BLOG DA GRADUAÇÃO

Como a tecnologia pode contribuir para a Gestão de Recursos Humanos

Se você está interessado em ingressar no curso de Gestão de Recursos Humanos, saiba que terá uma grande aliada em sua carreira: a tecnologia. Cada vez mais, as redes sociais podem contribuir para a gestão de recursos humanos e são utilizadas por profissionais da área para analisar o perfil do candidato.

Mas existem outros sites e softwares que contribuem tanto na tarefa de seleção como no dia a dia para um melhor aproveitamento dos talentos, reduzindo custos e conquistando resultados mais satisfatórios para a empresa. Quem está entrando nesse universo precisa conhecer as principais inovações tecnológicas que a área de recursos humanos tem a seu favor e ficar sintonizado com as atualizações do mercado.  Afinal, a área de Recursos Humanos está em constante evolução e demanda por profissionais conectados também. Mas lembre-se: a tecnologia nunca substituirá talentos de verdade! Quer saber mais sobre assunto? Confira:

gestão recursos humanos

De olho nas redes sociais

Sabe as redes sociais que você já está acostumado a acessar? Pois saiba que o Facebook, o Twitter e especialmente o LinkedIn continuarão a fazer parte de seu dia a dia. No curso de Gestão de Recursos Humanos você irá aprender a tirar o máximo proveito dessas ferramentas para se preparar para o mercado. Além de informações básicas, que podem ser encontradas facilmente em um currículo, nas redes podem ser observadas questões mais subjetivas. Em seu perfil, o candidato mostra como interage com o mundo, e o recrutador pode analisar características de sua personalidade, seus interesses, suas experiências e seus valores. Informações essas que você, no papel de recrutador, poderá utilizar tanto a favor como contra os candidatos no momento da seleção, dependendo de como elas se relacionam com o perfil da empresa que você representará.

Hoje, no Brasil, mais de 40% das instituições utilizam as redes sociais para avaliar candidatos e até mesmo os colaboradores que já fazem parte do quadro da empresa.

Além das redes mais conhecidas, estão disponíveis outros recursos online. Nesse sentido, os portais de emprego, como o Catho, se destacam, assim como o Google Jobs. Neste último, é possível agendar videoconferências com a ferramenta Hangouts, dinamizando as entrevistas e possibilitando que candidatos de regiões mais afastadas possam ser entrevistados.

Softwares a favor da gestão de RH

No dia a dia do profissional de RH, uma das tarefas mais desafiadoras é a alocação de funcionários, ou seja, saber como distribuir de maneira eficiente os funcionários nos projetos da empresa. No curso de recursos humanos são abordadas novas possibilidades de atuação do profissional com a ajuda de softwares. Pense bem como é complicado identificar com qual tarefa cada funcionário está envolvido, quanto tempo demora para realizar cada tarefa, em qual fase o projeto está e quais são suas maiores habilidades e dificuldades. Com o apoio de um software, essas informações são armazenadas e atualizadas, oferecendo um panorama geral para que o gestor consiga identificar rapidamente a disponibilidade de cada um para que planeje suas próximas tarefas, estabeleça prazos reais ou remaneje funções quando for preciso. Como você viu, a tecnologia pode ser uma grande aliada na gestão de recursos humanos.

E você, conhece outras ferramentas para facilitar o trabalho do gestor? Comente! E se você se interessa em ingressar no curso de recursos humanos e ainda tem dúvidas quanto à sua escolha, clique aqui e saiba mais sobre essa carreira.

Baixar ebook

Gestao de Recursos Humanos

Jane Kelly Batista Ramalho

Jane Kelly Batista Ramalho

Jane Kelly é organizada, determinada e muito responsável. Formou-se em 2011 pela Universidade Federal da Paraíba. É jovem e vibrou bastante quando conseguiu concluir o mestrado antes da data prevista. Atualmente é coordenadora do curso de Ciências Contábeis e Gestão de Recursos Humanos no Unipê. É apaixonada por seus estudos, sua carreira e handebol de quadra.