Ciencias Contabeis

Ciências contábeis: entenda o que é controladoria e auditoria

Mariana Brito
27-06-2018 7:02

Cada vez mais, o mercado obriga as empresas a reinventarem seus processos de gestão e controle para superar desafios. Nesse cenário, a controladoria e a auditoria são atividades que ajudam o negócio a prover bens e serviços com qualidade para que os clientes continuem consumindo e, assim, a empresa alcance o desenvolvimento.

Você sabe o que controladoria e auditoria fazem? Neste post, explicamos melhor essas importantes áreas de atuação das ciências contábeis. Tratam-se de atividades indispensáveis para que uma organização mantenha um bom relacionamento com seus stakeholders — clientes, acionistas, fornecedores, funcionários e parceiros — e cresça ao longo do tempo.

Para entender mais sobre essas opções de atuação, continue com a gente. Se gostar delas, estude bastante e prepare-se para ótimas oportunidades. Boa leitura!

ciências-contábeis-entenda-o-que-é-controladoria-e-auditoria-unipê

O que é auditoria?

Auditoria é o processo de análise da situação financeira de uma empresa. Com ela, é possível verificar se os registros contábeis estão corretos e também identificar irregularidades e falhas de gestão.

A atividade consiste na conferência de documentos contábeis, como o fluxo de caixa, o balanço patrimonial e a Demonstração de Resultado de Exercício (DRE). Além disso, inclui fazer inspeções internas, para acompanhar as atividades financeiras da organização, e apurar os dados com fontes externas, para confirmar sua veracidade.

Com os resultados da auditoria, o empreendedor tem acesso ao retrato financeiro do negócio. Dessa forma, ele conhece os problemas que a organização apresenta, bem como suas causas e suas consequências, e obtém um direcionamento sobre as ações que podem ser adotadas para corrigir a situação. Em outras palavras, o futuro da empresa é transformado a partir de relatos seguros e transparentes.

O serviço é indicado para todas as organizações, independentemente do porte e do segmento. É essencial, entretanto, que o auditor responsável seja formado em ciências contábeis e tenha registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

Veja, a seguir, mais detalhes sobre as auditorias interna e externa!

Baixar ebook

Auditoria externa

A auditoria externa funciona como uma espécie de diagnóstico para aperfeiçoar o negócio. Ela deve ser feita por um auditor especializado, contratado especialmente para isso, que cumpra as normas nacionais e internacionais de contabilidade. Tanto os gestores quanto o contador da empresa podem acompanhar a atividade para fornecer as informações e os documentos que o profissional solicitar.

Empresas de grande porte — com receita bruta anual maior que R$ 300 milhões — são obrigadas por lei a sujeitar suas demonstrações financeiras a auditores externos. Isso transmite segurança aos acionistas quanto à veracidade dos dados apresentados.

Auditoria interna

Na auditoria interna, são os próprios funcionários da empresa que fazem o processo. O objetivo nesse caso não está relacionado às demonstrações contábeis, mas ao cumprimento de políticas internas, normas e regimentos. Pode-se dizer que é uma ferramenta de qualidade para atestar que tudo tem caminhado bem.

O nível de segurança dos controles internos do negócio é testado e, em caso de falhas, elas são destacadas junto com possíveis soluções para corrigi-las.

O que é controladoria?

A controladoria é um segmento da administração e também da contabilidade. Por isso, ela é dividida em controladoria administrativa e controladoria contábil. Contudo, na prática, ambas as funções ficam sob responsabilidade de um único gestor, conhecido como controller ou controlador, que cuida tanto das atividades administrativas quanto das financeiras e contábeis.

Essa área normalmente fica fora da pirâmide hierárquica da empresa, como um serviço de suporte. Basicamente, ela faz a gestão econômica do negócio com o objetivo de melhorar as tomadas de decisão estratégicas, de modo que a empresa prospere.

ciencias-contabeis-entenda-o-que-e-controladoria-e-auditoria

Para cumprir essas atividades, é essencial que o controlador tenha especialização no assunto e conheça bem o ramo de atividade da empresa, além de seus objetivos e suas metas. Entre as tarefas desse profissional, além da elaboração de relatórios que auxiliem a organização a fazer as melhores escolhas, estão:

  • Previsão orçamentária anual;
  • Planejamento tributário;
  • Planejamento estratégico;
  • Controle fiscal, financeiro e de custos;
  • Desenvolvimento de projetos;
  • Gerenciamento da tesouraria.

Para que seja desenvolvido um trabalho eficiente, é essencial definir padrões de qualidade com o envolvimento de todos os colaboradores. Com isso, é possível apontar as melhores soluções, levando em conta, inclusive, as dificuldades operacionais.

Tudo começa com a estruturação das operações contábeis e financeiras. Então, pode-se calcular o custo integrado à contabilidade e o preço ideal de venda de produtos e serviços. Por fim, devem-se levantar dados financeiros e apresentá-los de forma clara para que a organização tome as decisões mais acertadas — incluem-se aí a análise de desempenho da empresa, as despesas fixas e variáveis, a captação de recursos e o fluxo de caixa.

Levantar os dados de forma precisa é crucial para projetar os objetivos com base nas metas. Ao identificar todos os recursos movimentados pelo negócio, o controlador e sua equipe conseguem localizar e eliminar desvios — o desperdício, o risco de excesso de gastos e as irregularidades. Há um feedback por meio da comparação entre o desempenho e o objetivo planejado.

Controladoria versus auditoria

Controladoria e auditoria são ambas essenciais dentro das organizações, uma vez que seus objetivos são diferentes. O primeiro processo controla as operações financeiras e contábeis, já que dá suporte para que a empresa cumpra todos os processos, esteja dentro da lei e consiga crescer estrategicamente.

A auditoria, por sua vez, é uma tarefa de apoio que atesta a execução dos procedimentos e verifica se os dados registrados são reais. Ou seja, é uma ferramenta de qualidade indispensável.

Durante a graduação em ciências contábeis, o aluno conhece os processos de controladoria e auditoria em detalhes. Assim, caso se interesse por eles, pode buscar o aprofundamento necessário para se tornar um profissional de sucesso. Existem, ainda, cursos de pós-graduação nesses segmentos como alternativas para complementar os estudos.

Escolha instituições de ensino sérias, comprometidas e que sejam bem avaliadas pelos estudantes e pelo Ministério da Educação (MEC). Conferir a grade curricular para saber se ela é completa e verificar a formação dos professores também pode ajudar a tomar a decisão certa.

Assim como controladoria e auditoria, produzimos conteúdos sobre diversos assuntos que fazem parte da graduação que você procura. Para não perder nada, curta a nossa página no Facebook!

Baixar ebook

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos