BLOG DA GRADUAÇÃO

Ciências humanas e suas tecnologias no Enem: como estudar?

Está se preparando para o Enem? Aqui no blog já esclarecemos as principais dúvidas sobre esse processo seletivo que abre as portas do ensino superior.

Se você já entende como ele funciona, o próximo passo é preparar um roteiro de estudos e colocar a mão na massa. Ou melhor, a cara nos livros!

Na área de Ciências Humanas e suas tecnologias são 45 questões abordando matérias de história, geografia, filosofia e sociologia.

Essa área de conhecimento é bem abrangente e complexa. Seria muito útil contar com dicas que pudessem direcionar seus estudos, não é? Nós temos!

ciencias-humanas-e-suas-tecnologias-do-enem-como-estudar.jpg

1. Quais são os assuntos que mais caem na prova?

Através do histórico do Enem, muitos professores são capazes de prever os temas mais recorrentes. Quer saber quais são?

História do Brasil

A História do Brasil costuma ser mais cobrada que a História Geral. No seu roteiro de estudos, dê um foco maior para esse tema.

Invista tempo para estudar principalmente temas como a escravidão, a Era Vargas, e a ditadura militar, que são mais comuns de cair no Enem.

A passagem da Idade Média para Idade Moderna

Períodos de transição na História também são temas recorrentes no Enem, principalmente esse período entre a Idade Média e a Idade Moderna.

Muita coisa importante aconteceu nessa época. Não deixe de estudar as características da sociedade nesse tempo histórico.

Clima e relevo

São os temas mais comuns nas questões que abordam geografia física.

Saiba tudo sobre os relevos existentes no Brasil: planalto, planície e depressão. Entenda suas características e como se originaram.

Os climas também são diversos no Brasil. Estude bastante esse assunto para compreender como as massas de ar influenciam as regiões do nosso país.

New Call-to-action

Geografia Humana

A matéria de geografia humana tem muita relação com a de história. Nessa área, os temas mais comuns são urbanização, comércio, indústria e agricultura.

Também merecem uma atenção especial os tema da violência, conflitos por terra e crescimento populacional.

Filosofia Clássica

Ao estudar filosofia, dedique especial atenção ao tema da Filosofia Clássica. Fique craque nos filósofos principais - Sócrates, Platão e Aristóteles.

Sociologia brasileira

Além dos teóricos clássicos da sociologia, o Enem costuma cobrar bastante sobre as teorias brasileiras. Dedique-se principalmente a temas relacionados ao trabalho, à política e aos contrastes sociais.

Exercício da cidadania e reivindicação por liberdade

Segundo o professor Célio Tasifano esse é um eixo recorrente na prova de ciências humanas e suas tecnologias.

É um assunto que repercutiu muito nos últimos anos no Brasil e em outros países, então com certeza deve fazer parte do seu roteiro de estudos.

Direitos humanos

É outro tema considerado importantíssimo no Enem! Você deve ficar por dentro de assuntos como igualdade de gênero e combate à discriminação por raça e orientação sexual.

Nesse eixo, entram também os conhecimentos sobre movimentos sociais. Podem ser cobrados nas questões tanto movimentos atuais quanto os que aconteceram ao longo da história.

Faça o download das provas anteriores no site do Inep e analise as questões de ciências humanas e suas tecnologias no Enem. Assim você pode conhecer a banca do Enem, observar os assuntos mais cobrados e perceber regularidades nas questões.

ciencias-humanas-e-suas-tecnologias-do-enem-como-estudar.gif

2. Qual o melhor material para se preparar para a prova de ciências humanas e suas tecnologias?

Os livros tradicionais não se aprofundam o suficiente para garantir um bom desempenho na área de ciências humanas e suas tecnologias no Enem. Portanto, o ideal é, nos seus estudos em casa, diversificar as fontes de informação.

Não se limite a estudar pelo livro ou apostila da escola. Aprofunde seus conhecimentos nas aulas presenciais e também em vídeos na internet. Leia jornais, revistas e sites. Neles você terá contato com diferentes pontos de vista e visões mais atuais sobre os assuntos.

É possível estudar esses temas também assistindo filmes e documentários, lendo clássicos da literatura e analisando letras de música e obras de arte de diversas épocas e países. Isso tem tudo a ver com as matérias de ciências humanas e suas tecnologias.

Atenção! O grande diferencial do Enem é propor uma prova baseada na capacidade de compreensão. A “decoreba” sozinha não vai funcionar! 

As questões exigem que você analise o assunto, reflita criticamente sobre ele e consiga relacionar diferentes fatos e ideias. Então, ao estudar, não se limite aos fatos, mas aprofunde-se nas discussões e nos diversos pontos de vista.

3. Como fazer um roteiro de estudos para Enem?

Agora que você já sabe os principais assuntos que costumam cair na prova e como é preciso estudar para ter sucesso, pegue papel e caneta, e planeje seus estudos. Já demos aqui dicas infalíveis para montar um plano de estudos.

Faça um cronograma com os períodos que você tem para estudar e divida as disciplinas em intervalos. O ideal é diversificar as matérias estudadas – não fique o dia inteiro estudando história, por exemplo.

Inclua no seu roteiro os momentos de estudo teórico, de atualização em vídeo aulas ou sites e de resolução de questões. Anote suas dúvidas e aprofundamentos para perguntar ao professor.

Para ser mais efetivo em seus estudos, identifique o seu estilo de aprendizagem. Você aprende melhor lendo textos e fazendo resumos? Ou, quem sabe, é ouvindo palestras e participando de discussões? Ou, ainda, em aulas mais práticas e com recursos lúdicos?

Identificando seus estilos preferidos, você se sentirá mais motivado e poderá usar as metodologias que melhor se encaixam com as suas necessidades.

Baixe aqui nossa tabela personalizada e tenha disciplina para seguir à risca seu cronograma. Dedique tempo a todas as matérias. É importante que você distribua com equilíbrio seus estudos entre os conteúdos de história, geografia, filosofia e sociologia.

Montando um roteiro de estudos para Enem de forma adequada, você fará a prova de ciências humanas e suas tecnologias com muito mais tranquilidade e competência. Já pode sonhar com a aprovação na faculdade e com o início dos melhores anos da sua vida! Seu sucesso no exame está muito próximo!

Gostou das dicas? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de tudo sobre o Enem, faculdades e mercado de trabalho!

New Call-to-action

ENEM

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.