BLOG DA GRADUAÇÃO

Como saber se a graduação em Arquitetura é a certa para você

Postado por Pablo Nogueira

Está vivendo o drama escolher uma área para se graduar? A graduação em Arquitetura está entre as primeiras opções dos estudantes do ensino médio, de acordo com pesquisa realizada em 2013, pela Faculdade Anhembi Morumbi.

Se você faz parte do grupo que deseja fazer Arquitetura, presumimos que já tenha uma boa noção das habilidades de um arquiteto e o que o profissional faz, certo?

como-saber-se-a-graduacao-em-arquitetura-e-a-certa-para-voce.jpg

O profissional de Arquitetura

Bom, caso a sua resposta seja negativa, explicaremos brevemente do que se trata! A carreira de Arquitetura e Urbanismo abrange disciplinas que das áreas de Artes e Exatas e nele se aprende como projetar e organizar ambientes, levando em conta conceitos de estética, funcionalidade e conforto.

Ou seja, você vai elaborar plantas considerando todos os aspectos do ambiente — ventilação, iluminação, dimensões, etc. —, acompanhar e coordenar construções, e, também, gerenciar custos. Devido a terem funções complementares, a Arquitetura é constantemente confundida com Engenharia, que, por sua vez, forma profissionais para projetar e executar obras.

Mas, em que momento o “Urbanismo” entra nessa história? O urbanista cumpre o seu papel como arquiteto, porém, com trabalhos voltados para o desenvolvimento de áreas urbanas — planejar e coordenar a construção de um chafariz em meio a uma praça pública, por exemplo.

Agora que você já sabe o que faz um arquiteto e um urbanista, talvez esteja se perguntando sobre o que é necessário para cursar Arquitetura. É preciso ser um verdadeiro amante da matemática? Obcecado por História? Tem que saber desenhar? Gostar de ler é um requisito? Neste texto vamos tirar todas essas dúvidas. Continue lendo e descubra se a graduação em Arquitetura é a certa para você!

Ler é fundamental na graduação em Arquitetura

A leitura é um grande exercício para o cérebro, além de ser o único meio de acesso a uma das maiores fontes de conhecimento do planeta: os livros! No entanto, a boa notícia para os que não gostam de ler é que, na maioria dos cursos de graduação, ser apaixonado por livros não é um requisito — basta adquirir o hábito de ler e recorrer aos livros para estudar.

Entendeu a diferença? Não é possível falarmos de estudar sem que haja leitura, até porque os próprios trabalhos acadêmicos — como o TCC —, presentes em toda e qualquer universidade, irão exigir um consistente uso de referências bibliográficas.

Quais os tipos de obras um futuro arquiteto deverá ler? Como os primeiros semestres de graduação em Arquitetura costumam abordar muitos conceitos teóricos, principalmente relacionados à disciplina de História, você lerá sobre a História da Arte, História da Arquitetura, Desenho Arquitetônico, além de obras de renomados autores e arquitetos — como Oscar Niemeyer, Ernest Neufert e Lamartine Oberg — serão fundamentais para o desenvolvimento do estudante.

Aliás, se você está sentindo certa insegurança a respeito de como é o processo para adquirir as habilidades de um arquiteto, que tal reservar 30 minutos por dia para ler um grande autor da área? Fica a dica!

Baixar ebook

Não é preciso ser um grande desenhista para fazer Arquitetura

Para se tornar um bom arquiteto é preciso ser criativo, porém, não necessariamente deve saber expressar suas ideias com desenhos. Ser um exímio desenhista é um requisito para quem pretende trabalhar em outras áreas — um cartunista, por exemplo.

Não que arquitetos não desenhem, muito pelo contrário! Acontece que, nos dias de hoje, com tamanho avanço tecnológico, a maior parte do trabalho de um arquiteto no momento de projetar é feito por softwares específicos.

Entretanto, ter certa afinidade com os traços não deixa de ser uma qualidade útil numa graduação em Arquitetura. Há atividades que envolvem desenhar à mão, mas de uma forma diferente, já que diversos critérios técnicos são inseridos nos desenhos, como as Normas da ABNT, medidas, regras, etc.

Em outras palavras, saber desenhar muito bem não faz parte das habilidades de um arquiteto. Saber desenhar um pouco, por outro lado, é uma qualidade que quem pretende fazer Arquitetura precisa ter.

A matemática está inserida na matriz curricular

Sim, a Matemática faz parte da grade curricular dos cursos de Arquitetura! Os níveis, no entanto, variam de uma instituição para outra. Alguns cursos podem priorizar a parte teórica da Engenharia, enquanto outros realmente enfatizam estudos mais aprofundados de Matemática e Física.

Para o exercício profissional da função, fazer cálculos não é uma tarefa muito constante. Isso coloca o alto grau de afinidade com exatas apenas como um diferencial, assim como ser um ótimo desenhista. A Matemática fará parte do processo de formação, mas em proporções muito menores que nos cursos de Engenharia.

Gostar de história ajuda a formar as habilidades de um arquiteto

Como dissemos, os primeiros semestres de graduação em Arquitetura e Urbanismo tendem a abordar muito conteúdo teórico. As universidades sempre consideram importante colocar, em sala de aula, os fundamentos teóricos e a evolução de uma disciplina ao longo dos tempos — até mesmo as mais recentes as coisas funcionam dessa forma.

Sendo assim, relembre ou reflita sobre as suas aulas de História e Educação Artística durante o Ensino Médio. Caso sejam disciplinas que você goste — ou simplesmente considere fáceis —, não há dúvidas de que terá muito mais estímulo para proceder com os estudos.

É preciso dedicação para se formar em Arquitetura

Estudantes de Arquitetura e Urbanismo precisam dedicar algum tempo do dia e sacrificar alguns fins de semana, pois, além de precisar ler várias obras, os trabalhos considerados típicos de cursos de graduação passam a ser atípicos quando se fala de graduação em Arquitetura. Por quê? Porque não é em todo curso que se precisa construir maquetes, não é mesmo?

Por fim, se você entendeu o que envolve um curso de graduação em Arquitetura, percebeu como suas disciplinas são importantes para desenvolver as habilidades de um arquiteto, mas ainda sente o desejo de fazer Arquitetura, com certeza este é o curso certo para você seguir carreira!

Gostou de saber quais são as habilidades de um arquiteto e se a graduação em Arquitetura é a certa para você? Que tal agora curtir nossa fanpage e ficar por dentro de todas as novidades sobre o curso de Arquitetura e muito mais?

Baixar ebook

Arquitetura e Urbanismo

Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Pablo é de Porto Alegre, Arquiteto com especialização em Gestão Educacional e mestre em Design pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Foi em sua passagem pela Universidad de La República em Montevideo, Uruguay, ainda durante a graduação, que o docente se apaixonou pelas metodologias de ensino e aprendizagem dentro da Arquitetura, e passou a trilhar o caminho que, para ele, teria sido natural. Atualmente, Pablo Nogueira é o coordenador dos cursos de Design de Interiores e Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de João Pessoa – Unipê.