BLOG DA GRADUAÇÃO

Conheça as principais especializações em Enfermagem

Quem se aventura pela fascinante carreira de Enfermagem sabe que a procura por melhores cuidados e procedimentos é constante. Sendo assim, este profissional não pode parar apenas no curso de graduação. Ele deve buscar mais capacitação por meio das especializações em Enfermagem.

Estes cursos apresentam qualificação para todos os gostos. Por exemplo, tem especialização para enfermeiros que adoram crianças, para outros que preferem cuidar de uma comunidade e para aqueles que gostam de entender o coração.

Quer saber mais? Acompanhe este texto e conheça 8 áreas de especialização em Enfermagem que vão melhorar a prestação de serviços em saúde.

conheca-as-principais-especializacoes-em-enfermagem.jpg

1. Enfermagem Obstétrica

Você gosta muito de bebês e adoraria auxiliar nos processos do parto de uma criança? Então, esta especialização nasceu para você. Neste curso, será possível se capacitar para poder prestar amparo às gestantes.

A enfermeira obstetra, acompanhada por um médico especialista na área, tem um olhar mais crítico quanto à condição da paciente gestante. E obtém maior conhecimento para lidar com eventuais problemas que possam prejudicar a gestação da criança.

2. Enfermagem em Estomaterapia com Ênfase em Feridas, Estomas e Incontinências

Feridas agudas e crônicas nas regiões anal e urinária estão entre os tópicos principais da especialização em Estomaterapia. Do ponto de vista cirúrgico, a estomia diz respeito à abertura feita na parede abdominal ou entre duas partes do intestino.

Geralmente, os estomas mais comuns são ocasionados por uma má formação genética, câncer ou por traumatismo que se alocam nas regiões intestinal e urinária.

Nesta especialização o profissional de Enfermagem pode se habilitar para dar apoio ao paciente e atuar no ensino e pesquisa, por exemplo. Os trabalhos podem ser feitos em hospitais, clínicas e consultórios especializados em Estomaterapia.

Para quem se forma nesta especialização pode contar com grandes chances de trabalho. Isso porque existe uma expectativa de crescimento nesta área no mercado nacional, pois o leque de possibilidades dessa especialização é muito grande.

3. Enfermagem em Saúde da Família

Você sempre gostou da área de enfermagem e gostaria de trabalhar mais diretamente com a sua comunidade? A especialização em Saúde da Família pode proporcionar isso a você.

O Programa Saúde da Família (PSF) é uma iniciativa do Ministério da Saúde que tem como meta melhorar a assistência primária de saúde, criando laços de corresponsabilidade entre profissionais da saúde e as comunidades.

Nesta especialização, o enfermeiro vai obter conhecimentos para contornar os problemas enfrentados pelas famílias em relação aos cuidados com seu organismo.

Por meio de um planejamento local, este profissional consegue trabalhar junto à população para obter melhores resultados de saúde e bem-estar.

4. Enfermagem Oncológica

Durante o tratamento de câncer é preciso ter um cuidado técnico especial com o paciente e uma preparação ética e psicológica. Essa é uma das preocupações da Enfermagem Oncológica.

O enfermeiro especialista em oncologia tem capacitação para prestar assistência nas áreas de Oncologia Clínica, Cirúrgica e de Cuidados Paliativos. Além disso, conhece fundamentos administrativos para entender a gestão em enfermagem oncológica.

As funções deste profissional também podem se estender para pesquisas científicas. Serão elaborados estudos para compreender e recomendar práticas de intervenção na área de enfermagem do câncer.

Baixar ebook

5. Enfermagem em Nefrologia

Cuidados relacionados ao sistema renal, esta é a especialidade da Nefrologia. O enfermeiro nefrologista tem competência para desempenhar suas atividades em hospitais e clínicas que atendem pessoas com problemas renais.

Ainda podem trabalhar em clínicas de hemodiálise e prestar assistência de enfermagem diretamente na residência de pacientes que têm complicações crônicas nos rins.

A prevenção de doenças renais também é uma capacitação que o especialista em nefrologia possui. A conscientização quanto aos perigos das doenças renais ajuda na identificação dos primeiros sinais de que os rins não estão funcionando bem.

6. Enfermagem do Trabalho

Secretários, advogados, operários da construção civil, professores. Todas as profissões precisam de um cuidado adequado quando o assunto é saúde. Buscando oferecer os melhores tratamentos, a especialização de Enfermagem do Trabalho veio para cuidar dessas demandas.

Este curso vai se encarregar dos serviços de higiene, medicina e segurança do trabalho para garantir um desempenho saudável e a valorização do trabalhador.

Dentre outras atividades do enfermeiro do trabalho estão o desenvolvimento de estudos sobre as condições de segurança e periculosidade do ambiente de trabalho e a elaboração de planos e programas de proteção à saúde dos empregados.

7. Enfermagem em Cardiologia e Hemodinâmica

Sabe qual a melhor especialização em Enfermagem para estudar e se capacitar sobre o coração e o sangue? É justamente o curso de Enfermagem em Cardiologia e Hemodinâmica.

Nesta especialização vai ser possível obter a preparação para dar assistência a pacientes clínicos e cirúrgicos nesta área. Além disso, vai aprender como gerenciar serviços, pesquisas científicas e tratamentos.

Essa especialização também confere ao profissional a formação em cuidados cardiológicos e intervencionistas. Uma série de conhecimentos capazes de otimizar o desempenho de atendimento aos portadores de doenças cardiovasculares.

8. Enfermagem em terapia intensiva

Assim como cada setor de atendimento em um hospital precisa de uma formação profissional adequada, o setor de unidade de terapia intensiva não é diferente.

O enfermeiro que cuida do paciente em estado crítico neste setor deve buscar conhecimento teórico-prático para oferecer o melhor tratamento.

Na especialização de Enfermagem em terapia intensiva, profissionais da área de Saúde e Enfermagem vão ter a preparação adequada para enfrentar as situações de alta complexidade em UTIs e CTIs.

Neste curso, estes profissionais vão ter disciplinas sobre humanização da assistência de Enfermagem, aspectos bioéticos e legais do cuidado em UTI, Urgência e Emergência, além de também conhecer sobre as contribuições que a farmacologia possui para pacientes críticos, dentre outras disciplinas.

Essas foram as principais especializações em Enfermagem. Além de conhecer os potenciais dessa área, é preciso ser compatível com o perfil do profissional de Enfermagem. Este é composto pelo senso de liderança e proatividade e a sabedoria para lidar com as pessoas. Além do mais, um bom profissional de enfermagem precisa saber trabalhar em equipe, já que a promoção da saúde é uma atividade conjunta.

Para você essas informações foram interessantes? Fique por dentro de outras dicas legais curtindo a nossa página no Facebook.

Baixar ebook

Enfermagem

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.