BLOG DA GRADUAÇÃO

Como me preparar antes de fazer o curso de Direito?

Entrar na graduação de Direito é um verdadeiro sonho para muita gente. Contudo, ser aprovado para o curso não é uma tarefa simples! Por ter uma variedade tão grande de áreas de atuação, o Direito atrai muitos candidatos e acaba sendo uma das graduações mais disputadas no Brasil.

Por isso, para sair à frente da concorrência não basta se preparar apenas para a prova de vestibular. Para aumentar as chances de realizar esse sonho, também é importante investir em uma preparação para o próprio curso!

Para te ajudar com essa tarefa, criamos esse post com ótimas dicas para quem está se preparando para entrar na graduação de Direito. Confira!

como-me-preparar-antes-de-fazer-o-curso-de-direito.jpg

Organize seus estudos

Antes de se preocupar com a graduação de Direito em si, é preciso se preocupar em passar no vestibular, não é mesmo? Nessa fase, um detalhe que atrapalha muitos estudantes é a falta de organização. Afinal, com tantas disciplinas cobradas na prova, deixar de organizar os seus estudos pode acabar te prejudicando: você pode acabar não tendo tempo de cobrir toda a matéria, ou perder muito tempo estudando assuntos que não são muito cobrados.

Por esse motivo, é essencial fazer uma boa organização dos seus estudos. Uma boa dica é fazer o famoso cronograma de estudos. Comece anotando as suas atividades diárias e confira quanto tempo você tem livre para os estudos.

Lembre-se de marcar horários certos para acordar e dormir (nada de virar a madrugada estudando!). Depois, basta distribuir as disciplinas pelas horas livres, contando o tempo para leitura e para exercícios.

O legal é que, depois, você pode aproveitar a dica do cronograma de estudos para o próprio curso de Direito para manter as matérias em dia!

Leia bastante

Qualquer pessoa que já tenha visto o tamanho dos livros de Direito sabe que o curso exige uma boa quantidade de leitura. Por esse motivo, a melhor dica para começar a se familiarizar com o dia a dia da faculdade é bem simples: leia bastante!

Como agora o seu foco deve ser a prova do vestibular, é interessante investir mais tempo na leitura das matérias específicas da área — como História, Língua Portuguesa, etc. Dessa forma, além de se acostumar com a prática diária da leitura, você ainda estará estudando para a prova de ingresso na faculdade e saindo à frente da concorrência!

A parte interessante dessa dica é que você pode colocá-la em prática até mesmo nos momentos de descanso. Você pode, por exemplo, aproveitar para ler alguns livros que podem ser úteis durante o curso.

Uma boa indicação é do famoso "Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas”, de Dale Carnegie, que fala muito sobre a importância de criar bons relacionamentos e, de quebra, ensina como fazer isso — o que é extremamente útil na faculdade de Direito, já que a profissão exige uma boa capacidade de relacionamento interpessoal.

Baixar ebook

Treine a sua redação

Assim como a leitura, escrever bem é uma habilidade essencial para todo advogado. Isso porque o trabalho principal do advogado é convencer os juízes de que a sua tese é a mais correta, o que se dá por meio da escrita (afinal, os processos judiciais são todos documentados). Um advogado que não sabe expor o seu raciocínio de maneira lógica e organizar bem os seus argumentos tem grandes chances de fracassar na profissão.

Por isso, é interessante começar a melhorar a sua redação o quanto antes! Separe um tempo na sua semana para escrever sobre temas que podem cair na sua prova de vestibular.

Depois, peça para algum professor corrigir o seu trabalho e te dar algumas dicas sobre como melhorar. Existem até mesmo alguns sites e aplicativos na internet que contam com professores treinados para fazer esse trabalho de correção.

Dessa maneira, você já entrará no curso de Direito com uma ótima vantagem!

Converse com profissionais da área

Antes de entrar na graduação de Direito, é bastante comum que criemos algumas expectativas. Às vezes elas estão corretas e dá tudo certo, mas já pensou descobrir que o curso não era nada do que você pensava? Imagine só esse tipo de decepção depois de um ano (ou mais!) intenso de preparação para a prova do vestibular?

Para evitar esse tipo de problema, é legal ter uma visão de dentro do curso. Tente conversar com pessoas que já passaram por essa experiência, ou que estão atualmente cursando a graduação, e não deixe de tirar todas as suas dúvidas!

Pergunte sobre o curso de Direito, como são as matérias, a carreira, o dia a dia profissional... É claro que cada um irá terá uma visão pessoal sobre o curso, então não deixe de analisar tudo o que te disserem de forma crítica antes de formar a uma opinião definitiva, ok?

Tenha foco

Ter foco nas suas metas é importantíssimo tanto antes da graduação de Direito, quanto depois. Antes do curso, é preciso focar bastante nos estudos para conseguir a sonhada aprovação no vestibular. É claro que ao longo do tempo, é comum sentir desânimo em alguns momentos, mas é importante não deixar a bola cair! Pense na sua meta e lembre-se de que esse clima intenso de estudos é temporário.

Depois, quando a graduação começar, também é importante manter o foco. Após um ano intenso de preparação para o vestibular, é bastante comum que as pessoas entrem na faculdade naquele clima de festa.

Apesar de isso acontecer bastante, o resultado é sempre o mesmo: depois, é preciso correr atrás do prejuízo com as matérias do curso. Afinal, não inúmeros trabalhos, apresentações, provas, e no final da graduação ainda tem a tão temida monografia!

Isso não significa que você não deva aproveitar: faça amigos, vá às festas, mas não deixe seus estudos de lado e dedique-se o máximo à faculdade! Seguindo essas dicas, você entrará mais do que preparado no curso de Direito!

E você? Como tem se preparado para essa experiência? Acredita que essas dicas podem te ajudar no decorrer dos seus estudos? Tem mais alguma dica diferente para dividir? Deixe seu comentário e conte para a gente!

Baixar ebook

Direito

Petronio Bismarck Tenório Barros

Petronio Bismarck Tenório Barros

Doutorando em Direito Público pela Universidad del Moseo Social Argentino - UMSA. Especialista em Direito Processual Civil pelo Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ. Graduado em Direito pela Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e Letras de Rondônia (1993). Atualmente é coordenador adjunto/professor do Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Teoria do Direito e Direito Civil.