BLOG DA GRADUAÇÃO

Como se tornar um hacker do bem fazendo o curso de Redes

Com o crescimento da presença da tecnologia no mundo corporativo, os profissionais de redes de computadores com conhecimentos em segurança digital acabaram se tornando super procurados pelo mercado. Já pensou em usar esses conhecimentos para ser um hacker do bem?

curso de Redes

Hoje, com a internet interligando pessoas e serviços ao redor do mundo, a segurança digital precisou ser incorporada às estratégias comerciais das mais diversas empresas. Assim, quem pretende aproveitar o mercado pra lá de promissor do setor de TI pode fazer um curso de Redes, que proporcionará o conhecimento necessário para o profissional desenvolver táticas para diminuir as vulnerabilidades dos sistemas. Quer saber mais sobre essa possibilidade? Então confira nosso post de hoje:

A importância das redes

As redes de computadores são simplesmente indispensáveis para o funcionamento das empresas modernas, pois não só garantem o acesso à internet de qualidade, mas também a uma série de serviços e soluções digitais. Para você ter uma ideia, tecnologias como a computação em nuvem e o Big Data não seriam tão populares sem o auxílio das conexões digitais. Você sabia disso?

Os riscos à segurança

Sabia que as redes de computadores corporativas brasileiras estão entre as principais vítimas de ataques e tentativas de invasão em todo o mundo? Os nossos PCs são constantemente visados por hackers pela generalizada pouca preocupação que o brasileiro possui em relação à segurança. Exatamente para prevenir perdas financeiras causadas por esse tipo de problema é que muitas companhias contratam especialistas em redes de Computadores.

Baixar ebook

O papel do profissional

Se está realmente interessado em se tornar um hacker do bem, precisa saber direitinho que papel desempenhará no dia a dia, certo? Pois veja só as principais atividades que esses profissionais desenvolvem:

Continuidade dos serviços

Nesse cenário, os profissionais de redes de computadores passam a desenvolver papéis extremamente importantes para as estratégias digitais de uma empresa, garantindo que servidores, cabos de rede, modens e switches funcionem corretamente — pelo menos na maior parte do tempo. Dessa forma, ainda que surjam problemas, a queda de algum serviço ocorrerá pelo menor tempo possível.

Reforço da segurança

Outro papel desempenhado por esses profissionais consiste em realizar uma série de rotinas e processos em busca de reforçar a segurança das empresas. Com a constante monitoria das conexões de internet, o bom gestor de redes procura por falhas e vulnerabilidades na estrutura digital da companhia, além de realizar testes para encontrar problemas comuns em computadores e servidores.

Ao agir como um hacker do bem, o profissional de redes de computadores consegue identificar quais procedimentos de segurança são mais adequados para a companhia, adequando rotinas já implementadas a fim de que a rede corporativa passe a contar com políticas de senhas, criptografia, backup e armazenamento de dados mais confiáveis, consequentemente menos suscetíveis a possíveis ataques.

O conhecimento por trás

Esse profissional deve possuir um sólido conhecimento na área de TI, incluindo conteúdos em sintonia com as mais modernas soluções digitais disponíveis. E isso é facilmente adquirido em um tecnólogo em Redes. Assim, ter um bom conhecimento sobre o uso de Big Data, IoT, cloud computing e ferramentas de segurança é indispensável, afinal, seu maior desafio no ambiente corporativo é criar e aplicar rotinas de segurança de rede que não interfiram na produtividade dos usuários. Dessa forma, o uso das diversas soluções digitais disponíveis no mercado poderá ser feito com eficiência e qualidade.

E você, já pensou em trabalhar nessa área? Que tal começar investindo na formação em uma instituição renomada? Aproveite e descubra o que se estuda em um curso de Redes de Computadores para já ir se imaginando em sala de aula!

Baixar ebook

Redes de Computadores

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.

MAIS LIDOS