BLOG DA GRADUAÇÃO

Conheça 8 tendências e novidades na área de administração de empresas

A formação em Administração de empresas é uma das mais versáteis e, portanto, também uma das mais promissoras da atualidade. Muito além dos cargos tradicionais nas áreas de recursos humanos e contabilidade, a área tem se revelado uma porta aberta para os desafios inovadores.

De empresas familiares a multinacionais — passando pelo mercado financeiro — as possibilidades são incontáveis e o que não falta são opções para os bons administradores.

Pensando nisso, para ajudar nas escolhas de sua carreira, preparamos este artigo sobre o perfil da profissão e apresentaremos oito tendências na área de Administração de empresas.

conheca-8-tendencias-e-novidades-na-area-de-administracao-de-empresas.jpg

O perfil do profissional de Administração de empresas

Sendo o curso mais procurado no Brasil, para se conquistar destaque na área de Administração de empresas, o primeiro passo é escolher uma boa instituição que permita extrair o máximo de aprendizado possível da graduação.

Os bons administradores costumam reunir uma lista de qualidades bem específicas. Manter-se atualizado sobre assuntos e novidades relacionados à economia nacional e mundial, por exemplo, é fundamental para aqueles que buscam uma carreira de sucesso.

É importante lembrar que, seja qual for a área de atuação, o bacharel em Administração lidará diariamente com planilhas e números. Será seu papel gerir recursos financeiros e humanos em uma instituição, de modo a torná-la o mais eficaz e organizada possível.

Além disso, é essencial ter sempre em mente que a formação do administrador de empresas é contínua: a graduação é só o primeiro passo. Especializações, leituras e acompanhamento das novidades de mercado são praticamente obrigações, se você pretende construir uma carreira de renome como administrador.

Mas não se assuste! Nada disso será um problema ou obrigação chata e desagradável, basta que você encontre uma área com a qual se identifique — e acredite, são muitas! A seguir, veja quais são aquelas que têm se revelado como as mais promissoras atualmente:

1. Atuação na sustentabilidade e responsabilidade social

O campo de sustentabilidade e responsabilidade social é um dos que mais cresce na área de Administração de empresas. O profissional que se interessar por ele poderá trabalhar em empresas privadas — de qualquer tamanho —, órgãos públicos, organizações sem fins lucrativos (ONGs), multinacionais, entre inúmeras outras opções.

Será sua função definir políticas corporativas com foco na sustentabilidade ambiental e social e, ainda, monitorar a implementação e manutenção delas. Na gestão ambiental, o administrador também terá que planejar, organizar e implementar projetos que visam a preservação e recuperação do meio ambiente.

2. Vasto campo nas micro e pequenas empresas

As micro e pequenas empresas são as que mais crescem no Brasil — ultrapassando a marca de 6 milhões cadastradas. Trata-se de um segmento altamente receptivo para um bacharel em Administração de empresas.

As funções exercidas são tão variadas quanto o número de negócios abertos. Alguns exemplos de campos são:

  • Relacionamento com o cliente;
  • Gestão de vendas;
  • Controle de admissões e demissões,
  • Área de Qualidade;
  • Gerenciamento logístico;
  • Departamento de compras.

Baixar ebook

3. O sonho do empreendedorismo posto em prática

Grande parte dos estudantes e formandos de Administração e já ingressou na graduação com o sonho de montar um negócio próprio o que é — diga-se de passagem — vital para o desenvolvimento da economia e do país.

Para que isso deixe der ser um sonho e passe a ser uma meta, desde as primeiras aulas, o aluno deverá estar atento às oscilações, comportamento e tendências do mercado.

  • Na hora de dar vida a um projeto de empreendedorismo, vai ser papel do administrador:
  • Elaborar estratégias de criação e direcionamento do empreendimento;
  • Avaliar as oportunidades e obstáculos a serem superados;
  • Estudar a concorrência e o público-alvo,
  • Definir um bom plano de gerenciamento de recursos humanos e financeiros.

4. Ideias e postos inovadores nas startups

As startups nada mais são do que empresas jovens que buscam a inovação em qualquer tipo de setor ou atividade e que demonstram um plano de negócios articulado, escalável e receptivo. Ou seja: novas empresas com alto e comprovado potencial de crescimento. Nesse sentido, as startups proporcionam, para seus funcionários e idealizadores, o mesmo potencial de crescimento que carregam em si.

As áreas de atuação para administradores de empresas são incontáveis, e aqueles especializados em áreas como tecnologia da informação e marketing estão dentre os mais requisitados e bem remunerados.

5. As oportunidades no mercado esportivo

A administração esportiva é outra que tem ganhado destaque entre as mais bem pagas na área de Administração de empresas. No Brasil, esportes como futebol, vôlei, futsal, natação e judô são alguns dos mais populares e, portanto, com mais abertura de mercado.

Nesse campo, será função do bacharel definir políticas para o esporte — quando atuar em órgão oficiais, como a FIFA —, gerenciar equipes e times, organizar e promover competições e cuidar da imagem pública do esportista ou time representado.

6. A multidimensional administração na rede hoteleira

A administração hoteleira é uma área forte tanto no Brasil quanto fora. Por isso, possibilita carreiras internacionais para os profissionais que atuam no setor. É função do administrador de hotéis ou redes hoteleiras, entre outras coisas:

  • Gerenciar os estabelecimentos (hotéis, pousadas, redes de hotel, parques temáticos etc);
  • Supervisionar a situação financeira;
  • Garantir o pleno funcionamento das empresas;
  • Gerir os serviços internos, como manutenção, marketing e reservas.

7. As possibilidades na área de tecnologia da informação

Em uma realidade cada vez mais conectada, naturalmente grande parte dos postos de trabalho também convergem para o setor de tecnologia e informação.

Para administradores, essa é uma das áreas mais bem pagas e com mais demanda por profissionais capacitados. A ele é incumbido o gerenciamento dos sistemas de tecnologia de informação em um estabelecimento ou instituição, atualização de equipamentos, softwares, programas e tecnologia essenciais ao negócio.

8. O coração das empresas está em seu marketing

O marketing, especialmente o digital, é também um campo que tem gerado grandes e excelentes perspectivas no mercado, além de muitos empregos. Aliado à publicidade, o marketing é parte essencial da gestão empresarial de qualquer setor e as possibilidades para profissionais são grandes.

Na gestão de marketing, o administrador é responsável por:

  • Definir metas e estratégias de atuação de uma empresa;
  • Avaliar e estudar as necessidades, hábitos e desejos do público-alvo;
  • Desenvolver serviços ou produtos que atendam esses anseios;
  • Planejar as vendas, do cronograma ao monitoramento dos resultados.

Essas são as tendências mais promissoras e interessantes — e, algumas delas, das mais inovadoras — na área de Administração de empresas? Se você está escolhendo sua profissão ou acompanhando as tendências de mercado, não deixe de curtir a nossa fanpage!

Baixar ebook

Administracao, áreas de administração