Marketing

Como o marketing pode ser aplicado em outras áreas profissionais?

Mariana Brito
14-02-2018 6:31

Profissionais de qualquer área vão se beneficiar se souberem como o marketing pode ser aplicado. Afinal, ele, seja em seu formato digital ou “tradicional”, se desenvolveu muito nos últimos anos.

E para ser melhor aproveitado, o marketing deve se basear em uma série de teorias. A aplicação de algumas delas pode variar conforme o caso, principalmente se o campo abordado for aquele mais próximo do empreendedorismo, por exemplo.

Outras têm uma relação muito próxima com a matemática e estatística, sendo focadas na medição de resultados numéricos. Seja qual for a vertente, o assunto é muito útil aos estudantes das mais diversas áreas.

No artigo de hoje, vamos dar algumas dicas de utilização do marketing que podem ajudar você a aproveitar melhor o seu curso de graduação. Duvida? Então leia este texto até o fim!

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Reforçando a relação entre empresa e cliente

Tem gente que pensa no marketing de uma forma pejorativa. Essas pessoas costumam reduzi-lo a uma maneira de fazer empresas ganharem dinheiro divulgando sua marca a todo custo.

É claro que ele trabalha na divulgação, mas o mais importante é como ele faz isso. Só para citar um exemplo, hoje em dia sabemos que manter um cliente fiel sai muito mais barato para qualquer empreendimento do que conquistar um novo cliente.

Nesse contexto, a principal função do marketing passa a ser tornar a relação entre empresas e clientes melhor e mais próxima. Algumas correntes do marketing digital, por sinal, fazem isso muito bem.

Como exemplos dessas correntes, podemos citar:

  • Inbound Marketing, que se preocupa em atrair os clientes certos para a empresa e fazer com que eles se relacionem com ela antes de vender qualquer coisa;
  • Marketing de Conteúdo, que oferece respostas para dúvidas dos clientes e reforça uma imagem da empresa como autoridade no assunto em questão;
  • EndoMarketing, que tem como objetivo aproximar uma empresa de seus colaboradores, reforçando inclusive a comunicação interna e o trabalho em equipe como um todo.

O objetivo é sempre unir duas partes — que podem ser empresa e clientes ou organização e colaboradores, por exemplo —, criando uma relação em que todo mundo possa sair ganhando.

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Ensinando sobre as relações ganha-ganha

Então anote aí: a principal dica de marketing que pode mudar a sua futura vida profissional é que, para uma empresa, não basta conseguir clientes. Ela tem que conseguir os clientes certos.

Conquistar consumidores a todo custo significa vender “gato por lebre” para eles. Quem faz isso não vende duas vezes para a mesma pessoa e ainda vai ter um grande número de avaliações e comentários negativos nas redes sociais.

O tipo de relação baseada em interesses comuns de que falamos anteriormente passa a ser, portanto, objetivo do marketing. São as chamadas “relações ganha-ganha”, a maior meta do marketing quando ele se dedica a encontrar clientes para uma empresa nos dias de hoje.

Aliás, o ganha-ganha é muito mais do que uma ferramenta profissional. Se você levá-lo a sério ao longo da vida, vai ter sempre parceiros, colaboradores e clientes fiéis, pouco importando se trabalha por conta própria ou não.

Até mesmo quando for lidar com os seus amigos e colegas de graduação, só proponha trocas em que os dois lados saiam ganhando. O resultado disso são relações e parcerias duradouras!

Mostrando como toda ação deve ser planejada

Conforme o tempo foi passando e o marketing foi se desenvolvendo, ele incorporou aspectos mais objetivos na sua prática.

Hoje, embora ainda haja muito espaço para a criatividade e inovação nas agências — coisas que ele conserva da sua relação com a Publicidade e Propaganda —, tudo no marketing pode ser transformado em números.

Por exemplo, correntes de marketing digital mais modernas, como as do Marketing de Conteúdo e do Inbound Marketing que citamos, trabalham seguindo à risca a chamada “jornada do cliente”.

Isso significa que essas correntes respeitam o estágio em que um possível cliente está. O objetivo é evitar ficar oferecendo produtos insistentemente para todo mundo, o tempo todo. Afinal, só quem está pronto para adquirir um produto deve ser submetido a uma oferta ou peça de publicidade.

Mas o planejamento não para por aí: toda campanha de marketing é avaliada ao final. Essa avaliação é baseada nos números que foram gerados desde o início, e que vão apontar quais ajustes devem ser feitos quando todo o ciclo recomeçar.

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Ajudando pessoas comuns a empreender

Vivemos numa época em que o empreendedorismo adquiriu um papel muito importante. E, bem ou mal, até as condições econômicas desfavoráveis do país acabam sendo um incentivo para quem já pensava em trabalhar por conta própria.

Por exemplo, em um cenário em que o desemprego é uma ameaça constante, quem decide abrir o próprio negócio não tem tanto a perder.

A consequência disso é que muita gente que sai da faculdade, hoje em dia, está interessada mesmo é em desenvolver seu lado empreendedor, cometer seus próprios erros e aprender com as experiências.

Ajudando qualquer profissional e sua marca

Uma das consequências disso é que há uma quantidade enorme de páginas de empresas no Facebook. Já reparou? Na maior parte dos casos, quem cuida dessas páginas é o próprio empreendedor.

E ele decide se responsabilizar por essa tarefa, muitas vezes, porque não tem condições de contratar alguém. Ou então porque acredita que ninguém conhece melhorar o seu negócio além de ele próprio.

Seja qual for o motivo, é difícil imaginar um ramo de atividade, num contexto como esse, em que o marketing digital não seja fundamental.

Conhecimentos técnicos na área valem ouro, seja para a formar donos de empresas ou para melhorar a performance de quem não trabalha por conta própria. Pense bem, quem é que não precisa saber um pouco mais sobre o assunto?

Quem é que não quer saber configurar anúncios no Google ou criar posts que viralizam no Facebook? Ou, ainda, desenvolver estratégias de divulgação de um produto e criar um site que torne a relação de uma empresa com seus consumidores mais amigável?

Nesse sentido, saber como o marketing pode ser aplicado em outras áreas se torna um diferencial na carreira de muitos profissionais.

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