BLOG DA GRADUAÇÃO

Como escolher a faculdade ideal em 7 passos

Ufa! Finalizamos o ensino médio. Chegou, agora, o temido momento de fazer uma das escolhas mais importantes de nossas vidas: qual carreira seguir e em qual universidade estudar. São dezenas de cursos e modalidades que ampliam as possibilidades e acabam nos deixando confusos.

Como escolher a faculdade? Calma! Você vai tirar isso de letra. Basta seguir alguma de nossas sugestões abaixo.  Com essa leitura, você vai ser capaz de começar a entender quais aspectos você deve levar em consideração na hora de escolher a faculdade ideal. Confira agora os 7 passos para não errar nessa importante escolha:

escolher-a-faculdade-ideal-blog-unipe-graduacao

 1. Analise a tradição

A história de uma faculdade é construída ao longo dos anos - e diariamente.  Quanto mais tempo uma instituição de ensino se mantém relevante para o mercado ao lançar profissionais que realmente venham fazer a diferença nos setores de atuação, maior a sua credibilidade e a certeza de que ela esteja oferecendo cursos de ótima qualidade.

2. Conheça o corpo docente

Ao pensar em qual faculdade escolher é preciso avaliar o corpo docente, mas como fazer isso? Podemos destacar 3 formas:

  • titulação (especialista, mestrado, doutorado ou PHD);

  • renome, como é o caso de grandes juristas, médicos, etc,

  • obras publicadas e palestras, avaliando o trabalho e a contribuição do profissional para sua área.

As informações necessárias para avaliar o corpo docente estão disponíveis na página oficial da faculdade, de acordo com o curso. O currículo resumido de cada professor inclui informações bastante válidas sobre obras e trabalhos publicados, bem como premiações obtidas.

3. Verifique o conceito e a classificação do MEC

O conceito e classificação atribuídos às faculdades pelo Ministério da Educação (MEC) fornece informações de extrema importância para você. Dentre os quesitos avaliados estão ocorpo docente, estrutura, pesquisa, extensão, gestão da instituição e responsabilidade social.

É importante lembrar que algumas empresas podem levar em consideração a pontuação da faculdade obtida nas avaliações como um “extra” na análise curricular do possível candidato à vaga de trabalho.

Faça o download do material!

4. Preste atenção na infraestrutura

Pesquise sobre as salas de aula, estacionamentos e restaurantes das IES que você está analisando. Verifique se existem espaços de convivência, áreas verdes e áreas exclusivas para estudo. Busque por referências sobre os equipamentos e laboratórios específicos do curso que você deseja. A IES disponibiliza wi-fi gratuito para seus alunos? Quantos mil exemplares possuem na biblioteca?

Todas essas informações ajudarão você a decidir como será a sua experiência na universidade. Onde você se sente melhor para realizar os seus estudos? Você prefere lugares abertos ou fechados? Na hora de escolher a faculdade ideal preze sempre pelo seu bem estar!

5. Informe-se do desempenho dos ex-alunos

Buscando por uma visão mais particular sobre a instituição que está começando a te cativar ? Os ex-alunos são os mais indicados para lhe auxiliar nessa empreitada. Além de poderem compartilhar com você suas impressões, ex-alunos também podem tirar muitas dúvidas.

Encontre a instituição de ensino que você deseja estudar nas mídias sociais, veja o que os alunos comentam, quais são suas principais dúvidas e reclamações. Assim você terá acesso a informações relevantes de pessoas que viveram na prática a experiência da instituição.

6. Leve em conta estágios, convênios e monitorias

Nunca é cedo demais para colocar em prática o que aprendeu em sala de aula. Clínicas-escola, por exemplo, são experiências valiosas, pois inserem os alunos aos poucos na realidade do mercado.

Por isso, busque uma instituição que ofereça suporte para você colocar em prática os conhecimentos adquiridos em seu curso. Com os estágios e parcerias você consegue se preparar melhor para as exigências do mercado de trabalho.

7. Lembre-se do que faz bem para você

Você passará, no mínimo, 2 anos na faculdade. Portanto, é fundamental que se sinta bem ao fazer parte dela, o que pode influenciar, inclusive, no seu desempenho na sala de aula. Já tem amigos na universidade que pretende ingressar? Eles podem ajudar você a se ambientar no primeiro contato com o campus.

No mais, verifique se a instituição atende às suas expectativas - e da sua família, claro - avalie os valores das mensalidades, possibilidades de financiamento estudantil (FIES/PROUNI) e até mesmo bolsas de estudos fornecidas. Ah, sim, e prepare-se para uma das melhores experiências de toda sua vida!  

Agora, o que acha de escolher sua IES e nos contar através dos comentários? Visite o site do Unipê, a melhor entre as faculdades paraibanas, e conheça agora nossas opções de cursos!

 Faça o download do conteúdo!

Dicas

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.