BLOG DA GRADUAÇÃO

Confira quais são as principais áreas de atuação da Odontologia

Postado por Marcos Vasconcelos

Gengivas, dente, mordida, cárie e amálgama. Alguma dessas palavras soa familiar aos seus ouvidos? Provavelmente sim! Quem já não sentiu uma pontinha de medo de ir ao dentista?

Mas e do outro lado? Quem é essa pessoa que escolheu a Odontologia como carreira e pretende segui-la bem ao estilo "até que a morte nos separe?". Além de ser uma carreira ampla, em decorrência da evolução tecnológica, que impacta profundamente a área de saúde, é uma especialidade múltipla e dinâmica.

Se você se identifica com a profissão ou sente que é isso que quer estudar nos próximos quatro ou cinco anos, listamos abaixo as principais áreas de atuação da Odontologia. Vamos a elas!

confira-quais-sao-as-principais-areas-de-atuacao-de-odontologia.jpg

Clínica geral

Esta talvez seja a área mais tradicional e generalista da Odontologia, porque engloba os procedimentos preventivos e curativos da boca e dos maxilares. O clínico é quem faz a limpeza bucal, trata as cáries, aplica flúor, restaura e extrai dentes, cuida da língua, bochechas, gengivas e lábios, além de examinar radiografias.

O clínico acompanha a saúde bucal do paciente durante toda a sua vida. Pelo menos, deveria. É tão importante que sempre ouvimos que devemos recorrer ao dentista pelo menos uma ou duas vezes por ano. E quem já sofreu de uma dorzinha de dente interminável sabe que esse é o profissional indicado.

Endodontia

Você já fez tratamento de canal? Pois é. Foi um endodontista que cuidou de você, mesmo que anteriormente você tenha sido atendido por um clínico geral. Essa área trata alterações na polpa dentária e na raiz dos dentes.

Mesmo que não seja necessário o tratamento do canal, ele avalia os níveis de lesão ou doenças do nervo e da raiz, nos casos de alterações, seja por cárie, fraturas ou traumas, verificando também a necessidade de próteses.

No caso do tratamento de canal, o procedimento consiste na remoção do tecido mole (polpa) que se encontra na parte interna (canal) do dente e que pode estar inflamado, infectado ou necrosado (morto). Ao remover esse tecido, o endodontista esteriliza o canal e o preenche com material específico.

 

Implantodontia

Segundo especialistas, é uma das carreiras mais promissoras dentro da Odontologia, responsável pela realização de próteses dentárias, pinos para restaurar espaços ausentes de dente ou até mesmo procedimentos cirúrgicos.

É o caso da implantação de um parafuso de titânio no interior do tecido ósseo, onde ficava o dente ou parte dele. O titânio consegue fazer a osseointegração, ou seja, ele se incorpora ao osso e sobre o implante é colocada uma peça.

A implantodontia permite também reabilitações de pequeno, médio e grande porte, chegando até a reabilitações totais fixas ou removíveis.Baixar ebook

Odontologia legal (forense)

Mais recente e por isso menos conhecida, essa área de atuação tem crescido nos últimos anos. O profissional é responsável por realizar exames e perícias judiciais visando elaborar laudos, pareceres técnicos e atestados.

É também função da Odontologia legal colaborar na identificação de cadáveres pela arcada dentária, vítimas de acidentes em massa, crimes e situações em que os corpos ficaram carbonizados.

O perito ainda pode atuar na estimativa de idade em averiguação de maioridade, na avaliação de marcas de mordida em cenas de crime ou em casos de maus-tratos a crianças ou idosos.

Odontologia restauradora (estética)

Também conhecida como dentística restauradora, é a área de atuação, digamos, que mais lida com a vaidade dos pacientes. Além de restaurar e restabelecer forma e função dos dentes, essa especialidade trata do clareamento, do uso de resinas, de facetas, peeling gengival e restaurações estéticas.

Mais que um sorriso bonito ou a beleza dos dentes, a Odontologia restauradora envolve também a saúde psicológica, a composição equilibrada da face e dos lábios, enfim, o bem-estar dos pacientes, entre outros detalhes.

Odontopediatria

Com certeza aquele dentista da infância ficou guardado na sua memória, seja qual for o motivo. O odontopediatra é um profissional muito importante porque busca preservar a dentição decídua (dentição de leite).

Além da dentição de leite ser importante para os anos que vêm a seguir, sua conservação é importante porque ajuda o desenvolvimento da fala e a mastigação nos primeiros anos de vida, contribuindo para o equilíbrio emocional das crianças, bem como sua autoestima.

areas-de-atuacao-da-odontologia

Ortodontia

Também muito solicitado, especialmente por adolescentes e adultos, o ortodontista corrige a posição da arcada dentária dos pacientes por meio de aparelhos ortodônticos. Ele ainda cuida de problemas de distúrbios de crescimento, desenvolvimento e amadurecimento da face e da arcada.

Pode ser dividida entre ortodontia fixa (quando os braquetes são fixados diretamente nos dentes) e móvel (aparelhos removíveis). Nos casos mais graves, quando se trata de um adulto, é indicada a cirurgia ortognática, necessária para corrigir distúrbios de face e de mordedura.

Periodontia

Placa bacteriana, gengivite e periodontite. O especialista em Periodontia cuida do bem-estar das gengivas e dos ossos que sustentam os dentes, seja por meio de cirurgias, raspagens ou outros procedimentos no entorno dos dentes.

As doenças periodontais geralmente são causadas por placa bacteriana. Quando apenas as gengivas são afetadas pelas placas, levam o nome de gengivite. Quando a doença atinge os ossos que sustentam os dentes, o diagnóstico é de periodontite.

Traumatologia e cirurgia bucomaxilofacial

O nome da área de atuação é enorme e, coincidentemente, concentra uma enormidade de traumatismos, lesões e anomalias na boca, face e no sistema de mastigação (maxilar, mandíbula e gengiva).

O traumatologista e cirurgião bucomaxilofacial faz cirurgias, implantes, transplantes e enxertos para recuperar o aparelho mastigatório. Ele também verifica o aparecimento de tumores benignos e malignos, cistos nos maxilares, lesões provocadas por vírus, fungos e doenças, como tuberculose, sífilis e Aids.

Como se vê, a Odontologia permite a atuação do profissional em várias áreas. O mercado de trabalho é quase sempre bom, porque o odontologista pode trabalhar em hospitais, postos de saúde, clínicas odontológicas, sindicatos, escolas, cooperativas, empresas públicas e privadas ou até mesmo abrir o próprio consultório.

Além disso, à medida que o país se desenvolve, maior é a preocupação da população com a saúde e, por que não, com a saúde bucal, sem falar que a profissão em si é muito respeitada pela sociedade. Independentemente da área, o mais importante é que você se descubra e fique feliz com sua escolha profissional.

Enfim, se você está em dúvida, este texto pode ajudá-lo a se decidir. Então, pense bem em cada uma das áreas de atuação da Odontologia! Aproveite e curta nossa página no Facebook e boa sorte!


Baixar ebook

Odontologia

Marcos Vasconcelos

Marcos Vasconcelos

Graduado em Odontologia. Mestre em SAÚDE COLETIVA pela Universidade de Pernambuco (2003). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: aids, cárie, perfil, comportamento e higiene. Experiência como executivo de operadora de planos de saúde, gestor do SUS e gestor educacional. Atua nas disciplinas de Saúde Coletiva, Bioética e Metodologia Científica.

MAIS LIDOS