BLOG DA GRADUAÇÃO

Ciências da natureza e suas tecnologias no Enem: como estudar?

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é o principal obstáculo entre quem deseja cursar uma faculdade e a tão sonhada vaga. O modelo atual do exame foi implementado em 2009 e, aos poucos, substituiu o antigo vestibular.

A prova é dividida em 4 áreas de conhecimento, com questões objetivas e uma redação. No post de hoje, falaremos especificamente sobre a parte de Ciências da Natureza e suas tecnologias no Enem, que engloba três disciplinas que tiram o sono de muitos estudantes: biologia, química e física.

Entretanto, não é preciso se desesperar. Ainda falta um tempinho para o Enem e dá para você correr atrás do prejuízo caso não tenha estudado o suficiente ou ainda tenha algumas dúvidas a respeito do que deve cair na prova.

Por isso, viemos te ajudar nessa reta final. Que saber como estudar para esta matéria? Continue a leitura e confira as nossas dicas!

ciencias-da-natureza-e-suas-tecnologias-do-enem-como-estudar.jpg

O que é cobrado em Ciências da Natureza e suas tecnologias?

Esse caderno compreende os conteúdos ministrados nas disciplinas de biologia, física e química, três das mais temidas por muitos estudantes do Ensino Médio.

Nesse caso, é importante lembrar que no ENEM, ao contrário dos antigos vestibulares, as questões podem abordar mais de uma matéria, focando na interdisciplinaridade.

Portanto, há uma grande chance de você se deparar com perguntas que mesclam duas ou mais disciplinas da área de Ciências da Natureza e suas tecnologias. Esteja atento!

O que estudar para esta prova?

Embora a interdisciplinaridade seja valorizada no exame, nosso conselho é que você se organize por disciplinas, fazendo um roteiro de estudos para Enem, separando cada uma delas.

Comece pelos temas em que você tem mais facilidade e vá avançando para os que considera mais difíceis. Sempre reserve um tempo extra para exercícios e revisões de cada matéria, focando naquilo que você ainda precisa melhorar, como os resultados dos exercícios te indicarão.

Acompanhe as principais tendências de conteúdos que devem aparecer na prova de Ciências da Natureza e suas tecnologias!

New Call-to-action

Biologia

Como o ENEM costuma usar o cenário atual para contextualizar questões, alguns temas certamente estarão presentes na prova deste ano.

Na parte de biologia, é certeiro afirmar que serão abordados os conteúdos de ecologia, saúde pública e genética.

A ecologia deve aparecer pelo viés da sustentabilidade e dos recentes distúrbios ambientais que temos visto com grande frequência, como o aquecimento global, o derretimento das geleiras ou o buraco na camada de Ozônio.

Já no que se refere à saúde pública, os conteúdos abordados podem tratar de epidemias recorrentes como a dengue e o ciclo de vida do animal transmissor da doença.

Outras patologias voltaram a ser assunto, como a febre amarela. Portanto, ela também tem chance de aparecer nas questões do caderno de Ciências da Natureza e suas tecnologias no Enem.

Genética é outro assunto que tende a estar na prova, já que progressivamente se descobrem mutações nos genes, tanto em seres humanos quanto em espécies animais e vegetais. As consequências dessas mutações e as polêmicas a respeito das modificações causadas por cientistas podem cair na prova.

Física

A prova de física do ENEM não tende a ser muito complexa. Entretanto, é fundamental saber as principais fórmulas para resolver possíveis cálculos que podem aparecer nas questões. Nossa recomendação é que você saiba pelo menos as fórmulas da velocidade média, da calorimetria, da pressão e da distância.

Alguns conteúdos que devem aparecer na prova são: ondas, principalmente as mecânicas e eletromagnéticas, portanto, saiba a fórmula para calcular a velocidade das ondas; propriedades da luz (absorção, reflexão e transmissão); mecânica (Leis de Kepler e Lei da Gravitação Universal, por exemplo); elétrica, por isso esteja atento à fórmula que calcula a diferença de potencial elétrico; e ótica.

Uma competência muito importante para responder corretamente às perguntas de física do ENEM é a capacidade de ler gráficos. Portanto, dedique-se a isso antes de sair apressado rabiscando cálculos nas folhas.

Esteja atento à energia solar fotovoltaica e térmica, pois é um assunto que pode aparecer neste caderno. Afinal, esse é um assunto que facilmente se relaciona com a sustentabilidade que, por sua vez, provavelmente estará presente na prova de biologia.

ciencias-da-natureza-e-suas-tecnologias-do-enem-como-estudar.gif

Química

Das três disciplinas abordadas na prova de Ciências da Natureza e suas tecnologias, química é a que possui a lista mais extensa de conteúdos para estudar.

Ainda assim, não é necessário pânico, pois a dica principal é dar mais atenção aquilo que tem interface com física ou biologia, incentivando a interdisciplinaridade!

Um tema que dá bastante margem à isso são os ciclos da matéria: água, enxofre e oxigênio. O assunto pode ser abordado, tanto pelo viés da química quanto da biologia. Nesse caso, preste muita atenção para não confundir os ciclos da matéria com as fases da matéria (sólido, líquido e gasoso, por exemplo), outro tema que pode aparecer na prova.

Outra tendência forte é a questão das energias químicas no cotidiano. O cenário energético atual, bastante dependente de petróleo e carvão, está se transformando em um cenário com uma matriz energética mais variada, que inclui biomassa e energias renováveis. É importante lembrar, também, da questão da energia nuclear, que tem sido um assunto muito recorrente.

Para se dar bem na prova de química do ENEM você precisa fundamentalmente saber balancear equações; classificar os átomos em isóbaros (mesmo número de massa), isótonos (mesmo número de neutrons) e isótopos (mesmo número de prótons); e diferenciar e nomear ácidos e bases.

Por fim, é necessário lembrar que a tabela periódica dos elementos não é disponibilizada para consulta durante a prova. É essencial saber pelo menos os elementos das famílias 1A (Metais Alcalinos) e 2A (Metais Alcalinos Terrosos).

Recomendações finais para esta área

Depois de tudo isso, é só prestar atenção em alguns detalhes importantes para que todo seu esforço não seja em vão. Nossas dicas finais são gerais e podem ser utilizadas para qualquer uma das disciplinas do caderno de Ciências da Natureza e suas tecnologias.

Embora possa parecer contraditório, já que esse caderno envolve química e física, é muito importante ressaltar que é recorrente encontrar a resposta no próprio enunciado da questão. Portanto, preste muita atenção no que você está lendo.

Se necessário, grife os principais pontos da pergunta para não cometer equívocos. Leia e releia cada questão para evitar erros de interpretação. Em caso de dúvidas, deixe-a em aberto para responder no final, depois que já tiver respondido todas as perguntas das quais você tem certeza da resposta.

Siga o seu cronograma de estudos e procure ter hábitos regrados de alimentação e sono, para que seu cérebro consiga absorver melhor as informações. Procure ficar calmo na hora da prova, pois o nervosismo só atrapalha e resulta nos famosos “brancos” e ninguém deseja passar por isso.

Gostou das nossas dicas de estudo para a prova de Ciências da Natureza e suas tecnologias do Enem? Então curta a nossa fanpage! Lá nós postaremos dicas de estudo para as outras áreas e outros artigos interessantes que podem te ajudar a entrar na tão sonhada faculdade.

New Call-to-action

ENEM

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.