BLOG DA GRADUAÇÃO

Como me inscrever no FIES 2015?

Caso você seja um estudante matriculado numa faculdade particular avaliada positivamente pelo MEC, pode começar a comemorar! É que você está apto a solicitar um financiamento do FIES: só neste segundo semestre de 2015, serão 61,5 mil vagas.  

O FIES, ou Fundo de Financiamento Estudantil, foi criado pelo Ministério da Educação para proporcionar a você tranquilidade para fazer sua graduação e tentar se estabelecer no mercado de trabalho antes de se preocupar em pagar. 

Fique atento ao cronograma do FIES 2015:

  • Encerramento das inscrições - 06  de agosto
  • Única Chamada - 10 de agosto
  • Conclusão do processo de contratação - 13 de agosto
Atenção: estudantes que já firmaram contrato com o Fies têm só até 31 de outubro para solicitar a transferência integral do curso ou da instituição de ensino, bem como solicitar a dilatação do prazo de uso do financiamento – relativo ao 1o. semestre de 2015.  

fies-blog-unipe-graduacao-1

Atenção: Novas regras do FIES 2015

Para 2015, o Governo Federal estipulou novas condições para conceder o financiamento estudantil. Vamos a elas:

  • FIES para a ser exclusivo: Caso o aluno esteja matriculado em dois cursos de faculdades diferentes e já conte com o benefício do ProUni em um deles, ele não poderá solicitar o FIES para cobrir os custos do outro curso. A não ser que use o FIES para complementar uma bolsa parcial do ProUni do mesmo curso da mesma instituição. 
  • Bolsas integrais: Os alunos não poderão acumular as bolsas integrais concedidas pelo ProUni com o FIES, tendo que optar entre um ou outro benefício. Caso o ProUni ofereça bolsa parcial, há a possibilidade de transferir a bolsa para o curso financiado ou transferir o financiamento para complementar a bolsa.
  • Regularizações: Todas as regularizações devem ser feitas antes de renovar o contrato de financiamento. O aluno que não regularizar sua situação antes do fim do prazo de aditamento do Fies 2015, subsequente ao semestre em que a bolsa do ProUni foi concedida, vai ter o financiamento automaticamente cancelado.
  • Notas: Para ter direito ao FIES, o estudante deve apresentar nota superior ou igual a 450 pontos na prova objetiva do ENEM e maior do que zero na redação. Além disso, é exigida do candidato ao financiamento a participação em qualquer edição do ENEM desde 2010.
  • Juros: Passaram de 3,4% para 6,5%
  • Renda Familiar: Houve mudança no limite de renda para a contratação do FIES. Agora, a renda familiar mensal bruta deve ser de 2,5 salários mínimos por pessoa. 

     

Reserve sua vaga no Unipê Como me inscrever no FIES? 

O processo é realizado pela internet. As inscrições são feitas pelo Sistema Informatizado do FIES (SisFIES) no site do MEC.

Confira abaixo as 3 etapas para garantir o seu financiamento:

1a Etapa: Inscrição no SisFIES
Informe ao SisFIES o seu CPF, data de nascimento, endereço de e-mail válido. Cadastre uma senha para acessar o sistema e inscrever curso e forma de financiamento.

2a Etapa: Validação das informações
Depois de se inscrever no SisFIES, você tem até 10 dias para validar seus dados na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da sua instituição de ensino.

3a Etapa: Contratação do financiamento
Com as informações validadas, você também terá o prazo de 10 dias para se dirigir a um agente financeiro (Caixa ou Banco do Brasil) do FIES. Esse prazo começa a ser contado no terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA, para formalizar a contratação do financiamento.

#ficaadica É bom ficar bem ligado nos prazos para validação da documentação na CPSA e comparecimento na instituição bancária. Eles começam a contar a partir da conclusão da inscrição no portal do SisFIES e da validação da inscrição na CPSA, respectivamente, e não são interrompidos nos finais de semana ou feriados.

Ainda tem dúvida? Converse com o FIES

No Portal do FIES você consulta os cursos e as instituições que participam do programa, de acordo com o estado e o município. Lá, você também faz a simulação de um financiamento, além de consultar saldo devedor e taxa de juros. Se ainda assim tiver dúvidas, o número de telefone da Central de Atendimento do Fies é o 0800 616161. Boa sorte e bons estudos!

Reserve sua vaga no Unipê

 

Dicas

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.