Ciência da Computação

Ciência da computação: é difícil aprender a programar?

Mariana Brito
18-05-2018 7:08

É difícil aprender a programar? Até que ponto um conjunto de códigos pode se tornar um obstáculo para a construção da carreira em TI? Talvez estas sejam as dúvidas mais recorrentes de quem pretende estudar Ciência da Computação.

O desenvolvimento de sistemas de software, apps e aplicações web, bem como a programação de um robô, são tarefas altamente complexas e que vão além dos conceitos práticos — o raciocínio lógico é imprescindível. Logo, a aprendizagem é uma missão repleta de desafios, como a própria rotina de um cientista da computação.

Entretanto, podem tais desafios ser suficientes para fazer do aprendizado em programação um pesadelo da vida real? Se sim, como superá-los? O que fazer antes de iniciar a graduação? Neste artigo você encontrará as respostas e valiosas dicas. Confira!

ciencia-da-computacao-e-dificil-aprender-a-programar

É difícil aprender a programar, mesmo?

De antemão, adiantamos que a facilidade no aprendizado é relativa ao nível de conhecimento técnico prático e, também, do potencial nos fundamentos básicos que preparam o estudante para desenvolver aplicações — naturalmente, quem está bem familiarizado com programação tende a ter menos dificuldade para compreender seus conceitos e práticas.

Contudo, muitos estudantes, encantados com a ideia de desenvolver aplicativos e receber ótimos rendimentos fazendo isso, embarcam no curso sem ter a mínima noção dos procedimentos para se criar programas, tampouco os requisitos para dominá-los; com isso, se deparam com grandes desafios nas disciplinas de programação.

Nesse sentido, a programação não se difere das outras áreas de conhecimento. Aprender contabilidade, por exemplo, é uma parada dura para quem está acostumado somente com as operações básicas da Matemática. O que dizer, também, dos estudos da Medicina a quem nunca buscou conhecer a anatomia humana?

Em todos os casos o estudante pode, sem dúvidas, se tornar um excelente profissional; a questão é que ele percorrerá um caminho de pedras para alcançar seus objetivos. Por outro lado, o conhecimento prévio sempre fornecerá atalhos que facilitarão a jornada.

Portanto, para muitos é difícil aprender a programar devido à falta de conhecimento prático — o qual pode ser adquirido em cursos técnicos — ou pelo fato de estar sendo introduzido a um universo completamente novo, embora existam outros fatores que influenciam diretamente na dificuldade.

Por quais outros motivos é difícil aprender a programar?

Baixar ebook

Não dominar os fundamentos básicos

Um bom programador não é aquele que se limita aos códigos, embora isso seja essencial, pois o planejamento e a interpretação do que deve ser feito no projeto são requisitos importantíssimos.

Antes de se aprofundar nas linguagens de programação é interessante desenvolver o raciocínio lógico, aprender sobre algoritmos e estruturas de dados básicos, matrizes e vetores, entre outros fundamentos, que, por serem básicos, costumam ser ignorados pelos iniciantes mais apressados.

Muitas vezes, a falta desse alicerce é o que determina a dificuldade para compreender um novo conceito, interpretar e elaborar um diagrama corretamente, encontrar soluções para os problemas que surgirão no desenvolvimento do programa, etc. Em poucas palavras, a falta dos fundamentos básicos dificulta o aprendizado.

Processo de aprendizagem

Quem acredita que a rotina de programação é definida como “digitar os códigos e está tudo certo” está muito equivocado! Quando se é iniciante, principalmente, os problemas surgem em proporções muito maiores que as soluções.

Isso significa que você, para se tornar craque na programação, certamente passará muito tempo quebrando a cabeça para fazer o código funcionar conforme o planejado. O estudante que não tem isso em mente acaba por considerar a programação um bicho de sete cabeças.

Alto nível de dedicação

Para muitos é difícil aprender a programar devido ao pouco tempo de dedicação, seja por falta de objetividade, seja pela dificuldade em conciliar o emprego com os estudos. Assim como nas outras áreas de conhecimento, a programação exige altas horas de estudos e treinamento prático.

Se o aluno não busca estudar pra valer, a ponto de ler os melhores autores e passar os fins de semana tentando programas, por exemplo, decerto ele terá dificuldade para acompanhar o ritmo da disciplina e se enrola durante o curso.

Como facilitar o aprendizado em programação em 3 passos?

ciencia-da-computacao-e-dificil-aprender-a-programar

1. Faça cursos introdutórios

Felizmente, a Internet nunca esteve tão carregada de informações e materiais de alta qualidade. É possível encontrar cursos rápidos e gratuitos, tanto em sites especializados quanto no próprio YouTube, os quais podem fornecê-lo, em pouco tempo, uma ótima base de conhecimento para aprender a programar.

Observação: evite começar pelas linguagens de programação cuja sintaxe é complicada, pois a quantidade de erros e obstáculos para desenvolver os códigos é, por vezes, algo que desmotiva a continuar.

2. Busque conhecer o terreno em que se pretende pisar

Não que o programador precise ser um nerd, muito menos alguém que modificou a personalidade para se “enquadrar” ao perfil de TI, mas é elementar que você, como futuro profissional da área, tenha interesse sobre as novidades relacionadas ao campo.

Por isso, antes de tomar a decisão sobre fazer Ciências da Computação ou qualquer outro curso ligado à Tecnologia da Informação, experimente fazer parte desse mundo. Acompanhe sites e pessoas ligadas às novas tendências, busque por assuntos mais complexos na área; a partir do momento em que se sentir identificado, você estará mais seguro de que está no caminho certo.

3. Conte com o auxílio de um mentor

Esse mentor pode ser qualquer pessoa que já atue na área, isto é, se você tiver aquele amigo ou parente que trabalha como programador numa empresa ou é professor, faça dele o seu guia para auxiliar na carreira.

Um bom mentor é capaz de instruí-lo sobre como resolver problemas, apresentá-lo a outros contatos que enriquecerão o seu conhecimento, fornecerá dicas acerca das melhores práticas de programação, entre muitas outras coisas que facilitarão seu aprendizado.

Esperamos que as nossas dicas ajudem você a ter sucesso na Ciência da Computação e, no fim, perceba que não é difícil aprender a programar quando se está preparado para a atividade.

Para receber em primeira mão os próximos artigos e materiais relacionados à área que você pretende estudar, basta curtir a nossa página no Facebook!

Baixar ebook

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos