BLOG DA GRADUAÇÃO

Como é o curso de odontologia? Descubra tudo!

Postado por Marcos Vasconcelos

O curso de Odontologia é um dos mais renomados na área da saúde, oferecendo uma série de possibilidades para quem deseja se dedicar ao ramo. Além de atuar como dentista em consultórios ou clínicas particulares, quem forma em Odontologia pode se dedicar à vida acadêmica, fazendo pesquisas e dando aula. Pode ainda se especializar em cirurgia bucomaxilofacial e ter um dia a dia corrido no bloco cirúrgico do hospital.

Mas como é a jornada até a formatura? Como é a rotina do estudante de Odontologia? Quais as matérias estudadas? É necessário fazer estágio? Quanto custam as mensalidades da faculdade? Vamos responder a essas e outras dúvidas aqui no post, confira!

como-e-o-curso-de-odontologia-descubra-tudo.jpg

Antes de mais nada, o que é a Odontologia?

A Odontologia é a ciência que se dedica ao estudo dos dentes, da boca e dos ossos da face, sendo responsável pela prevenção, pelo diagnóstico e pelo tratamento de doenças e alterações cosméticas que acometem essas estruturas.

Como isso envolve um grande número de procedimentos, muitos profissionais se especializam em algumas áreas e focam a realização de atividades específicas. Assim como o médico irá se especializar em cardiologia ou gastroenterologia, o dentista pode se especializar em implantodontia ou cirurgia bucomaxilofacial, por exemplo.

Quais as especialidades da Odontologia?

  • Clínica geral: realiza limpeza, restauração e extração dos dentes, além da colocação de próteses;
  • Dentística: visa a restabelecer a forma e a função dos dentes por meio da correção estética e dos clareamentos;
  • Endodontia: realiza os tratamentos de doenças que envolvem a polpa e a raiz dos dentes;
  • Estomatologia: trata doenças presentes na cavidade oral, como doenças autoimunes e DSTs;
  • Implantodontia: realiza cirurgias para a colocação de próteses;
  • Odontogeriatria: trata doenças bucais em geral no paciente idoso;
  • Odontologia legal: realiza exames de perícia em cadáveres para identificação do corpo por meio da arcada dentária e emite laudos técnicos;
  • Odontologia em saúde coletiva: monta programas de assistência odontológica para a comunidade, planos de saúde ou cooperativas;
  • Odontologia do trabalho: diagnostica, trata e acompanha doenças odontológicas relacionadas ao trabalho;
  • Ortodontia: altera a posição dos dentes por meio do uso de aparelhos, corrigindo problemas de crescimento e amadurecimento da face e da estrutura dentária;
  • Periodontia: está relacionada a doenças do tecido de sustentação dos dentes, como a gengiva e os ossos;
  • Prótese dentária: projeta e cria próteses para substituição de dentes danificados;
  • Radiologia: realiza o diagnóstico de doenças da boca ou da face por meio da radiografias;
  • Traumatologia e cirurgia bucomaxilofacial: diagnostica e trata lesões traumáticas ou anômalas na boca e na face por meio de cirurgias.

Como é o curso de Odontologia?

O curso de Odontologia tem duração de 4 ou 5 anos, contando com alguns anos de formação básica e alguns anos de formação profissionalizante. A partir do segundo ano, as aulas se tornam mais práticas, com a realização de procedimentos em manequins, e, a partir do terceiro ano, já há um contato direto com pacientes em clínicas.

Ao final do curso, é necessário realizar um trabalho de conclusão de curso — a famosa monografia.

Baixar ebook

Quais matérias são feitas em cada uma dessas fases?

As disciplinas da formação básica são comuns a todos os cursos da área de ciências biológicas, incluindo anatomia, fisiologia, epidemiologia, histologia, imunologia, bioquímica, genética, patologia e farmacologia.

Já na fase profissionalizante, as disciplinas são específicas à área da Odontologia, como endodontia, periodontia, cirurgia e traumatologia, odontopediatria, ortodontia, técnica radiográfica, radiologia e cariologia e dentística.

Dá para cursar Odontologia a distância?

Não. Ainda não existem cursos de odonto à distância, já que grande parte da carga horária está relacionada à execução de tarefas práticas em laboratórios próprios ou em clínicas sob orientação dos professores.

Quanto custa a mensalidade de um curso de Odontologia?

Atualmente, as mensalidades do curso variam de R$1000 até R$3000, sendo, muitas vezes, oferecidas formas facilitadas de pagamento de acordo com a condição socioeconômica do estudante.

Qual tipo de personalidade combina com a Odontologia?

Como qualquer outro curso da área de saúde, é importante que o estudante de Odontologia goste de lidar com pessoas e ajudar na resolução de problemas. Afinal, para tratar doenças, é necessário bater um papo e criar uma boa relação com o paciente, além de dominar o conteúdo técnico.

Como o carga horária do curso pode ser pesada e composta de diversas disciplinas práticas, também é importante ser muito estudioso e disposto a colocar a mão na massa para se tornar um bom profissional.

Após a formatura, eu já posso atuar como dentista?

Basta obter o registro do Conselho Regional de Odontologia (CRO), a agência responsável pelo controle e fiscalização dos dentistas em todo o país, com a apresentação de documentos que comprovem que você realmente estudou Odontologia e já pegou o diploma.

Mas atenção! A formatura no curso dá para permissão para atuar apenas como dentista generalista. Quem quiser seguir carreira em uma área específica deve se especializar, o que demanda mais alguns anos de estudo e é a opção escolhida por boa parte dos recém-formados.

como-e-o-curso-de-odontologia.gif

Como é o mercado de trabalho para Odontologia?

Existem cerca de 300 mil dentistas no Brasil, mas a maioria se concentra na região Sudeste. Essa má distribuição provoca grande variação no salário do profissional, que é maior em regiões com uma menor concentração de dentistas, como cidades do interior e nas regiões Norte e Nordeste.

Onde o dentista pode trabalhar?

Ao contrário do que muita gente pensa, a maioria dos dentistas não tem consultório particular. O setor público é o maior empregador dos profissionais formados em Odontologia. Tanto como parte da equipe do Programa Saúde da Família ou do Programa Brasil Sorridente nos postos de saúde quanto como parte de uma equipe hospitalar ou como empregado das Forças Armadas.

Para o profissional autônomo, ou seja, aquele que tem o consultório próprio, a concorrência em cidades de médio e grande porte é grande, sendo difícil (mas não impossível, claro) crescer no mercado e ganhar um bom dinheiro.

Dá para fazer mestrado depois do curso?

Para quem tem mais interesse na vida acadêmica dentro da faculdade, gosta de fazer pesquisas e quer virar professor no futuro, não há dúvidas de que seguir os estudos com mestrado e doutorado é o melhor caminho. E isso não significa necessariamente abandonar a prática clínica, já que, muitas vezes, dá para estudar e trabalhar ao mesmo tempo.

Ainda tem dúvidas sobre o curso de Odontologia? Deixa um comentário aqui para a gente!

Baixar ebook

Odontologia

Marcos Vasconcelos

Marcos Vasconcelos

Graduado em Odontologia. Mestre em SAÚDE COLETIVA pela Universidade de Pernambuco (2003). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: aids, cárie, perfil, comportamento e higiene. Experiência como executivo de operadora de planos de saúde, gestor do SUS e gestor educacional. Atua nas disciplinas de Saúde Coletiva, Bioética e Metodologia Científica.

MAIS LIDOS