Institucional

Como conciliar trabalho e estudos? Descubra os segredos desse desafio

Mariana Brito
18-08-2017 7:10

Você quer voltar a estudar, mas acha que o serviço será um empecilho? Saiba, então, que esse é um pensamento equivocado. Afinal, com dedicação, força de vontade e jogo de cintura é, sim, possível conciliar trabalho e estudos numa boa.

Claro que surgirão alguns percalços no caminho, mas nada que não possa ser resolvido. Ao ter que driblar alguns obstáculos, o sucesso no final dessa trajetória será ainda mais comemorado.

Quer saber, então, como tirar de letra essa situação? Acompanhe o conteúdo abaixo e aprenda a lidar com a rotina de trabalho e estudo, conhecendo a melhor forma para conseguir resultados satisfatórios no ENEM.

como-conciliar-trabalho-e-estudos-descubra-os-segredos-desse-desafio.jpg

Estabeleça uma rotina

Tá certo que imprevistos acontecem, mas isso não é justificativa para perder o horário, deixando de ir ao serviço ou abrindo mão do estudo diário. Para não ter erro, o mais recomendado é elaborar uma rotina e segui-la à risca.

Determine o horário de dormir, acordar, trabalhar e estudar. No início, pode ser que você tenha certa dificuldade para se adaptar — uma vez que não estava acostumado com essa rotina —, mas é questão de tempo até que você se habitue.

Definir uma rotina, com certeza, vai auxiliar nesse processo. Por isso, compre uma agenda ou um caderno e comece a se organizar.

Aposte em trabalhos com horário reduzido

Uma estratégia eficiente enquanto está se preparando para o vestibular é procurar por empregos com horário reduzido.

Não importa se será de manhã, de tarde ou de noite. O fundamental aqui é encontrar um serviço que seja compatível com a sua realidade momentânea.

Ao optar por essa alternativa, você terá mais tempo livre para se dedicar aos estudos, o que possivelmente te ajudará a obter uma nota melhor. Lembre-se que, no momento, uma de suas maiores prioridades é conquistar uma vaga em uma universidade de destaque.

New Call-to-action

Saiba fazer concessões

Não há dúvidas que é preciso inserir em sua programação momentos de descanso e de entretenimento — afinal, ninguém é de ferro e, ao realizar atividades prazerosas, você terá mais motivação para encarar a jornada dupla.

Entretanto, tome muito cuidado com esse aspecto. Escolha atividades que não vão prejudicar o seu desempenho. Virar noites acordado, por exemplo, vai reduzir (e muito!) a sua produtividade. Opte, então, por programas mais leves, como ir ao cinema, assistir a uma peça de teatro ou ver uma exposição.

Se antes o final de semana era sinônimo de badalação e de encontrar os amigos, você precisa ter em mente que, nos dias atuais, os livros e os cadernos serão seus principais companheiros.

Lembre-se de que somente será possível alcançar as suas metas ao fazer determinadas concessões, abrindo mão de algumas atividades. Além do mais, adote hábitos saudáveis. Isto é: tenha uma alimentação adequada, durma bem e realize atividades físicas.

Seja sincero com o seu chefe

Conversar com o seu superior, informando essa nova fase da sua vida, é uma boa ideia. Assim, ele compreenderá alguns contratempos que podem surgir enquanto você concilia trabalho e estudos.

Aliás, é bem provável que ele apoie a sua escolha, ainda mais se for para realizar um curso que está relacionado à sua área de atuação.

No entanto, o fato de avisá-lo não significa que você pode pisar na bola constantemente. Pelo contrário: tente ser o mais profissional possível, mostrando que você sabe lidar bem com a pressão.

Quem sabe, ao adotar uma postura apropriada, mantendo o seu compromisso com o trabalho, você até consiga uma promoção na empresa após finalizar o curso?

Elimine as distrações

O seu tempo de estudo já não é muito grande. Então, não caia no erro de gastar os seus preciosos minutos com fatores externos. Elimine tudo aquilo que tire a sua atenção e o faça perder o foco.

De aplicativos a redes sociais e televisão: desligue todos os aparelhos que prejudicam o seu estudo. O momento é de se dedicar ao estudo e não de ficar de conversinha no WhatsApp ou de ver aquele lançamento no Netflix.

A gente até entende que é bem tentador dar uma olhadinha nas redes sociais, mas lembre-se de que isso não vai te levar a lugar algum nos estudos, certo? Então, não perca a concentração com o que está ao seu redor.

Monte grupos de estudos

Nada melhor do que contar com grupos de estudos para ter melhores resultados. Quase todos ali estão, praticamente, na mesma situação que você e possuem o mesmo objetivo: ter sucesso no ENEM e nos demais processos seletivos.

Ao criar um grupo de estudos, vocês poderão compartilhar experiências e, claro, tirar dúvidas, ajudando um ao outro a entender melhor a matéria.

Suponha, por exemplo, que você é craque nas disciplinas de humanas e seu colega, por sua vez, domina bastante as exatas. Assim, vocês poderão trocar macetes e ajudar a compreender melhor o conteúdo.

Além do mais, companheiros de estudos se motivam e podem emprestar materiais diversificados, complementando assim suas fontes de aprendizado.

como-conciliar-trabalho-e-estudos-descubra-os-segredos-desse-desafio.gif

Defina metas

Estudar sem um cronograma é um erro clássico, principalmente para aqueles que precisam conciliar o estudo com o trabalho. Eles simplesmente pegam a apostila e os livros e vão lendo e fazendo exercícios sem estabelecer metas.

Pense bem: como saber se você conseguirá contemplar todo o material para a prova se não existe um plano traçado? Fica evidente, nesse aspecto, que estabelecer objetivos a curto, médio e longo prazo é essencial.

Mas não é só isso. O estudante precisa se preocupar em fazer um cronograma alternado. Isto é: mescle as disciplinas que serão abordadas no decorrer do dia, pois isso tornará o estudo mais efetivo e otimizará o tempo.

Infelizmente, não existe um roteiro definido ou uma fórmula mágica que vai mostrar como conciliar trabalho e estudos.

Contudo, a chave da questão é ter comprometimento com ambas as atividades, dando o devido enfoque para cada uma delas. Ao ter disciplina, não há dúvidas que você conseguirá alçar voos mais altos.

Gostou do conteúdo e quer receber mais dicas sobre o universo acadêmico, além de formas de alavancar os estudos? Então curta nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades que vão te ajudar a conquistar o seu objetivo!

New Call-to-action

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos