BLOG DA GRADUAÇÃO

Como uma estratégia de marketing bem feita pode beneficiar negócios

O que mais diferencia uma empresa de seus concorrentes é a forma como ela se utiliza do marketing para divulgar seus produtos e serviços. Concorda? Na verdade, não importa o tamanho do negócio, uma estratégia de marketing bem estruturada provavelmente determinará seu sucesso ou fracasso. Isso porque é por meio de seu plano de marketing que o empreendimento atrai, conquista e fideliza clientes.

estratégia de marketing

Vamos conferir agora, em detalhes, como isso funciona e os benefícios de uma poderosa estratégia de marketing para negócios:

Descobrir o seu mercado

Para descobrir qual é o seu público-alvo e em quais meios ele se relaciona, as pesquisas de marketing são o instrumento chave para decidir quais serão as ações para atrair e conquistar clientes, investindo menos. Além disso, essa importante ferramenta, auxilia sobre a forma como a comunicação dos seus produtos e serviços deve ser feita. Ela fornece detalhes essenciais para que você consiga aumentar o faturamento e fortalecer a marca do seu cliente.

Marketing te oferece dados

O “material humano” é essencial, mas quando pensamos em estratégia de marketing, pensamos no arsenal de ferramentas que podemos utilizar para tornar o trabalho mais fácil e eficiente.

Ferramentas como um CRM (Gestão do Relacionamento com o Cliente) e as de automação de marketing digital como a Hubspot e a RDStation são capazes de tornar automático ações que vão facilitar todo o trabalho tático de marketing digital. Além destas, há também as ferramentas de análises como o Google Analytics e o Moz Analytics, em que o gestor consegue mensurar com mais precisão o retorno que está obtendo com cada ação, identificando também melhor o seu público-alvo, o que é outro fator determinante para a estratégia ser bem-sucedida.

Baixar Guia do Financiamento Estudantil

Divulgação e fortalecimento de sua marca

O céu é o limite para o marketing digital! Nesse cenário cheio de táticas e ferramentas para o sucesso, a sua marca pode (e deve!) se aproveitar disso. Na sua estratégia virtual, por exemplo, você considera o alcance de suas ações em visão global e não apenas local. No ambiente online, você tem a possibilidade de conquistar um público ou segmento que, até então, não imaginaria  atingir. É preciso saber aproveitar as oportunidades a favor da empresa ou marca!

Em suma, uma estratégia de marketing bem elaborada permite divulgar seus produtos de modo que sua marca seja sempre lembrada e citada pelos consumidores.

Dar uma identidade ao negócio

Se você estiver estudando o mercado e as faculdades de marketing, pode estar com dúvidas sobre o campo de atuação e quais podem ser os benefícios para negócios. Para facilitar seu processo de escolha, saiba que não importa o tamanho ou segmento da empresa, o plano de marketing que irá apresentar seus valores e como a mesma se posiciona dentro do segmento. Dar uma identidade ao negócio é fundamental, e somente com o marketing isso será possível.

Dicas para uma estratégia de marketing vitoriosa

  • Imagine-se no lugar de seus clientes;
  • Demonstre seus valores e a missão de sua empresa;
  • Posicione-se como um especialista;
  • Maximize seu conteúdo utilizando diversas plataformas.

Agora que conferiu os benefícios já está convencido a fazer uma graduação em Marketing? É certo que o mercado sempre irá procurar por profissionais com formação superior de tecnologia em Marketing e, para isso, você deve focar na conclusão de um curso de qualidade. Fique por dentro e confira o melhor conteúdo para quem deseja ser um universitário de sucesso em nosso blog!

5 fatos que todo futuro profissional precisa saber antes de optar pela graduação em marketing

Marketing

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.