BLOG DA GRADUAÇÃO

Como saber se a faculdade de Administração é a certa para você

“Será que a faculdade de administração é o melhor para mim?”. Você já se fez esta pergunta? Saiba que é perfeitamente natural ter essa dúvida, afinal, a escolha de um curso superior que dará o tônus de toda sua carreira é muito importante e requer reflexão e autoconhecimento.

No artigo de hoje, vamos apresentar alguns caminhos que lhe ajudarão a descobrir se esta é a melhor graduação para você e também trazer dicas de como mandar bem neste curso e na profissão. Fique com a gente e confira!

como-saber-se-a-faculdade-de-administracao-e-a-certa-para-voce.jpg

Entenda bem o que é uma faculdade de administração

O primeiro passo que deve ser dado é responder às seguintes questões: eu sei qual é exatamente a área do conhecimento da administração? Sei o que faz um administrador e qual sua importância no tecido social? Que disciplinas compõem uma faculdade de administração? Quais são os caminhos para onde eu posso direcionar minha carreira com esta formação?

Recentemente, publicamos aqui no blog um guia sobre o perfil do profissional de administração. Nele, explicamos dentre outros pontos, que o administrador é um profissional capaz de planejar, organizar, controlar, coordenar e comandar os mais diversos departamentos, funções e áreas de uma organização.

Neste mesmo artigo, também apontamos o que se aprende na faculdade de administração e o que se aprende durante esta graduação, além de apontar as principais características do perfil do administrador.

Entender bem o universo de atuação do profissional formado em administração, pode ajudá-lo a começar a vislumbrar se esta é faculdade certa para você.

Visualize o caminho profissional que você quer trilhar

Também é importante entender se você tem aptidão para liderar projetos, pessoas e negócios e gosta de aprender e aplicar métodos administrativos.

Uma excelente forma de verificar se a faculdade de administração cabe no que você idealiza como uma carreira profissional é perguntar-se se você se interessa pelo vasto universo corporativo — lembrando sempre que a administração não é uma área do conhecimento aplicada somente na iniciativa privada, mas também no serviço público e em empreendimentos do terceiro setor (ONGs, por exemplo).

Em sua ambição como um profissional bem-sucedido cabem trabalhos de planejamento e controle de processos em áreas como recursos humanos, finanças, logística e operações, infraestrutura?

Você sonha em abrir seu próprio negócio, prestar serviços à sociedade como um empreendedor de soluções? Se a resposta for sim para todas ou para algumas destas perguntas, já é um sinal de que esse pode ser o curso ideal para você!

Baixar ebook

Verifique se as áreas de estudo estão em suas aptidões

Outro ponto muito importante que você deve analisar é se as ciências exatas são de seu interesse. Por exemplo, você gosta de economia? Você se interessa pelos assuntos que envolvem a geração de negócios e a administração da produtividade de um empreendimento?

Você já tem habilidades (ou deseja desenvolver) de planejamento, organização e execução de projetos e negócios? Estar à frente de tomadas de decisões que podem impulsionar resultados em uma organização é realmente o seu desejo?

Tudo isso é ensinado em uma boa faculdade de administração. Sabendo se é disso que você gosta também é possível entender se este é o seu curso ideal.

Converse com administradores — estudantes e profissionais do mercado

Quer ver outra excelente maneira de fazer um tira-teima sobre a matrícula ou não em uma faculdade de administração? Faça benchmarking, ou seja, conversar com pessoas que fizeram ou estão fazendo administração para entender suas impressões sobre o curso.

Pergunte sobre as disciplinas, os conhecimentos adquiridos e os resultados que essa escolha trouxe para suas carreiras profissionais. Aproveite encontros com líderes de negócios bem-sucedidos, feiras, palestras etc. para trocar ideias a respeito do seu desejo de ingressar nesta área do conhecimento.

Aproveite o amplo alcance da internet para conversar sobre o assunto em fóruns de discussão, redes sociais como o LinkedIn e também para fazer contato com administradores que você admira. Certamente, o feedback de quem já está inserido neste universo pode lhe ajudar a esclarecer algumas dúvidas.   

Dicas para se dar bem na faculdade e na carreira profissional

Se os tópicos anteriores lhe ajudaram e você está decidido a seguir carreira em administração, aí vão algumas dicas para começar a trilhar uma carreira brilhante nesta área:

1. Seja um aluno de excelência

Esqueça o senso comum que diz que o aluno de administração é um generalista. Mergulhe de cabeça e vá disposto a ser o melhor aluno — aquele que absorve o conhecimento da sala de aula, mas também busca na literatura especializada e em outras formas de pesquisa aprender mais e mais sobre os assuntos.

Seja participativo, explore o conhecimento dos seus professores e busque sempre fazer um link entre a teoria e a prática. Procure entender como os conceitos e técnicas discutidos nas aulas são aplicados no dia a dia de uma organização, por exemplo.

2. Faça um estágio

Busque uma boa empresa para estagiar o quanto antes. O estágio é muito importante para o seu aprendizado, além de ser o pontapé inicial da sua carreira. Logo, quanto mais cedo você começar a estagiar, melhor será para o seu futuro profissional.

Tenha o cuidado de estagiar em uma empresa que lhe dê amplo acesso à área de administração, pois é comum no Brasil que as empresas contratem estagiários para um setor, mas os aproveitem para outras atividades que nada têm a ver com o que eles estão estudando.

3. Desenvolva seu espírito empreendedor

Quando falamos em empreendedorismo, é comum associarmos logo à criação de um produto ou serviço ou à criação de uma empresa. Empreender é bem mais do que isso. Você pode perfeitamente ser colaborador de uma empresa e ser empreendedor. Como? Propondo soluções, trazendo ideias que ajudem o negócio a melhorar seus processos e a criar novos modelos de negócio.

E esse espírito empreendedor tem muito a ver com possuir uma visão mais analítica e sistêmica da administração como um todo. Você precisa sim aprender técnicas, no entanto, cada vez mais o mercado busca profissionais capazes de ter uma atuação mais estratégica e empreendedora.

Você gostou destas dicas?  Então por que não entra em contato conosco? Assim, poderemos tirar todas as suas dúvidas a respeito dos cursos do Unipê e te deixar por dentro de tudo!

Baixar ebook

Administracao, faculdade de adminstração, Unipê, administração em João Pessoa

MAIS LIDOS