEO & Co-Founder da Start-UP Media4ALL. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores e Internet, atuando principalmente nos seguintes temas: Arquitetura de Redes, Sistemas Distribuídos, Tecnologias para Educação, TV Digital e Internet.