Arquitetura e Urbanismo

Conheça 7 arquitetos famosos que vão te surpreender

Mariana Brito
25-07-2018 11:01

A arte de desenhar, projetar e criar faz parte do histórico dos arquitetos famosos que deixaram ou ainda deixam suas marcas pelo Brasil e mundo afora. São personalidades que foram bem além dos conceitos teóricos, inspirando gerações e conquistando os gostos mais refinados.

Para você iniciar o curso de Arquitetura e Urbanismo com referências ímpares, selecionamos a trajetória de sete arquitetos que certamente vão inspirar os seus futuros projetos.

Portanto, continue lendo este post e inspire-se nas influências de quem entende do assunto. Afinal, eles fizeram história e muitos ainda estão em plena atividade com projetos no campo, na cidade ou no litoral.

Conheça-7-arquitetos-famosos-que-vão-te-surpreender-blog-Unipê

1. Oscar Niemeyer

A nossa seleção não poderia começar com outro nome. Projetista de Brasília, de monumentos com traços ousados, Oscar Niemeyer é o arquiteto mais famoso do Brasil e foi um ícone da arquitetura mundial.

Pioneiro no uso do concreto armado de maneira estética, Niemeyer conseguiu o respeito não só de profissionais gabaritados na área, como também de personalidades de diferentes setores pelo mundo afora.

Foram mais de 600 projetos ao longo de sua vida, sendo agraciado pelo Prêmio Pritzker de Arquitetura (O Oscar da profissão), em 1988, em razão do projeto da Catedral de Brasília.

A filosofia do design do arquiteto sempre seguiu a beleza, prevalecendo sobre as limitações da lógica construtiva.

A assinatura de Niemeyer está ainda em diversos pontos turísticos brasileiros, como:

  • Na Oca do Parque Ibirapuera, em São Paulo;
  • Nos sambódromos do Rio de Janeiro e Anhembi;
  • No Conjunto Arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte;
  • No Catetinho a primeira residência oficial do presidente Juscelino Kubitschek entre inúmeros outros.

Oscar Niemeyer produziu até o último suspiro, mantendo-se ativo mesmo após os 100 anos de idade.

2. Paulo Mendes da Rocha

Sendo um dos principais arquitetos que continua na ativa no Brasil, Paulo Mendes da Rocha é de Vitória, no Espírito Santo, e já recebeu o Leão de Ouro da Bienal de Veneza.

Seus traços remetem à geografia na busca pela incorporação entre as áreas sociais e ambientais. Rocha faz parte do seleto grupo de arquitetos famosos que inspiram as novas gerações. É um nome que não pode fugir os estudos de quem pretende cursar Arquitetura e Urbanismo.

Isso porque diversas construções renomadas possuem a assinatura de Rocha, como:

  • A Praça do Patriarca, em São Paulo;
  • O Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo;
  • A sede social do Jockey Club, em Goiânia;
  • A Pinacoteca de São Paulo;
  • A capela de Nossa Senhora da Conceição, no Recife, entre muitas outras.

Trata-se de um profissional que observa a engenhosidade do mundo, criando o conceito de arquitetura sintética, ou seja, suas obras intervêm na natureza de forma criteriosa.

baixe grátis

3. Isay Weinfeld

Integrante de uma geração mais nova entre os arquitetos famosos, Isay Weinfeld conta com influências do cinema, cenografia e design de mobiliário. Seus projetos incluem casas, prédios residenciais, agências bancárias, hotéis, lojas e restaurantes tanto no Brasil como em outros países.

Com estilo único, o arquiteto obteve o reconhecimento em todas as obras assinadas, principalmente em razão do elemento surpresa nas criações. Para ele, esse aspecto evita a repetição.

Totalmente sintonizado com o modernismo, o arquiteto apresenta em suas obras boas proporções, linhas retas e detalhamento, ousando em tudo o que faz.

Recebem os seus traços:

  • A Livraria da Vila, em São Paulo;
  • O Edifício 360º, também em São Paulo;
  • O Hotel Fasano Las Piedras, em Punta del Leste, no Uruguai, entre outros.

4. Rosa Kliass

Formada na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, em 1955, Rosa Kliass fez história por ser considerada uma das primeiras mulheres a atuar na área de paisagismo no Brasil.

Enfrentando preconceitos e olhares desconfiados no começo da carreira, ela foi adiante com seus projetos e conseguiu ser uma liderança na categoria, criando a Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP).

Rosa Kliass desenvolveu o plano urbano e paisagístico da cidade de Curitiba, no Paraná, em 1965. Fez parte da equipe que reestruturou o Vale do Anhangabaú, em São Paulo e ainda deixou sua contribuição ao transformar o antigo prédio do Presídio do Carandiru no atual Parque da Juventude.

Defensora dos paisagistas, Kliass diz que a área de Arquitetura e Urbanismo necessita de novos profissionais que se empenhem, criando mais obras que integrem o verde em diferentes tipos de ambientes.

5. Lúcio Costa

Apesar de ter nascido na França, foi no Brasil que Lúcio Costa se transformou em um dos arquitetos mais famosos do mundo. Praticando uma arquitetura desconectada das principais novidades mundiais, chegou a ministrar aulas em universidades, sendo inclusive professor de Oscar Niemeyer.

O seu primeiro projeto foi o traçado do Ministério da Educação, no Rio de Janeiro, então capital do país, em 1936. Depois, o arquiteto demonstrou em suas obras uma valorização de alguns conceitos modernistas. Podemos citar como exemplos o piso térreo livre e o terraço-jardim.

Lúcio Costa participou do Plano Piloto de Brasília, ganhando fama internacional por conta da vitória no concurso e se dedicou à carreira acadêmica na Escola de Belas Artes.

conheca-7-arquitetos-famosos-que-vao-te-surpreender

6. Lina Bo Bardi

Entre os arquitetos famosos, Lina Bo Bardi se destacou tanto pelo encanto de suas obras quanto pela conquista do espaço em uma sociedade machista, ou seja, ela foi determinada e ousada.

Suas obras trazem traços charmosos e requintados, como o Museu da Arte de São Paulo, o Masp, com um vão livre que fez e faz história. Lina nasceu na Itália e se naturalizou brasileira, sendo a responsável ainda por projetos inovadores, como do Sesc Pompéia, na capital paulista e do Solar Unhão, em Salvador.

As criações da arquiteta trazem conceitos de simplicidade, clareza e valorização do convívio entre as pessoas. Diante disso, os projetos colocam o ser humano como protagonista.

7. Roberto Burle Marx

A paixão por plantas acompanhou as obras de Roberto Burle Marx, que se aprofundou em pintura ao ficar na Alemanha em razão de um problema de saúde.

Estudou arquitetura na Escola Nacional de Belas Artes, onde teve influências de grandes mestres, como Portinari e Niemeyer. As obras de Burle Marx são paisagísticas e trazem referências nada conservadoras.

Foi ele quem projetou diversas praças e parques no Brasil, sendo reconhecido por conta dos projetos arquitetônicos focados no modernismo. Contam com a sua assinatura a Praça da República e o Parque Ibirapuera, ambos em São Paulo.

Depois de conhecer um pouco da trajetória dos setes arquitetos famosos, agora é a hora de você se empenhar nos estudos, com foco na profissão de arquiteto!

Já escolheu a carreira que vai seguir? Quer sempre ficar bem informado sobre o mundo acadêmico?

Então curta agora mesmo a nossa página no Facebook e não perca as novidades!

clique aqui e faça o download

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos