Logistica

Confira dicas para quem quer se qualificar em SAP

Mariana Brito
15-01-2018 4:57

Se você está pensando em se qualificar em SAP, então está no lugar certo! Neste artigo você vai encontrar muitas informações e dicas sobre essa área. Confira a seguir!

A SAP SE é uma empresa de origem alemã que lidera o mercado mundial de aplicação de softwares empresariais, ajudando empresas de todos os tamanhos e setores a funcionarem de forma mais adequada. O SAP é um desses softwares que foi desenvolvido. Um curso SAP está, dessa forma, em íntima relação com a tecnologia de softwares para gestão empresarial.

confira-dicas-para-quem-quer-se-qualificar-em-sap.jpg

Qual a importância de se destacar nessa área?

As empresas precisam de profissionais capacitados

Não é mais novidade que a tecnologia tornou-se parte do mundo de forma generalizada e o mesmo acontece no mundo dos negócios.

As empresas tendem a possuir muitos departamentos e grande volume de processos empresariais, como relatórios de compras e vendas de produtos, contas a pagar e a receber etc.

Dessa forma, a eficiência na comunicação de dados entre os diversos setores de uma empresa requer um software de gestão empresarial (um sistema ERP) que consiga integrar todos esses dados de fontes diferentes que são gerados pela empresa.

Se considerarmos a premissa de que as empresas buscam a automatização dos seus processos empresarias, então fica claro qual a importância de se destacar nessa área, pois um curso SAP capacita seus alunos no entendimento de como os processos empresariais funcionam dentro de um sistema ERP e na sua configuração.

Você poderá conseguir um cargo estratégico

Ao se qualificar em SAP você vai ter domínio dos processos mais importantes de uma empresa e isso poderá lhe habilitar a cargos estratégicos, já que estando em contato com diversos setores de níveis hierárquicos diferentes, você garantirá um conhecimento sólido para cargos que influenciam diretamente na tomada de decisões das empresas.

Portanto, é comum vermos consultores SAP, por exemplo, recebendo propostas para trabalhar em cargos estratégicos, desde a supervisão à gerência, de acordo com a maturidade e o nível de experiência do profissional.

Baixar o Guia do SAP

Você estará em contato com alta tecnologia

A SAP tem investido continuamente em pesquisas para manter-se uma empresa inovadora e atualizada às tendências do mercado, como machine learning, internet das coisas e outros. Assim, um curso SAP também vai lhe manter atualizado às necessidades de diversos setores empresariais.

Dentre as tecnologias que você vai conhecer estão os sistemas ERPs, linguagens de programação e hardwares como os storages, servidores de vários tipos e tamanhos, entre outros.

Você poderá se destacar no mercado de trabalho

Para se ter uma ideia, o market share (grau de participação de uma empresa no mercado em termos de vendas) da organização alemã já ultrapassa 51% no Brasil.

Além disso, o mercado brasileiro de sistemas de gestão empresarial é o segundo que mais cresce em escala global, perdendo apenas para a China.

E com um estimado crescimento de projetos de implantação do SAP ERP, projetos para melhorias e projetos de suporte, a busca por profissionais com essa qualificação tende a aumentar cada vez mais.

Os profissionais que se especializam nas soluções da SAP, sobretudo no SAP ERP, possuem vantagem no mercado de trabalho e tornam-se desejados e disputados pelas empresas.

Ao longo deste bloco você deve ter percebido como é importante se qualificar em SAP, não é mesmo? Mas e agora?

Por onde começar?

Conheça mais informações sobre os cursos SAP

Continue com o que você está fazendo agora! É importante pesquisar e procurar conhecer mais sobre a área em questão e sobre as especificidades dos cursos.

E para saber qual curso SAP escolher para sua carreira, antes você precisa saber com qual área possui mais afinidade. Confira a lista abaixo com os principais módulos disponíveis:

  • SAP FI: recomendado para profissionais da área de contabilidade financeira;
  • SAP CO: recomendado para profissionais da área de controladoria;
  • SAP MM: recomendado para profissionais da área de gerenciamento de estoque;
  • SAP PP: recomendado para profissionais da área de planejamento e controle de produção;
  • SAP SD: recomendado para profissionais da área de vendas e distribuição;
  • SAP RH: recomendado para profissionais da área de recursos humanos;
  • SAP RE: recomendado para profissionais da área de imóveis;
  • SAP IS: recomendado para profissionais da área de soluções industriais;
  • SAP ABA: recomendado para programadores;
  • SAP Basis: recomendado para profissionais de TI que trabalham ou que possuem afinidade com a infraestrutura de servidores, tais como backups e banco de dados.

Seja um consultor SAP

confira-dicas-para-quem-quer-se-qualificar-em-sap.gif

Além de tudo isso, também há a possibilidade de qualificação para tornar-se um consultor SAP. Geralmente a consultoria SAP não necessita do conhecimento de todos os módulos listados acima, mas a dica é que quanto mais módulos você conhecer mais você vai se destacar em relação aos outros candidatos.

Então, basta procurar por um treinamento oficial que ofereça a certificação adequada. E por isso é bom ficar de olho nas notícias, pois a SAP também realiza eventos para qualificar consultores e profissionais de parceiros e clientes aqui no Brasil.

Em 2013, por exemplo, com o objetivo de capacitar parceiros de negócios, consultores e clientes no portfólio de soluções de inovação, a SAP realizou, em São Paulo, o evento SAP Skills. O foco do evento foi atualizar os participantes em relação às novidades da plataforma de computação em memória SAP HANA, de aplicações de mobilidade e Business Intelligence.

De quanto é o investimento?

Até o presente momento da escrita deste post você encontrará cursos que variam de R$ 376,74 até R$ 3.662,75 dependendo do tipo de curso pretendido, que vão desde módulos simples até cursos desenvolvidos para capacitação em vários módulos ao mesmo tempo.

Você pode consultar os valores de alguns dos cursos SAP disponíveis clicando aqui.

Para mais informações você pode navegar pelo site oficial da SAP, onde poderá encontrar tudo que precisa para investir nessa carreira profissional.

E aí? O que você acha de se qualificar em SAP? Se gostou do nosso conteúdo, curta a página do Unipê no Facebook! Nós estamos esperando você.

Baixar Guia do SAP

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos