Gestao Financeira

Conheça 7 práticas de gestão financeira aplicáveis no dia a dia

Ana Flávia da Fonseca
09-02-2018 6:25

A gestão financeira está presente na vida de todos nós, até mesmo antes de nascermos. Por exemplo, quando a sua mãe estava grávida, ela provavelmente já organizava recursos financeiros para proporcionar a você uma vida mais segura e confortável.

Tudo que fazemos, independentemente da nossa idade, requer dinheiro e um bom planejamento para fazer o melhor uso dele. Nesse sentido, o curso de gestão financeira não é apenas um caminho profissional interessante, mas também uma oportunidade de melhorar a sua relação com o dinheiro.

Confira 7 práticas de gestão financeira aplicáveis no dia a dia!

conheca-7-praticas-de-gestao-financeira-aplicaveis-no-dia-a-dia.jpg

1. Identifique suas fontes de renda

Você só vai saber o quanto pode gastar se souber o quanto ganha. Identificar suas fontes de renda é algo muito importante para ter a exata noção de tudo o que pode realizar com o seu dinheiro. Talvez a sua grana não seja tão grande hoje, mas começar a ter esse hábito no presente vai ajudar a administrar recursos maiores no futuro.

Se você recebe um salário, registre esse valor em uma planilha como sua renda fixa. Caso tenha outras fontes de dinheiro, como “pequenos bicos” ou trabalhos freelancers, registre esses valores como rendas variáveis. O importante é ter o controle de todo dinheiro que entra na sua carteira.

2. Controle adequadamente seus gastos

Assim como é importante controlar o que você ganha, é fundamental saber com o que esse dinheiro é gasto. Essa é uma prática de gestão financeira que vai evitar contas no vermelho. Se você recebe o valor X de salário, que é uma renda com a qual você conta todo mês, nunca deve gastar mais do que esse valor.

Coloque em sua planilha seus gastos mensais: lanches, cinema, transporte, suas eventuais saídas no final de semana, algum presente que tenha comprado. É importante registrar todos os gastos, por mais insignificantes que pareçam; ao final do mês, esses valores vão fazer diferença. Se você comprou um chiclete de 40 centavos, deve registrar esse gasto direitinho!

baixe agora!

3. Tenha clareza dos seus sonhos

Os jovens são cheios de sonhos ― essenciais em qualquer época da vida! Eles são o motor que nos faz alcançar cada vez mais conquistas. Pense em todos os seus desejos e registre-os de forma sistematizada. Você pode ter sonhos mais imediatos, como fazer uma viagem; ou de médio e longo prazos, como comprar um veículo para se locomover com mais facilidade.

Cada sonho deve vir com as perguntas: quando eu vou realizá-lo? O que vou fazer para alcançá-lo? Isso é importante para traçar um plano que vai permitir transformá-lo em realidade.

4. Faça um bom planejamento

Identificar os sonhos é apenas uma etapa. Fazer um bom planejamento para realizá-los é uma prática fundamental de gestão financeira. Se você deseja tirar a sua carteira de motorista em até 2 anos e comprar uma moto ou carro em 4, já pode fazer o seu planejamento para alcançá-los.

Saiba exatamente quanto vai precisar investir em cada sonho e divida esse valor pelo prazo em que ele será realizado. Se para tirar a sua carteira você gastará R$ 1.000, deve dividir esse valor em 24 meses, que é o seu prazo. Reserve R$ 41,67 todo mês para pagar esse investimento.

Você pode juntar a metade do valor em um ano, dar entrada na documentação e nas provas necessárias e continuar juntando o restante no próximo ano. Faça da mesma forma com a compra do veículo: saiba o valor total do bem, divida pelo prazo de realização e vá juntando até conseguir.

5. Tenha foco e disciplina

As práticas de gestão financeira exigem foco e muita disciplina em qualquer época da vida. Muitas vezes, você vai perceber que vai ser difícil cumprir aquilo que planejou no orçamento, mas lembre-se de que está fazendo um esforço hoje para ter algo maior no futuro. Vale a pena se privar de pequenos prazeres no presente para curtir um grande sonho daqui um tempo.

Para manter o foco, é importante manter seus sonhos em mente e saber dizer não quando a “tentação” bater! Você pode ter vontade de comprar aquele tênis, ir a algum show ou de fazer alguma extravagância. Quando isso acontecer, calcule o gasto que você terá com eles e veja se terá que abrir mão de um sonho futuro para realizar algo no presente.

A decisão é sua, você é quem deve avaliar se isso será importante no momento, mas o curso de gestão financeira vai ajudar muito a tomar decisões como essas.

conheca-7-praticas-de-gestao-financeira-aplicaveis-no-dia-a-dia.gif

6. Procure alternativas para aumentar seus ganhos

No início deste texto, falamos de ganhos fixos e variáveis. Se você não tem previsão de ganhar um aumento salarial agora, pode pensar em formas de ter mais ganhos variáveis e, assim, poupar mais dinheiro para realizar seus sonhos.

Se você ficou em dúvida no tópico anterior sobre usar o dinheiro reservado para a carteira de motorista e a compra do veículo para fazer outras coisas, saiba que ainda existe a alternativa de aumentar os ganhos para realizar aquilo que precisa no presente.

Procure alguma atividade alternativa que lhe permita juntar dinheiro para os desejos mais imediatos, como por exemplo trabalhar como “dog walker” (pessoa que ganha para passear com cachorros). Assim, seus sonhos não serão sacrificados.

7. Saiba que práticas de gestão financeira são para sempre

Talvez você tenha dificuldade de juntar dinheiro ou conviva com pessoas em sua família que também tenham essa dificuldade. Isso é muito comum, pois a gestão financeira só começou a ser uma disciplina ensinada em escolas há pouco tempo. Isso é muito sério e interfere na vida do indivíduo para sempre. Com o uso da tecnologia e das novas mídias, aprender sobre finanças ficou mais fácil.

A boa notícia é que esse é um caminho sem volta! Depois que as pessoas percebem que é possível realizar qualquer tipo de sonho com um bom planejamento financeiro, não querem nunca mais deixar de fazê-lo e levam seus ensinamentos para a vida toda. Por isso, comece agora mesmo e não desanime. Em breve você, dará aulas de gestão financeira para a família toda!

Quer acessar outras dicas incríveis como essa? Curta a nossa página no Facebook e aproveite cada conteúdo!

baixe agora!

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos