BLOG DA GRADUAÇÃO

Como o conhecimento em TI pode alavancar sua carreira?

Nos últimos anos, a maioria das empresas passou a integrar suas ferramentas digitais com suas respectivas estratégias comerciais, praticamente se reinventando em busca de crescimento. Nesse cenário, muitas portas se abriram para os profissionais da área de Tecnologia da Informação.

De fato, como vivemos em uma era digital, a tecnologia está integrada a nosso cotidiano, tanto que o conhecimento em TI passou a ser simplesmente indispensável. Quer saber como essa competência pode dar uma acelerada na sua carreira? Acompanhe:

gestor_de_TI.jpg

O papel do profissional de TI no mundo corporativo

O profissional com especialização em Gestão de TI desenvolverá seu trabalho em praticamente todos os setores de uma empresa, sempre focado na otimização dos processos. Aí estão incluídas as áreas de logística, operações internas e até de vendas. Todos podem se beneficiar com o auxílio da tecnologia.

Os novos sensores e sistemas de captura de informações revolucionaram a forma como lidamos com as rotinas corporativas. Na era do Big Data, inúmeros registros são devidamente classificados e exibidos para auxiliar gestores a tornarem o trabalho mais eficiente. Caberá ao gestor de TI incorporar a tecnologia aos processos e às estratégias do negócio em busca de maiores receitas.

Baixar ebook

A influência de uma boa graduação no trabalho

Mas atenção: nenhuma dessas melhorias pode ser implementada sem o correto preparo técnico, viu? Por isso, o ensino do gestor de TI deve ser multidisciplinar, incluindo disciplinas que trabalhem com Business Intelligence, ferramentas administrativas e tecnológicas, tudo para oferecer uma formação completa ao profissional.

Além disso, um profissional com grandes conhecimentos sobre tecnologia ainda poderá ser requisitado para consultorias e palestras corporativas, podendo assim empregar seu capital intelectual de maneira colaborativa, auxiliando funcionários de diversas empresas a melhorarem suas rotinas. Por isso é que o conhecimento em TI deve ser bem sedimentado, o que pode ser proporcionado por um tradicional centro de ensino.

Os profissionais que guiarão as empresas ao futuro

A competitividade do mercado brasileiro aumenta a necessidade de destaque das empresas em relação à concorrência. Nesse cenário, a tecnologia se apresenta como uma ferramenta indispensável. E o responsável por essa mudança é exatamente o gestor de TI! Por meio do seu trabalho, profissionais de setores diversos poderão compartilhar conhecimento, de modo que falhas operacionais sejam mapeadas e ações de impacto positivo planejadas.

Um profissional com conhecimentos sólidos em TI também pode trabalhar junto aos times de desenvolvimento de sistemas, auxiliando equipes a utilizarem estratégias que reduzam os erros de produção de software e potencializem conceitos de projetos passados. Com essa estratégia, a eficiência operacional vai às alturas!

Empresas precisam de pessoas capacitadas. Isso é fato. E em uma época em que a tecnologia está presente em todas as nossas relações, pessoas que realmente entendem o funcionamento de computadores, servidores e sistemas digitais acabam se tornando fundamentais!

Quer ser um astro nessa área? Então saiba que quem se prepara, seja em um curso de tecnólogo ou em um bacharelado, tem a garantia de que portas serão abertas com mais facilidade durante sua carreira. Não parece ótimo? Então o que ainda está esperando? Aproveite para conferir mais sobre as oportunidades que o mercado de TI oferece!

Baixar ebook

Gestao da Tecnologia da Informacao

Felipe Soares de Oliveira

Felipe Soares de Oliveira

Possui graduação em Ciências da Computação pelo Centro Universitário de João Pessoa (2007), em Tecnologia em Redes de Computadores pelo IFPB (2008), mestrado em Informática, pelo Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da UFPB (2010). Desde 2014 é aluno de doutorado do Centro de Informática da UFPE. Atua no UNIPE como professor, instrutor do programa Cisco Net Academy e coordenador dos Cursos Tecnológicos da UBTech-TI. No mercado direciona suas ações como CEO & Co-Founder da Start-UP Media4ALL. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores e Internet, atuando principalmente nos seguintes temas: Arquitetura de Redes, Sistemas Distribuídos, Tecnologias para Educação, TV Digital e Internet.