BLOG DA GRADUAÇÃO

Como saber se o curso de Enfermagem é indicado para você?

Se em algum momento da história mundial a enfermagem foi tratada como breve resquício da medicina, hoje ela desponta como atividade imprescindível para a área da saúde. A profissão outrora considerada feminina rompeu as barreiras sexistas e nivelou a real essência do ofício: a manutenção da vida e do bem estar do ser humano.

Se você tem dúvidas sobre qual graduação cursar, mas pensou na possibilidade de seguir o curso de enfermagem, então, esse post é para você que deseja saber um pouco mais sobre essa nobre profissão.

como-saber-se-o-curso-de-enfermagem-e-indicado-para-voce.jpg

O que você espera da carreira?

Não importa o quanto você saiba sobre essa ou qualquer outra profissão, o primeiro passo para determinar qual carreira se encaixa com o seu perfil, é fazer uma auto avaliação das suas habilidades e interesses. Se não for possível fazer sozinho, procure um teste vocacional ou a ajuda de um profissional qualificado para tal.

Se você é uma pessoa dotada de uma alegria contagiante, capaz de levantar qualquer humor mórbido à sua volta, então o curso de enfermagem certamente ganhará muito com a sua presença.

Leve em consideração que o ambiente de trabalho de um enfermeiro está ligado a pessoas doentes ou em estágio de convalescença, muito embora, existam outras áreas de atuação, essa é a mais comum. Sendo assim, se você não gosta ou não sabe lidar direito com picos de estresse e estágios melancólicos, deixando-se abater por influências externas, então repense nas suas aptidões.

Baixar ebook

Você conhece as nuances da profissão?

O curso de enfermagem possui uma peculiaridade: o escalonamento gradual que existe dentro da mesma carreira, ou seja: existe o enfermeiro, o técnico de enfermagem e o auxiliar de enfermagem. A diferença entre eles está na formação.

O enfermeiro ou enfermeiro padrão, necessariamente ingressa no ensino superior —  o curso tem a duração de 4 a 5 anos e habilita o profissional a executar ações e procedimentos de alta complexidade.

O diploma superior possibilita ainda a extensão dos estudos, sendo assim, o bacharel pode optar por fazer especializações médicas (residência voltadas à complementação do curso de enfermagem) ou especializações em áreas administrativas ou de gestão.  

O técnico de enfermagem, como o próprio nome já diz, ingressa em um curso técnico - com duração de 1 ano e meio - e ao final do curso está habilitado a executar procedimentos de média e alta complexidade, fazendo pequenas intervenções, podendo atuar em unidade de terapia intensiva (UTI), entre outras.

O auxiliar de enfermagem, por sua vez, ingressa em um curso menos extenso ainda que o técnico, tendo duração de 1 ano a 15 meses. O auxiliar está habilitado a exercer cuidados básicos de alimentação e higiene, executando procedimentos de média a baixa complexidade.

Mesmo diante da diferença na formação, todos esses profissionais têm em comum a paixão pelo que fazem.

Quais oportunidades o curso de Enfermagem oferece?

Apesar da figura do enfermeiro estar atrelada a um hospital, engana-se quem acha que é a única área de atuação deste profissional. Se você se identifica com a área, mas não se vê cumprindo longas jornadas de trabalho dentro de uma unidade hospitalar, saiba que você pode atuar tanto na área administrativa como também na área de gestão.

Você pode concluir o ensino superior e direcionar sua carreira de acordo com seus interesses.

Vejamos:

  • Uma residência médica abre oportunidades caso você queira trabalhar em clínicas, hospitais ou em casa de repouso;
  • Uma especialização na área de gestão e auditoria mudará totalmente o ambiente de atuação, uma vez que o profissional será encarregado de aplicar conhecimentos fiscais e legislativos;
  • Já uma especialização na área administrativa abre um vasto leque de possibilidades na coordenação materiais, pessoal e laudos.

E não para por aí, assim como qualquer outro curso superior, o curso de enfermagem possui projetos acadêmicos extensivos, por meio dos quais você pode ingressar em um mestrado, doutorado, ser pesquisadora ou mesmo professor universitário. Show de bola, não é?

Na área da pesquisa, existem muitos projetos e parcerias governamentais e não governamentais que ofertam bolsas e oportunidades de intercâmbio que certamente enriquecerão não só o seu currículo como sua vida pessoal.

Existem inúmeras opções, sem mencionar os concursos públicos civis e militares que ofertam vagas todos os anos. Você já se imaginou ser enfermeiro da marinha, exército ou aeronáutica? Pesquise mais a respeito e veja as inúmeras oportunidades que a área de enfermagem lhe oferece.

Como escolher um bom curso de enfermagem?

Bom, agora que você sabe quase tudo sobre uma das carreiras mais glamourosas do mundo, é hora de fazer sua escolha. Caso você tenha decidido fazer parte desse time de profissionais, então corra atrás do seu sonho.

Prestar um vestibular é o primeiro passo para concretizar esse projeto. Existem diversas universidades públicas e privadas que ofertam o curso. Dê uma olhadinha no site do Ministério da Educação e confira se a instituição que você deseja ingressar é confiável. Um maneira de avaliar o nível de qualidade do curso é verificar a nota no Enade.

Apesar da boa reputação de algumas instituições de ensino públicas, as universidades privadas não perdem em nada no quesito qualidade, oferecendo o que há de melhor e mais moderno em termos de tecnologia.

Portanto, caso você não queria participar de processos seletivos morosos e extensos como, por exemplo, o Enem, essas contam com processos seletivos diferenciados que procuram atender às particularidades de cada um dos seus candidatos.

E aí, o curso de enfermagem é para você? Caso não seja, não se preocupe, existem inúmeras carreiras ligadas à área da saúde. O importante é fazer o que gosta e ser feliz - não importa o que você faça da vida, faça com paixão, respeito e ética. Não existem titulações que atestem essas qualidades.

Conseguiu tirar suas dúvidas acerca do curso de enfermagem? Aproveite para continuar recebendo mais conteúdos que ajudarão a definir seu futuro profissional: curta nossa página no Facebook.

Baixar ebook

Enfermagem

Luciana Ferreira de Souza

Luciana Ferreira de Souza

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (1999). Especialista em Saúde da Família pela Universidade de Pernambuco – UPE. Mestre em Terapia Intensiva pelo Instituto Brasileiro de Terapia Intensiva / UNIBRATI, São Paulo-SP. Mestre em Modelos de Decisão e Saúde pela UFPB. Atualmente, enfermeira do Núcleo de Ensino e Pesquisa do complexo Pediátrico Arlinda Marques (João Pessoa-PB), Enfermeira do Centro de Referência em Esclerose Múltipla do Estado da Paraíba e membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Administração e Informática em Enfermagem (GEPAIE) da UFPB, docente do curso de graduação em Medicina e Coordenadora do Curso de Enfermagem do Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ.