BLOG DA GRADUAÇÃO

Como se preparar para a faculdade de Enfermagem?

Está terminando o ensino médio e pretende ingressar na faculdade de Enfermagem? Então você fez uma bela escolha! A Enfermagem é uma profissão dedicada a promover, manter e recuperar a saúde das pessoas.

Mas exercer essa função exige uma grande responsabilidade e requer uma excelente preparação. Afinal de contas, zelar pela vida dos outros não é tarefa para qualquer um, não é mesmo? Você deve, portanto, passar por algumas etapas antes de começar o curso, que tem duração média de 4 anos. Uma delas é estudar e se preparar para os vestibulares.

Além disso, é preciso pesquisar sobre a área de atuação e o mercado, além de ter consciência do que você realmente vai aprender e, finalmente, fazer a escolha do local onde vai estudar. Bastante coisa, não?

Para ajudar você a se tornar um excelente enfermeiro, elaboramos algumas dicas que vão te deixar pronto para entrar na faculdade. Acompanhe e prepare as roupas brancas!

como-se-preparar-para-a-faculdade-de-enfermagem.jpg

Pesquise sobre a profissão e as áreas de atuação

Você já sabe como é o mercado para quem se forma em Enfermagem? Conhecer o campo de trabalho e as áreas de atuação é bem importante na hora de decidir o curso que você fará nos próximos 4 anos.  

No caso da Enfermagem, cerca de 54% dos formados do país estão na região Sudeste, onde há a maior oferta de vagas para esse curso. No entanto, é também onde a concorrência é maior, devido ao grande número de novos profissionais que terminam os estudos todos os anos.

Já no Nordeste há uma carência de enfermeiros nos hospitais e postos de saúde, o que representa uma boa oportunidade para quem se forma por lá. Além disso, muita gente que pretende fazer esse curso ainda não sabe o leque de cargos e variedade de especializações que a Enfermagem possui.

Se você achou que só poderia trabalhar como um simples enfermeiro em hospitais, está enganado! Conheça abaixo algumas das áreas em que você poderá atuar:

  • Enfermagem geral;
  • Enfermagem específica: geriátrica, médico-cirúrgica, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, de resgate, de saúde pública, do trabalho;
  • Ensino;
  • Gestão da qualidade;
  • Gestão de projetos;
  • Pesquisa clínica.

Saiba o que você vai estudar durante a faculdade de Enfermagem

Tão importante quanto conhecer os cargos e as profissões da área que você escolheu é saber o conteúdo do curso que você fará. Afinal, ninguém merece passar 4 anos estudando algo de que não gosta, concorda?

Quem pensa em fazer Enfermagem deve saber que o conteúdo e as matérias são bem diversificados, mas o foco é em ciências biológicas. Se você possui afinidade com esses assuntos, já deu um grande passo.

Para ficar ainda mais por dentro, conheça alguns temas que vão fazer parte da sua grade curricular:

  • Anatomia (estudo do corpo humano);
  • Atendimento pré-hospitalar (perfil, funções do socorrista, entre outros);
  • Citologia e Histologia (estudo das células e dos tecidos biológicos, respectivamente);
  • Biossegurança (riscos para os profissionais de saúde);
  • Psicologia (estudo geral);
  • Farmacologia (efeitos dos medicamentos e caminho percorrido no corpo);
  • Enfermagem clínica;
  • Enfermagem cirúrgica;
  • Enfermagem ginecológica e obstétrica;
  • Práticas da Enfermagem na saúde coletiva.

Baixar ebook

Verifique se o curso é mesmo para você

Depois de conhecer o mercado, as áreas de atuação e os conteúdos que você vai estudar, é hora de parar e avaliar se o curso de Enfermagem realmente tem a ver com o seu perfil. E o mais importante: se você está de fato disposto a estudar para ajudar a vida de várias pessoas.

Você precisa ter em mente que o profissional de Enfermagem deve trabalhar em equipe, ser dinâmico, corajoso e estar sempre pronto para auxiliar o próximo. Para te ajudar nessa difícil decisão, procure bater um papo com alguém que trabalha na área e aproveite para perguntar os prós e contras da profissão.

