BLOG DA GRADUAÇÃO

Como funciona o superior de tecnologia em Gestão de TI?

Com a crescente inclusão da tecnologia no dia a dia das empresas, torna-se cada vez mais necessário contar com a presença de profissionais especializados, capazes de oferecer novas soluções digitais para a otimização de processos internos. Esses profissionais, além de desenvolver melhores soluções, precisam gerenciar o trabalho de técnicos de suporte e analistas de TI. Por essas e outras é que profissionais formados em Gestão da Tecnologia da Informação estão sendo cada vez mais requisitados.

Nesse cenário, a conclusão de um bom curso tem sido um importante diferencial para os profissionais do mercado. Com uma grade curricular de qualidade, um diploma da área pode abrir diversas portas! Quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe nosso post de hoje:

Como funciona o curso de gestão da TI

Comparação entre bacharelado e tecnólogo

Para começo de conversa, já vale adiantar que o bacharelado dura quatro anos enquanto o tecnólogo dura apenas dois. Mas esquecendo as diferenças de duração por um minutinho, foquemos nos estudos: o bacharelado se volta, principalmente, para o trabalho na área de pesquisa, enquanto o tecnólogo se preocupa com o mercado em si. O tecnólogo permite que os estudantes vivenciem, na prática, a atuação nas empresas e o que torna esses futuros profissionais mais preparados para os desafios do mercado corporativo.

Fato é que ambos os cursos formam profissionais capazes de trabalhar com a gestão de TI em uma empresa, mas somente o curso de tecnólogo é capaz de oferecer uma grade de ensino totalmente focada na prática, de forma a realmente preparar o estudante para o dia a dia do mercado. Assim, em apenas dois anos, o profissional já pode sair do curso diretamente para auxiliar um negócio a ter uma estrutura digital de excelência!

Baixar ebook

Disciplinas que levam ao conhecimento

O curso de Gestão de TI possui uma grade disciplinar bastante variada, indo desde a administração de bancos de dados à legislação brasileira. Essa formação multidisciplinar que garante ao profissional a capacidade para lidar com os constantes desafios do setor.

Hoje, o gestor de TI não trabalha apenas com a administração de equipamentos tecnológicos, esse profissional é responsável também por potencializar o negócio, investindo em  transformações digitais, empreendedorismo e inovação.

Gestores que inovam e alavancam os lucros

O curso de Gestão de TI forma líderes capazes de administrar grandes equipes e equipamentos tecnológicos. Essas importantes atividades auxiliam as empresas a processarem, armazenarem, distribuírem e analisarem melhor as informações por meios digitais,  gerando, assim, novas oportunidades de negócio.

Com uma formação que vai dos fundamentos da administração à informática propriamente dita, o superior de Tecnologia em Gestão de TI ensina profissionais a otimizarem processos e diminuírem gastos, sempre incluindo a inovação corporativa. Assim, daqui para frente, cada vez mais a TI passará a desempenhar um papel estratégico na empresa, sendo integrante fundamental na tomada de decisões.

Como você viu, a gestão da Tecnologia da Informação é responsável pela administração de toda a estrutura de TI de uma empresa, o que engloba hardware, sistemas, servidores, computadores, bancos de dados e equipamentos de rede. Com a ajuda de profissionais qualificados, esses recursos são gerenciados para se integrar às estratégias comerciais do negócio, agregando valor ao panorama geral, o que dinamiza o core business corporativo. Pronto para se tornar esse profissional indispensável?

Agora é a sua vez de contar um pouquinho: o que mais chama sua atenção nessa profissão? Entendeu por que toda empresa precisa de um gestor de Tecnologia da Informação? Comente aqui e divida suas impressões conosco!

Baixar ebook

Gestao da Tecnologia da Informacao

Felipe Soares de Oliveira

Felipe Soares de Oliveira

Possui graduação em Ciências da Computação pelo Centro Universitário de João Pessoa (2007), em Tecnologia em Redes de Computadores pelo IFPB (2008), mestrado em Informática, pelo Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da UFPB (2010). Desde 2014 é aluno de doutorado do Centro de Informática da UFPE. Atua no UNIPE como professor, instrutor do programa Cisco Net Academy e coordenador dos Cursos Tecnológicos da UBTech-TI. No mercado direciona suas ações como CEO & Co-Founder da Start-UP Media4ALL. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores e Internet, atuando principalmente nos seguintes temas: Arquitetura de Redes, Sistemas Distribuídos, Tecnologias para Educação, TV Digital e Internet.