BLOG DA GRADUAÇÃO

Conheça as diferenças entre Marketing e Publicidade

Você está empolgado para a faculdade e tem dado o seu melhor nos estudos, mas uma dúvida ainda está impedindo que você escolha o seu curso: existe alguma diferença entre Marketing e Publicidade? Qual dos dois seria a melhor escolha? Neste post, vamos tirar suas dúvidas!

Muitos estudantes e até alguns profissionais ainda têm essa dúvida e às vezes até chegam a achar que marketing e publicidade são a mesma coisa. Embora as duas profissões se interceptem em alguns momentos, elas são diferentes. Por isso, antes que você vá pesquisar por faculdades de marketing ou publicidade achando que os dois cursos são iguais, tenha calma! A graduação em marketing exige habilidades muito diferentes das habilidades exigidas na graduação em publicidade.

Para fazer a escolha certa, conheça as principais diferenças entre as duas graduações e eleja aquela que mais se encaixa no seu perfil.

marketing-e-publicidade

Marketing e publicidade não são sinônimos

As duas profissões estão interligadas porque o marketing é como se fosse a base de grande parte das estratégias da publicidade. Ele é mais abrangente e consiste em entender as necessidades de um determinado mercado e auxiliar na produção e na venda desse produto, desde a oferta até a fidelização desses clientes.

A publicidade é um dos vários componentes do processo de marketing, sua responsabilidade é divulgar o produto que o marketing planejou, vender, seguindo as estratégias traçadas e se comunicar diretamente com o público.

Agora, você vai conhecer as principais diferenças que você vai vivenciar na prática.

O profissional de marketing é curioso

Em toda profissão que envolva planejamento e arte, a criatividade é essencial, porém no marketing essa característica vai um pouco além. Para analisar comportamentos e tendências de consumo, o profissional de marketing precisa “incorporar” o seu público, imaginando seus comportamentos, seus desejos, e claro, os momentos ideias para inciar um relacionamento. Para prever essas situações, o profissional de marketing precisa ser curioso, e sempre contar com as principais técnicas e questionamentos, do marketing para criar estratégias com assertividade.   

“Por que o produto x foi um sucesso? Por que foi lançado nessa data, será que isso agradaria a minha audiência?”  São perguntas que você deve se fazer o tempo inteiro.

5 fatos que todo futuro profissional precisa saber antes de optar pela graduação em marketing

No marketing, é preciso familiaridade com números

Não ache que por escolher um curso na área de humanas, você vai ficar livre dos números e métricas. Os profissionais de marketing mensuram tudo o que está relacionado ao seu universo e justificam suas ideias com números. Fique tranquilo, você vai aprender isso na faculdade, mesmo se você escolher um curso superior de tecnologia em marketing, que é mais curto por ser mais voltado para a prática.

O profissional de marketing é expert em técnicas de vendas

Na faculdade de marketing, você vai entender como funciona a cabeça do seu consumidor e qual é a melhor maneira e o melhor momento para vender um produto. Estudos sobre neuromarketing e gatilhos mentais são algumas das coisas que você vai aprender para ser tornar um mestre de vendas.

No curso de marketing, você pode optar pela graduação tecnológica

Se você já trabalha na área ou deseja ingressar no mercado de trabalho o mais rápido possível, esta é uma modalidade de graduação mais curta, porém tão completa quanto o curso tradicional de 4 anos. Uma grande vantagem  dessa modalidade é que com o curso Tecnólogo em Marketing você já estará apto a exercer sua profissão na metade do tempo, saindo na frente e se destacando no mercado de trabalho.

O curso de marketing está em alta no Brasil

Com o mercado cada vez mais competitivo, as empresas estão buscando profissionais que criem estratégias de marketing diferenciadas, que ampliem o poder da sua marca. Não é à toa que essa profissão é uma das 7 mais requisitadas no país.

Além disso, as expectativas para o futuro são otimistas para todas as modalidades de marketing, principalmente para quem escolher áreas como inbound marketing, que é tendência na atual era digital.

Agora que você entendeu mais sobre marketing e publicidade, veja os 7 passos para escolher sua faculdade. Se você gostou deste post, deixe seu comentário abaixo e fique de olho no nosso blog para mais novidades!

5 fatos que todo futuro profissional precisa saber antes de optar pela graduação em marketing

Marketing

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.