Outra dica é fazer uma identificação do curso com a sua vida e a sua personalidade. Tente imaginar como seriam os seus dias convivendo nessa área e de que forma ela afetaria a sua rotina. Assim, você tomará uma decisão mais assertiva e terá certeza na hora de começar a faculdade.

Estude as matérias de forma equilibrada

Depois de pesquisar bastante e definir se você realmente quer se tornar um enfermeiro, é hora de colocar a mão na massa. Ou, melhor dizendo, de colocar a mão nos livros!

Mesmo optando pelo curso de Enfermagem, a maioria das universidades aplica uma prova de conhecimentos gerais na primeira fase dos vestibulares. E somente depois você terá de fazer uma prova com matérias específicas.

Dessa forma, é recomendável estudar sobre todos os assuntos, pois você precisa mostrar domínio geral e superar uma boa quantidade de alunos primeiramente. Então, nada de deixar as matérias de exatas e humanas de lado, certo?   

Dedique um tempo extra para se aprofundar nas matérias específicas

Apesar de ser cobrado conhecimento geral na primeira fase, a segunda etapa vai ser decisiva e divisora de águas. Geralmente, aqueles que tiverem conhecimentos sobre matérias específicas vão se dar bem. No caso de quem pretende ingressar no curso de Enfermagem, Biologia e Química são as matérias "chave" para abrir as portas da faculdade.

Dessa forma, reservar um tempo extra para se dedicar a esses assuntos pode fazer toda a diferença. Para não te prejudicar no estudo equilibrado de outras matérias, faça um cronograma. Com planejamento e organização, você não deixará passar nenhum detalhe importante.

Avalie as melhores faculdades ao fazer sua escolha

Depois de todo o esforço, finalmente chegará a sua merecida recompensa: a aprovação nos vestibulares. E se você foi um estudante dedicado, certamente vai conseguir vagas em mais de uma instituição, o que pode ser uma grande felicidade e ao mesmo tempo uma enorme dúvida.

Afinal, como escolher a melhor faculdade de Enfermagem? Nesse momento, você deve avaliar alguns fatores, como:

  • Qualidade;
  • Avaliação do mercado;
  • Corpo docente;
  • Infraestrutura.

Além disso, outros diferenciais, como localização, horário do curso e possibilidade de conciliar com um emprego, também devem ser considerados. O importante é você pensar com carinho onde deseja estudar e se tornar um profissional da área de saúde nos próximos anos.

Seguindo essas dicas e sugestões, você não vai ter problemas ao se preparar para a faculdade de Enfermagem. Tenha consciência e certeza de que é realmente isso que você quer.

Cuidar das pessoas é uma belíssima profissão, digna de bastante respeito e valorização. Portanto, seja dedicado e se empenhe para se tornar um enfermeiro de primeira. Agora, é só terminar o ensino médio e partir para a próxima etapa!

Se você gostou desse artigo, aproveite para curtir a nossa página no Facebook. Temos excelentes dicas e opções para quem deseja entrar na faculdade de Enfermagem ou ficar por dentro do universo acadêmico!

Baixar ebook

Enfermagem

Luciana Ferreira de Souza

Luciana Ferreira de Souza

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (1999). Especialista em Saúde da Família pela Universidade de Pernambuco – UPE. Mestre em Terapia Intensiva pelo Instituto Brasileiro de Terapia Intensiva / UNIBRATI, São Paulo-SP. Mestre em Modelos de Decisão e Saúde pela UFPB. Atualmente, enfermeira do Núcleo de Ensino e Pesquisa do complexo Pediátrico Arlinda Marques (João Pessoa-PB), Enfermeira do Centro de Referência em Esclerose Múltipla do Estado da Paraíba e membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Administração e Informática em Enfermagem (GEPAIE) da UFPB, docente do curso de graduação em Medicina e Coordenadora do Curso de Enfermagem do Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ.

MAIS LIDOS