farmácia

Conheça as principais áreas de atuação do farmacêutico

Mariana Brito
21-11-2018 8:29

Quer descobrir quais são as principais áreas de atuação do farmacêutico? Esse é o assunto que separamos para você neste post. Adiantamos que o mercado para área é bem amplo e vai muito além das farmácias. Com isso, o profissional pode encontrar a oportunidade de trabalho perfeita de acordo com o seu perfil.

Quem ama os bichinhos de estimação, por exemplo, descobre na indústria veterinária a carreira dos sonhos. Os fãs de investigação criminal, por outro lado, têm a opção de investir na perícia. As alternativas são muitas para o profissional formado em farmácia. Para conhecer todas elas e saber como está o mercado para o farmacêutico, basta continuar com a gente. Boa leitura!

conheca-as-principais-areas-de-atuacao-do-farmaceutico

Como é o mercado de trabalho para a área?

A atuação do graduado em farmácia pode ser dividida basicamente em três grandes áreas: medicamentos, análises de alimentos e análises clínicas, sendo a primeira a maior delas. O legal é que além das alternativas clássicas, o profissional encontra muitas outras possibilidades que poderão ser exploradas de acordo com o perfil dele — falaremos sobre elas no próximo tópico.

Uma boa notícia é que o mercado farmacêutico está em alta. Apesar da crise vivenciada pelo país, as indústrias de remédios e cosméticos continuam a crescer, bem como as farmácias de manipulação e as drogarias. Isso se deve ao fato de a saúde e a estética serem assuntos que nunca saem da lista de prioridades da população.

Os investimentos recentes em biotecnologia, o crescimento da produção de medicamentos genéricos, a fusão de grupos importantes da indústria, além do aumento do consumo de produtos de beleza e fitness tornaram a carreira farmacêutica muito promissora. Se você tem interesse na área, o momento é muito bom para investir nessa formação.

Quais são as principais áreas de atuação do farmacêutico?

Nas próximas linhas, separamos as principais opções que o mercado de trabalho oferece aos graduados em farmácia. As opções são muito mais amplas do que você imagina. Acompanhe!

acessar material

Farmácia clínica

O farmacêutico clínico é aquele profissional que se dedica a ajudar os pacientes no que se refere à administração de medicamentos. Os que escolhem trabalhar em farmácias têm como responsabilidade orientar os vendedores para que eles consigam passar informações simples, precisas e claras para os clientes.

Você já foi a algum consultório farmacêutico? Eles ficam, geralmente, anexos às farmácias e permitem que o profissional realize atendimentos. Nas consultas, os pacientes recebem avaliações do uso de medicamentos, informações sobre os principais efeitos colaterais deles, explicações sobre a combinação de fórmulas e também o que esperar do tratamento. Se você gosta do contato com o público, esse ramo pode ser a escolha certa.

Cosmetologia

A cosmetologia é um dos segmentos da ciência farmacêutica dedicada à pesquisa, ao desenvolvimento, à elaboração, à comercialização e à aplicação de produtos cosméticos. Basicamente, ela possui três funções:

  • Estética, a qual diz respeito ao cuidado das regiões em que os produtos são aplicados;

  • Conservadora, que está relacionada à proteção da pele;

  • Corretiva, cujo propósito é promover correções em nossa pele, como o combate às rugas.

A área é tão importante que sem ela você, provavelmente, ficaria sem os seus cremes e produtos de beleza. Já imaginou? Além disso, graças ao trabalho de pesquisa, é possível descobrir novidades impressionantes capazes de facilitar muito o dia a dia das pessoas e deixá-las muito mais bonitas.

Farmácia veterinária

giphy

Quem tem um bichinho como companhia sabe o quanto ele se torna indispensável na vida. Quando o assunto é manter a saúde do pet em ordem, os donos não medem esforços. Nesse sentido, as pesquisas sobre o uso de medicamentos em animais são mais numerosas a cada dia, fazendo com que os farmacêuticos encontrem uma grande oportunidade nessa área.

Os profissionais que resolvem se especializar nesse ramo podem trabalhar em indústrias e laboratórios dedicados aos medicamentos de linha veterinária. O trabalho vai desde a pesquisa e o desenvolvimento de novas fórmulas, até o acompanhamento da linha de produção.

Indústria

Muitos farmacêuticos decidem construir sua carreira dentro das indústrias. Lá, os profissionais são responsáveis por fazer o controle de qualidade de medicamentos, a supervisão do transporte dos componentes produzidos, a conferência das matérias-primas recebidas, além da realização de pesquisas para o desenvolvimento de fármacos.

Perícia criminal

Já imaginou trabalhar em uma espécie de CSI da vida real? É isso que os farmacêuticos que optam pela perícia criminal fazem no dia a dia. Após as amostras biológicas, tais como sangue, serem coletadas na cena do crime, o profissional faz diversas análises desse material.

Os empregadores são, geralmente, órgãos ligados à polícia. O papel do perito é ajudar na identificação de criminosos e também no mapeamento dos danos causados às vítimas.

Saúde pública

Se o seu sonho é seguir a carreira pública, basta acompanhar os editais dos principais concursos estaduais e municipais. Postos de saúde, hospitais e outros estabelecimentos da rede pública estão sempre recrutando profissionais da área farmacêutica para compor o quadro de funcionários.

Administração de remédios, supervisão logística de medicamentos e orientações aos pacientes e demais profissionais fazem parte do cotidiano dos profissionais aprovados nesses concursos. Ficou interessado? Então, prepare o caderno e comece já a estudar. Afinal, a disputa costuma ser bem acirrada quando os cargos são atrativos.

Alimentos

Empresas alimentícias também oferecem oportunidades aos profissionais da farmácia. Nesses locais, eles são indispensáveis no desenvolvimento de métodos para a obtenção de alimentos — tanto para uso humano quanto veterinário —, realização de análise toxicológica, além do controle microbiológico, químico e físico-químico das matérias-primas. Farmacêuticos também podem atuar no controle de qualidade da produção e na fiscalização para o cumprimento de normas junto à vigilância sanitária.

Gostou de conhecer as principais áreas de atuação do farmacêutico? Caso tenha visualizado uma possibilidade para o seu futuro, é importante pesquisar mais sobre o tema, se manter atualizado sobre as novidades da área e levar os estudos a sério em uma instituição que ofereça ensino de qualidade. Ao fazer isso, uma trajetória brilhante aparecerá na sua frente!

Para continuar por dentro de tudo sobre o mundo universitário, siga a nossa página no Facebook. Esperamos você por lá!

baixe grátis o infográfico!

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos