BLOG DA GRADUAÇÃO

Como a logística pode deixar o seu negócio mais competitivo

Em tempos de grande oferta de produtos e serviços, é notável o crescimento da concorrência entre as mais variadas empresas. Isso faz com que seja necessário encontrar e oferecer diferenciais que possam tornar uma empresa mais competitiva e, consequentemente, se destacar frente às outras presentes no mercado.

A seguir, vamos falar mais sobre como a logística pode deixar um negócio mais forte e sólido no segmento em que atua e como o profissional de área é o pivô de toda essa relação. Acompanhe com a gente e saiba mais sobre esse importante e fundamental setor em nossa economia!

Como a logística pode ajudar o seu negócio

Maior controle dos processos de ponta a ponta

Além de possibilitar um controle eficiente das rotinas empresariais internas, a logística auxilia na criação de uma visão mais abrangente dos processos externos que envolvem todas as atividades de uma empresa. Assim, as atividades de seus fornecedores, as entregas de produtos no estoque e as atividades de suas transportadoras parceiras também são monitoradas por meio dela, isto é, desde o fornecedor até o cliente final — a entrega efetiva do produto —, todos os processos podem ser controlados e monitorados.

Correção de falhas e melhoria dos processos

Como a visão sobre os processos que compreendem toda a cadeia, desde o fornecedor até o cliente final, é mais abrangente, mais oportunidades de melhorias são encontradas. Dessa maneira, os aperfeiçoamentos implementados podem ir além das atividades de logística da própria empresa, otimizando assim todos os setores de gestão, o que garante também maior confiabilidade, maior qualidade e, como consequência, maior satisfação dos clientes.

Baixar ebook

Mais agilidade e eficiência

Outro benefício a respeito do controle e melhoria dos processos é que eles passam a ser mais ágeis e mais eficientes, visto que grande parte das etapas dispensáveis são eliminada, elevando os níveis de produtividade.

Além disso, a comunicação entre as áreas da empresa e a própria empresa com seus parceiros passa a ser mais fluida, garantindo maior eficiência na prestação do serviço.

Desenvolvimento de estratégias

Quando bem elaborada e aplicada, ela deixa de ser uma atividade responsiva e passa a exercer um papel fundamental na elaboração de estratégias de atuação de uma empresa. Dessa forma, em vez de atuar apenas "apagando incêndios", o que é muito comum, ela passa a ter o foco no desenvolvimento de planejamento, fazendo a gestão de riscos e aprimoramento de resultados, e, principalmente, no atendimento ao cliente e todas as atividades necessárias para que essa atividade seja realizada satisfatoriamente.

O profissional de logística como diferencial

Como você viu, os processos dessa área contribuem para melhorar a comunicação da empresa, tornar os seus processos mais ágeis e eficientes, focando no que realmente importa: prestar um bom atendimento e entregar serviços de qualidade ao cliente. Entretanto, sem o profissional de área, nada disso seria possível de alcançar.

Com a alta procura por essa mão de obra, criou-se então a necessidade de ter cursos superiores voltados especialmente à área. A graduação capacita o profissional para atuar no planejamento de melhorias, na criação de projetos customizados — elaborados para atender as demandas específicas de cada cliente — e na integração das áreas internas e entre as empresas envolvidas nos processos logísticos.

Dessa forma, se você está interessado na área, esqueça aquela ideia de que ao trabalhar com isso você lidará exclusivamente no setor operacional, sendo responsável apenas pelo fluxo de materiais, estoque e transportes. Hoje, mais do que nunca, as empresas estão buscando por profissionais aptos a exercerem um papel estrategista nas organizações, que atue em prol de projetos, na gestão de cadeias de abastecimento como um todo e na elaboração de táticas para reduzir os custos, aumentar a eficiência e ter assim competitividade no mercado.

E você, leitor, já sabia dos diferenciais que a logística pode oferecer para um negócio? Compartilhe suas opiniões e conhecimentos conosco nos comentários e participe da nossa conversa!

Baixar ebook

Logistica

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.