BLOG DA GRADUAÇÃO

Como descobrir se psicologia é o curso certo para você

Essa fase de pré-vestibular, principalmente com a concorrência do Enem e tantas opções de cursos que vão surgindo, é bastante delicada. Escolher uma graduação e um futuro profissional é definitivamente um fator decisivo na vida das pessoas, e toda pesquisa e cuidado na hora da escolher o curso são importantes.

Como em todas as áreas, para ingressar no curso de psicologia, é fundamental pensar sobre afinidade com a área, retorno financeiro e satisfação profissional e pessoal. Nessa hora, contar com orientação profissional para saber se psicologia é o curso certo para você também é bastante válido.

E, se você acredita que essa é a graduação certa para você, acompanhe-nos nessa leitura e confira nossas informações sobre o curso e a profissão de psicólogo.

como-descobrir-se-psicologia-e-o-curso-certo-para-voce.jpg

Você é um bom ouvinte?

Sabemos que a profissão do psicólogo consiste em ouvir seus pacientes e ajudá-los com seus sentimentos e pensamentos, auxiliando-os a entender a si mesmos e lidar com seus problemas psicológicos.

Por isso, é primordial que esse profissional saiba ser um bom ouvinte. Estar atento a tudo o que é dito pelo seu paciente, por meio de fala e gestos corporais, é essencial. Afinal, nem todo mundo é aberto para falar tudo o que sente, e entender os códigos não-verbais vai ser bastante eficiente na profissão.

Claro que você também vai desenvolver isso durante o curso, porém, já ser considerado um bom ouvinte pelos seus amigos, parentes e pessoas próximas é um grande passo.

Você se considera um bom leitor?

A psicologia possui vários campos de estudo e, por se aprofundar na complexidade da mente humana, abrange muitas linhas de pensamento diferentes, sendo que você deverá encontrar aquela com a qual se identifica mais.

Para entender melhor essas linhas de estudo, é necessário que você seja um bom leitor, de maneira que leia bastante e saiba fazer leitura crítica também. A demanda de leitura do curso é muito grande, pois são inúmeras teorias para entender os vários comportamentos humanos.

Então, se você acredita que psicologia é o curso certo para você, saiba que ler bastante será primordial, não só durante a graduação, mas também ao longo da sua carreira, pois estar dentro das novidades da profissão fará de você um ótimo profissional.

Baixar ebook

Sabia que psicologia não é apenas psicoterapia?

Por diversas vezes, a psicologia é associada apenas à psicoterapia. Sempre vem à cabeça das pessoas a imagem do psicólogo segurando uma prancheta e o paciente sentado no divã à sua frente. Mas saiba que essa não é a única abordagem da psicologia.

O psicólogo pode trabalhar em vertentes da psicologia na educação, dentro de empresas, com psicologia jurídica e há também psicólogos que trabalham em laboratórios e até mesmo no esporte.

Mesmo dentro da psicoterapia, há diversos tipos de abordagem, como a psicologia cognitiva-comportamental e a Gestalt-terapia.

Desse modo, percebe-se que são inúmeras as possibilidades de trabalho para um psicólogo.

Você é emocionalmente estável?

Pensando que o psicólogo lida com diversos comportamentos e ajuda os pacientes na sua jornada do autoconhecimento e equilíbrio emocional, é essencial refletir sobre esta questão: você possui estabilidade emocional?

É importante ressaltar que não se espera que a profissão transforme os psicólogos em máquinas que não tenham variações de reações e sentimentos, que não sintam estresse ou coisas semelhantes. Mas o que conta aqui é como você reage e lida com esses sentimentos.

Estabilidade emocional é isto: saber lidar com as situações de estresse, reagir com calma e ter relacionamentos positivos e construtivos. Conseguir utilizar suas qualidades o máximo possível nas situações são atitudes que te definem como uma pessoa estável emocionalmente.

Esse aspecto será importante para que você possua credibilidade com seus pacientes e seja um profissional competente, pois é fundamental para um psicólogo não misturar o âmbito profissional com o pessoal.   

Sua cabeça é aberta?

Estamos falando sobre um curso em que lidar com diversos tipos de pessoas, comportamentos e sentimentos, muitas vezes distintos dos seus, será algo cotidiano. Nem sempre as questões que você ouvirá de seus pacientes estarão de acordo com suas crenças ou serão agradáveis.

Possuir a cabeça aberta e entender a diversidade humana é primordial para se tornar um bom psicólogo, seja qual for a área que você seguirá dentro da psicologia.

É importante ter a cabeça aberta desde o começo do curso e estar preparado para rever e modificar, se necessário, suas ideias.

Preconceitos como machismo, homofobia e racismo são exemplos de alguns comportamentos e pensamentos que moldam a maneira como lidamos com os outros e percebemos o mundo ao nosso redor. E, dentro da psicologia, você entenderá que alguns desses pensamentos são prejudiciais à vida de milhares de pessoas.

Portanto, ter a cabeça aberta e estar livre de julgamentos sobre diversas coisas, mesmo que elas vão contra suas crenças, é essencial.

como-descobrir-se-psicologia-e-o-curso-certo-para-voce.gif

Acredita que psicologia é o curso certo para você?

Após ler todas essas informações, você acredita que psicologia é o curso certo para você? Então, meu amigo, boa sorte nessa nova jornada e escolha de profissão.

Estude muito para ingressar em uma universidade, estude muito para se manter na universidade e obter bastante conhecimento e continue estudando mesmo depois de terminar o curso, porque é necessário estar sempre atualizado.

Bônus: A psicologia é uma ciência

É isso mesmo que você está lendo, e não é bobagem não! A psicologia é um curso bastante sério, visto que estuda a mente e o comportamento humano.

O conhecimento produzido na psicologia é adquirido por meio de método científico, com diferentes tipos de técnicas, como observação, estudos de caso, experimentos, entrevistas, questionários, entre outros.

Saiba que, assim como todo curso, é necessário ter bastante dedicação e estudar muito. Estar aberto a mudanças, a deixar de lado alguns pensamentos e crenças e ajudar o próximo em uma aventura de autoconhecimento e melhoria de comportamentos fazem parte da jornada do psicólogo.

Então, se você acredita que psicologia é o curso certo para você, se jogue nas apostilas e escolha a melhor instituição de ensino para isso, e lembre-se de se certificar de que ela seja reconhecida pelo MEC.

Gostou desta leitura? Quer ter mais informações como essa? Acompanhe as postagens na nossa página do Facebook e fique por dentro das novidades.

Baixar ebook

Psicologia

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.

MAIS LIDOS